Partilhar

Como fazer biscoito de gergelim

 
Por Julia Latorre. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer biscoito de gergelim

O gergelim, ou sésamo, é uma semente de uma planta que leva o mesmo nome. É conhecido pelas suas propriedades e benefícios à saúde do ser humano. Dentre eles estão a grande quantidade de proteínas e gorduras boas, cálcio, aliviar o estresse e outros.

No Brasil, estamos mais acostumados a consumir o gergelim como uma espécie de especiaria adicionada a pratos de origem asiática ou ainda no clássico pão de hambúrguer, o sabor é inconfundível. Existe também a possibilidade de usar o óleo de gergelim, que proporciona receitas com um toque de sabor incrível.

Mas, se você pensa que o gergelim só pode ser usado como aliado dos alimentos e não como prato principal, está enganado. Agora o umCOMO te mostra como fazer biscoito de gergelim de uma maneira saudável e apetitosa.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer purê de grão-de-bico
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer biscoito de gergelim, em um recipiente, misture todos os ingredientes (ovo, farinha, amido de milho, gergelim, manteiga ou azeite e sal) menos a água.

Como fazer biscoito de gergelim - Passo 1
2

Misture bem esses ingredientes do biscoito de gergelim com a mão até que se forme uma espécie de farelo.

3

Aos poucos, vá acrescentando a água enquanto mexe até a massa do biscoito de gergelim ficar lisa e úmida. Um bom ponto para saber é quando ela começar a se soltar dos seus dedos. A quantidade de água pode variar para menos ou mais de meio copo.

4

Transfira essa massa para uma bancada ou superfície lisa, limpa e enfarinhada. Com o auxílio de um rolo de massa, abra a massa e amasse em uma espessura não tão fina (mais ou menos 0,5 cm) a ponto de quebrar.

5

Corte essa massa no formato desejado e faça furinhos com um garfo. Quadradinhos e triângulos são os mais fáceis e convencionais. Costumam não quebrar.

6

Leve as massinhas já cortadas em uma ou duas assadeiras grandes e organize-as de modo que não encostem uma na outra.

7

Leve ao forno pré-aquecido e coloque o biscoito de gergelim para assar a 180° por volta de 15 minutos a 20 minutos.

8

Quando dourarem é sinal que o biscoito de gergelim está pronto. Retire do forno e espere esfriar.

9

O biscoito de gergelim é uma ótima opção de lanchinho saudável para comer no intervalo entre as refeições acompanhado de uma fruta. Mas também cai muito bem como petisco, você pode servi-lo com queijos leves e geleia de pimenta.

Como fazer biscoito de gergelim - Passo 9
10

Outra sugestão é presentear amigos com biscoito de gergelim, você pode usar potes de vidros decorados ou saquinhos plásticos amarrados com fitas e laços coloridos como embalagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer biscoito de gergelim, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer biscoito de gergelim

O que você achou da receita?

Como fazer biscoito de gergelim
1 de 3
Como fazer biscoito de gergelim

Voltar ao topo da página