Aperitivos frios

Como fazer salada russa

Como fazer salada russa

Especialmente no verão, a salada russa é um prato ideal para comer como entrada. Trata-se de uma receita preparada à base de hortaliças, pelo que é, além do mais, totalmente saudável. Ainda que existam múltiplas variantes ao gosto de cada um, em umComo queremos explicar a você a forma mais tradicional de fazer salada russa.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer croutons

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deveremos fazer para preparar a nossa salada russa será limpar e descascar os vegetais que o requeiram. Deste modo, será necessário:

- Descascar as batatas.

- Descascar as cenouras, raspando-as com uma faca ou descascador.

- Tirar as pontas das vagens.

- Caso estejam ainda na vagem, tirar as ervilhas.

Como fazer salada russa - Passo 1
2

A seguir, você deverá pôr no fogo uma panela ou caçarola grande com água, já que será nela que ferveremos os vegetais que formarão a salada russa. É importante não acrescentar sal na água até que não tenha começado a cozinhar, já que a água salgada demora mais a ferver.

Como fazer salada russa - Passo 2
3

Enquanto a água esquenta, você deverá ir cortando em quadradinhos as batatas e cenouras, bem como as vagens em pedaços pequenos. É uma tarefa um pouco trabalhosa, mas vale a pena para conseguir uma saborosa salada russa caseira.

Como fazer salada russa - Passo 3
Imagem: cocinaconpoco.com
4

Assim que a água ferver, a primeira coisa que você deverá colocar na caçarola são as batatas e as cenouras. Você pode optar por cozer as vagens e as ervilhas em outra panela à parte ou acrescentá-las quando as batatas estiverem na metade do cozimento, já que demoram mais para ficar prontas. Quando todas as verduras estiverem bem cozidas, você deverá apagar o fogo e escorrê-las com a ajuda de um escorredor ou coador.

Como fazer salada russa - Passo 4
Imagem: cocinasintonterias.blogspot.com
5

Por outro lado, você deverá preparar os ovos cozidos, isto é, ferver os ovos que você também acrescentará à salada russa. Não é nada complicado ferver os ovos, mas será fundamental não passar de 15 minutos de cozimento e prestar atenção na hora de descascá-los, para evitar que quebrem. Por isso, recomendamos a você consultar nosso artigo sobre como descascar ovos cozidos.

Como fazer salada russa - Passo 5
Imagem: gourmetmemoirs.wordpress.com
6

O passo seguinte para preparar a salada russa será cortar os ovos em pedaços pequenos ou ralá-los, se assim o preferir e misturá-los com as verduras cozidas em uma tigela ou recipiente grande. Por último, você também deverá adicionar o atum em conserva -tendo retirado previamente o azeite- e misturar tudo muito bem.

Como fazer salada russa - Passo 6
Imagem: elpuntogdesasa.com
7

Ainda que não estejam na receita mais tradicional, muitas pessoas também gostam de acrescentar azeitonas recheadas e/ou pimentão vermelho na salada russa. Do mesmo modo, é comum acompanhar esta salada com maionese, ainda que, se você preferir, pode adicionar também um jatinho de azeite de oliva como tempero.

Como fazer salada russa - Passo 7
Imagem: madremiadelamorhermoso.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer salada russa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
adelba da s. calado
COMO TEMPERAR E COM O QUE
Imagem: cocinaconpoco.com
Imagem: cocinasintonterias.blogspot.com
Imagem: gourmetmemoirs.wordpress.com
Imagem: elpuntogdesasa.com
Imagem: madremiadelamorhermoso.blogspot.com
1 de 8
Como fazer salada russa