Aperitivos Saudáveis

Como fazer biscoito de gergelim

Como fazer biscoito de gergelim

O gergelim, ou sésamo, é uma semente de uma planta que leva o mesmo nome. É conhecido pelas suas propriedades e benefícios à saúde do ser humano. Dentre eles estão a grande quantidade de proteínas e gorduras boas, cálcio, aliviar o estresse e outros.

No Brasil, estamos mais acostumados a consumir o gergelim como uma espécie de especiaria adicionada a pratos de origem asiática ou ainda no clássico pão de hambúrguer, o sabor é inconfundível. Existe também a possibilidade de usar o óleo de gergelim, que proporciona receitas com um toque de sabor incrível.

Mas, se você pensa que o gergelim só pode ser usado como aliado dos alimentos e não como prato principal, está enganado. Agora o umCOMO te mostra como fazer biscoito de gergelim de uma maneira saudável e apetitosa.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer purê de grão-de-bico

Passos a seguir:

1

Para fazer biscoito de gergelim, em um recipiente, misture todos os ingredientes (ovo, farinha, amido de milho, gergelim, manteiga ou azeite e sal) menos a água.

Como fazer biscoito de gergelim - Passo 1
2

Misture bem esses ingredientes do biscoito de gergelim com a mão até que se forme uma espécie de farelo.

3

Aos poucos, vá acrescentando a água enquanto mexe até a massa do biscoito de gergelim ficar lisa e úmida. Um bom ponto para saber é quando ela começar a se soltar dos seus dedos. A quantidade de água pode variar para menos ou mais de meio copo.

4

Transfira essa massa para uma bancada ou superfície lisa, limpa e enfarinhada. Com o auxílio de um rolo de massa, abra a massa e amasse em uma espessura não tão fina (mais ou menos 0,5 cm) a ponto de quebrar.

5

Corte essa massa no formato desejado e faça furinhos com um garfo. Quadradinhos e triângulos são os mais fáceis e convencionais. Costumam não quebrar.

6

Leve as massinhas já cortadas em uma ou duas assadeiras grandes e organize-as de modo que não encostem uma na outra.

7

Leve ao forno pré-aquecido e coloque o biscoito de gergelim para assar a 180° por volta de 15 minutos a 20 minutos.

8

Quando dourarem é sinal que o biscoito de gergelim está pronto. Retire do forno e espere esfriar.

9

O biscoito de gergelim é uma ótima opção de lanchinho saudável para comer no intervalo entre as refeições acompanhado de uma fruta. Mas também cai muito bem como petisco, você pode servi-lo com queijos leves e geleia de pimenta.

Como fazer biscoito de gergelim - Passo 9
10

Outra sugestão é presentear amigos com biscoito de gergelim, você pode usar potes de vidros decorados ou saquinhos plásticos amarrados com fitas e laços coloridos como embalagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer biscoito de gergelim, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
9 comentários
A sua avaliação:
Eliana
Ótima receita. Fiz com farinha comum e deu certo TB. Recomendo
A sua avaliação:
MARIA DE LOURDES COSTA PAULA
Adoro suas receitas, muito acrescentam ao paladar.
A sua avaliação:
Lilly
Olá pessoal! Eu fiz essa receita, uma dica para ficar bem fininha a massa, eu utilizei filme para abrir a massa, dessa forma para retirar a massa cortada fica mais fácil e ela não quebra! Utilizei olho de côco. Ficou uma delícia, super crocante!
A sua avaliação:
midori saotome
a forma tem de untar ou pode colocar na forma sem untar?
A sua avaliação:
maria beatriz
Olá, tem opção de imprimir a receita?
A sua avaliação:
Lucas de Assis
Não entendi a situação do "arroz".
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Lucas. Na verdade era farinha de arroz, faltou uma palavra. 😁 Já corrigirmos a informação. Obrigada pelo comentário e espero que a receita fique gostosa! 😀
A sua avaliação:
Vera Caruso
Olá. O arroz q é mencionado na receita é cozido ou farinha de arroz? Ou arroz cru batido no liquidificador? Não entendi o ingrediente. Obrigada
A sua avaliação:
Patricia Lessa Melillo
Oi, me explica, por favor: 2 xic. de arroz cru? Ou farinha de arroz? É na receita de biscoito de gergelim. Obrigada
Alessandra
Quanto tempo é a validade? Obrigada 😘
1 de 3
Como fazer biscoito de gergelim