menu
Partilhar

Como cozinhar o polvo

Como cozinhar o polvo
Imagem: observacionesyexperiencias.com

Um dos alimentos mais saborosos do mar: o polvo. Este molusco com tentáculos oferece infinitas possibilidades na cozinha, mas às vezes temos dúvidas na hora de prepará-lo. Está-se perguntando como cozinhar o polvo, certo? Se você precisa tratá-lo ao comprar fresco, se é melhor comprar congelado, se pode colocar no congelador depois de cozido... Neste artigo de umComo.com.br respondemos a essas perguntas e explicamos com mais detalhes para você como cozinhar o polvo.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer polvo ao alho
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, queremos explicar um truque ótimo que ajudará bastante na hora de cozinhar o polvo e facilitará o trabalho de vocês: trata-se de congelar o polvo fresco ou comprá-lo diretamente congelado. Desta forma, as fibras da sua carne se rompem e conseguimos que não fique duro depois de ferver.

2

Congelá-lo dois dias antes da preparação já é suficiente, e um dia antes de cozinhá-lo você deve retirar para que descongele totalmente. Para isso, coloque um recipiente grande para recolher a água que o polvo solte e deixe na geladeira.

Como cozinhar o polvo - Passo 2
Imagem: azeliaskitchen.net
3

Caso já não tenha tempo de congelar o polvo antes de cozinhá-lo ou não o queira fazer, você deve martelar o polvo, isto é, bater nele para conseguir que seu tecido fibroso se rompa.

4

Antes de cozinhá-lo, é importante lavar bem com água fria para retirar qualquer tipo de sujeira ou impureza e tirar as vísceras caso ainda as tenha. Para retirar todas as vísceras, você deve virá-lo e esvaziar a cabeça completamente.

5

Coloque uma panela grande com água no fogo sem acrescentar sal e depois de ferver, pegue o polvo pela cabeça e coloque e retire 3 vezes da panela para conseguir que o polvo fique duro e sua pele nao caia durante a cozimento.

Como cozinhar o polvo - Passo 5
6

Depois disso polvo, deixe cozinhar dentro da água, com a tampa da panela colocada. O tempo de cozimento do polvo depende do seu tamanho, assim como de outros fatores como o tipo de água, de panela... por isso é necessário picar o polvo de vez em quando para ver se ainda continua duro.

7

Para ter uma ideia, um polvo de 1 quilo pode estar cozido em uns 25-30 minutos e o tempo aumenta à medida que aumenta o peso do cefalópodo, mas não tem que ser de maneira proporcional.

8

Também é bom saber que se pode congelar o polvo depois de cozido e mantê-lo assim em ótimas condições para preparar rapidamente mais para frente.

9

Quando já tiver o polvo cozido, pode preparar da forma que a receita requeira para sua elaboração. Uma deliciosa receita que pode fazer com polvo é salada de polvo.

Como cozinhar o polvo - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar o polvo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
Hamilton A Conceição
Dicas sensacionais
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Hamilton! Muito obrigada e continue acompanhando a nossa página :)

Como cozinhar o polvo
Imagem: observacionesyexperiencias.com
Imagem: azeliaskitchen.net
1 de 4
Como cozinhar o polvo

Voltar ao topo da página