Partilhar

Como fazer paella mista

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer paella mista

Um dos pratos que mais triunfam na cozinha mediterrânea é a paella mista, um delicioso prato de arroz onde se combina o melhor da carne e o mais saboroso fruto do mar em uma receita de comer e chorar por mais. A paella mista é um dos pratos que mais se pedem nos restaurantes espanhóis, no entanto, deve saber que você mesmo pode aprender a fazê-la em simples passos que, se seguidos à risca, conseguirão que a sua receita não deixe nada a desejar comparada com os grandes estabelecimentos gastronômicos. Em umComo contamos a você como fazer paella mista para que saiba os truques essenciais que deixarão a sua comida mais gostosa.

4 convidados Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer um refogado para paella
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A primeira coisa que devemos fazer para preparar a nossa paella mista é cortar a carne em pedaços que não sejam muito grandes já que deverão se integrar à paella. Colocamos um pouco de azeite em uma frigideira e, quando estiver quente douramos o frango; depois, a carne de porco. É importante fazê-lo por separado para evitar que se misturem os sabores e percam a sua integridade. Não deixe cozinhar completamente, só passar um pouco pela frigideira e deixar meio cozido.

2

Diretamente na panela onde iremos fazer a paella mista adicionamos um pouco de azeite e fritamos um pouco os camarões, também para dourar levemente, não é necessário cozinhar completamente. Retiramos, e no mesmo óleo cozinhamos a lula cortada em tiras; quando estiver meio feita retiramos também.

3

Agora é a vez dos vegetais. Pegamos no pimentão vermelho e picamos em pedaços pequenos, fazemos o mesmo com o alho e com o tomate. Refogamos na panela com um pouco de azeite e salteamos por uns 5 minutos até que comecem a amolecer.

4

O seguinte passo para fazer uma paella mista consiste em jogar na panela todos os ingredientes exceto os camarões, os mexilhões e as ervilhas. Salteamos tudo junto; adicionamos o pimentão, o açafrão, o sal e o alecrim e deixamos cozinhar por mais uns 5 minutos. Enquanto isso, coloque o caldo de frango em uma panela e deixe ferver para que, assim, quando tiver que adicionar à paella não interrompa o processo de cozimento.

5

O seguinte passo é jogar o arroz. Espalhe bem por toda a panela e misture com todos os ingredientes; depois, incorpore o caldo de frango fervendo e mexa tudo bem. Lembre-se que o arroz deve ficar coberto pelo caldo para inchar os grãos e cozinhar corretamente. É importante não mexer o arroz; se estiver com medo de grudar pode agitar a panela, mas o arroz não deve ser tocado. Se perceber que o arroz cresceu muito e não tem caldo suficiente, pode voltar a esquentar um pouco e jogar na receita.

6

Os mexilhões e as ervilhas devem ser acrescentados à paella depois de dez minutos cozinhando; aos cinco minutos devemos acrescentar os camarões e reduzir o fogo para acabar de cozinhar. Lembre-se que o arroz de uma paella mista costuma demorar entre 20 e 25 minutos para cozinhar, por isso é importante que o fogo esteja baixo para evitar que os grãos mais próximos do calor queimem.

7

Quando perceber que o arroz já está pronto (o tempo depende sempre do gosto de uma pessoa, se gosta do grão mais ou menos duro) deverá apagar o fogo e tampar a paella mista com um pano por 5 minutos. Deixar a paella repousar é essencial para que adquira essa textura tão única e deliciosa desta receita. Bom apetite!

8

Aproveite e confira também os nossos artigos sobre como fazer paella valenciana e como fazer um refogado para paella.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer paella mista, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer paella mista

O que você achou da receita?

Como fazer paella mista
Como fazer paella mista

Voltar ao topo da página