menu
Partilhar

Como fazer salmorejo de abacate

 
Por Redação umCOMO. 18 agosto 2021
Como fazer salmorejo de abacate

O salmorejo (sopa fria espanhola) é uma receita tradicional de Córdoba, embora seja muito conhecido no resto da Espanha. Trata-se de uma das entradas típicas do verão, já que, ao ser tomada fria, ajuda a combater as altas temperaturas. Esta preparação foi atualizada nos últimos tempos e uma forma na qual foi reelaborada é mediante a fusão com o abacate.

O abacate aporta uma grande quantidade de nutrientes benéficos para o organismo. Além disso, dá um novo sabor e uma nova cor à sopa fria, tornando-a ainda mais gostosa (se é que isso é possível). Dispondo de todos os ingredientes necessários, você poderá preparar esta receita em pouco tempo. Descubra como fazer salmorejo de abacate, seus ingredientes e mais segredos da receita lendo este artigo do umCOMO.

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer ramen
Passos a seguir:
1

Antes de começar a fazer o salmorejo de abacate, assegure-se de que você dispõe de todos os ingredientes necessários para sua elaboração. Lembre-se que se são de boa qualidade, isso se notará no sabor da sopa fria. Já tem todos os ingredientes? Então comece descascando e picando os tomates maduros.

Como fazer salmorejo de abacate - Passo 1
2

Uma vez que tenha todos os tomates descascados e picados, coloque-os no copo do liquidificador e adicione um pouco de azeite de oliva. Deve fazer isso sem cometer excessos, já que os abacates também contêm gorduras saudáveis para a sua sopa fria espanhola e, se você adicionar muito azeite, ela pode ficar muito gordurosa e com uma textura indesejada.

3

Continue a receita descascando os abacates e adicionando-os ao copo do liquidificador. É melhor que eles estejam maduros, já que assim vão se misturar melhor aos outros ingredientes, e, claro, que estejam em bom estado. Também é importante que você corte-os por último, caso contrário, precisará adicionar gotas de limão em cima de cada pedaço do abacate para prevenir sua oxidação.

Como fazer salmorejo de abacate - Passo 3
4

Posteriormente, adicione um dente de alho à mistura. A quantidade de alho sempre é à gosto: pode adicionar dois dentes para que o sabor seja mais intenso, já que o alho potencializa ainda mais o gosto do abacate. Não obstante, se esse ingrediente não te agrada tanto, é melhor que você adicione apenas um, dessa forma, o sabor ficará suave, sem ser muito potente.

5

Finalmente, incorpore o vinagre de maçã (duas colheres é suficiente) e uma pitada de sal para que a sopa fria espanhola fique mais saborosa.

6

A partir deste ponto, você já pode bater todos os ingredientes juntos: ligue o liquidificador e bata pelo tempo necessário até que se forme um creme homogêneo. É muito importante que você consiga integrar bem todos os ingredientes em um creme, evitando grumos desagradáveis ao paladar, pois assim você poderá disfrutar da melhor textura do salmorejo.

Como fazer salmorejo de abacate - Passo 6
7

Caso deseje um creme mais líquido, terá que adicionar um pouco de caldo de legumes ou mais alguns tomates e voltar a bater a mistura. Assim, no lugar de um salmorejo, obterá um prato mais parecido com um gaspacho de abacate.

8

Depois disso, você pode servir a sopa fria espanhola com abacate, ou, se preferir, pode deixá-la na geladeira por um tempo para que a temperatura fique o mais refrescante possível. Na hora de servir, pode adicionar a decoração tradicional da sopa fria, ou seja, uns cubinhos de presunto de parma e uma pitada de ovo picado. Vale também adicionar pedaços de pepino, ou, inclusive, mariscos. Assim que estiver tudo pronto, só resta disfrutar desse prato saboroso e refrescante. Aproveite!

Agora que você já sabe como fazer sopa fria espanhola com abacate, certamente te agradaria provar outros pratos de verão. Dê uma olhada nestas outras deliciosas receitas:

Como fazer salmorejo de abacate - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer salmorejo de abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Entre os diferentes azeites de oliva que você pode utilizar, o de aberquina é uma boa alternativa. É um azeite mais suave, com sabor doce, isto é, não deixa o prato amargo como outros tipos de azeite. Além do mais, contém aromas frutados, como o de maçã e o de banana. Sua alta porcentagem de ácido oleico o converte em um alimento que contribui para diminuir o colesterol LDL (mal) e a incrementar o HDL (bom) do organismo. O mais importante é que o azeite de aberquina não afeta o resultado final da sopa fria espanhola, isto é, terá o mesmo sabor delicioso.
  • Para uma decoração inovadora, também pode apostar em lagostins picados. Também é uma maneira de dar um aspecto luxuoso ao prato. Seus convidados ficarão surpresos e desejarão provar a sua sopa fria espanhola.
  • Se você deseja uma sopa mais doce e com uma textura ainda mais suave, tente adicionar maçã. Assim conseguirá um salmorejo de abacate e maçã para os paladares mais exigentes.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer salmorejo de abacate
1 de 5
Como fazer salmorejo de abacate

Voltar ao topo da página