Outros Açúcar, edulcorantes e doces

O que comer com doce de leite

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 30 novembro 2020
O que comer com doce de leite

Ainda que o relacionemos ao estado de Minas Gerais, a verdade é que o doce de leite é um produto latino-americano produzido majoritariamente na Argentina e também no Brasil.[1]Por ser feito apenas com leite e açúcar, essa é uma opção que nos permite uma infinidade de combinações, ou seja, em razão da sua versatilidade, podemos utilizar o doce de leite em diversas receitas e comê-lo com outros alimentos, doces ou não, fazendo com que seja difícil escolher como iremos degustá-lo.

Se você pretende criar uma sobremesa e quer saber o que comer com doce de leite, descubra diversas opções saborosas aqui nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer algodão doce

O que comer com doce de leite

Algumas comidas, ainda que gostosas, são melhores quando as utilizamos em uma receita ou então quando as combinamos com outras coisas, como é o caso do doce de leite. Mas doce de leite combina com o que? A verdade é que esse ingrediente combina com quase tudo que for doce ou neutro e, se tiver precisando de algumas ideias, descubra diversas opções bastante diferentes na lista abaixo.

  • Churros;
  • Tapioca;
  • Crepe;
  • Queijo minas;
  • Panqueca;
  • Bolacha de maizena;
  • Bolo;
  • Pão de forma;
  • Queijo canastra;
  • Bolacha recheada;
  • Salada de frutas;
  • Rabanada;
  • Sonho;
  • Banana;
  • Bolo de caneca;
  • Canudinho;
  • Petit gateau;
  • Pão doce;
  • Pão de queijo;
  • Pão de mel;
  • Bisnaguinha;
  • Pão de ló;
  • Cookie;
  • Brownie;
  • Torrada;
  • Cocada.

Além de fazer panqueca de doce de leite, que tal também tentar algo com leite condensado? Por ser um doce também bastante versátil, se você procura o que comer com leite condensado, essa lista também poderá te ajudar e dar boas ideias de combinação.

O que comer com doce de leite - O que comer com doce de leite

Receitas com doce de leite

Antes de te demos ideias de o que comer com doce de leite. Mas, se você procura receitas mais elaboradas utilizando o doce, abaixo apresentamos algumas ideias de como combiná-lo com opções de receitas com doce de leite.

Pudim de doce de leite

O pudim é uma receita brasileira super conhecida e que sempre cai bem. Apesar da versão mais famosa dessa sobremesa ser aquela feita com leite condensado, é possível inovar para fazer uma sobremesa com doce de leite um pouco diferente do usual, mas que, certamente, fará bastante sucesso

Assim como na receita original você precisará apenas de ovos, leite, açúcar mas, em vez do leite condensado, utilizará o doce de leite.

Bombom recheado

Os bombons são uma boa opção de doce, pois são bastante simples de fazer e evitam que corramos o risco de preparar algo que não vai agradar todo mundo. Para fazer a receita com doce de leite, basta apenas esperar que o chocolate tenha endurecido na forma para colocar o doce no interior do casco, o que pode ser feito com diversos recheios, entre eles o doce de leite.

O legal de fazer bombons é que, além de podermos escolher o recheio que quisermos, também é possível escolher moldes legais com formatos criativos, o que pode ser uma boa ideia caso os doces forem distribuídos em uma comemoração temática.

Brigadeiro de doce de leite

Além da versão com chocolate, o brigadeiro pode ser feito de diversas outras formas e uma delas é usando o doce de leite. Uma das vantagens dessa opção é que fazer brigadeiro é sempre algo bastante fácil e rápido, além de envolver poucos ingredientes.

Cheesecake

Essa é uma sobremesa estadunidense bastante conhecida, que se assemelha a uma torta, com recheio feito de queijo como base e uma cobertura. É muito comum que utilizemos geleias ou goiabada para cobrir essa receita, entretanto, o doce de leite também é uma ótima opção.

Existem duas formas de fazer cheesecake, uma mais trabalhosa na qual o doce vai para o forno e outra que utiliza gelatina transparente para dar consistência à massa e é mais simples de preparar.

O que comer com doce de leite - Receitas com doce de leite

Sorvete de doce de leite

O sorvete é sempre uma boa opção, principalmente em dias de calor e, se você estiver pensando em fazer uma sobremesa gelada com doce de leite, essa será uma ótima escolha.

Apesar de geralmente serem feitos com poucos ingredientes, os sorvetes não são das sobremesas mais fáceis de se fazer pois precisamos tomar bastante cuidado com o processo de congelamento, evitando que a receita empedre ou que crie cristais. Se você nunca a preparou e nem ao menos sabe por onde começar, não se preocupe, descubra no umCOMO como fazer sorvete.

Alfajor

Um dos doces com doce de leite mais clássicos é o alfajor, uma sobremesa originária de países de língua espanhola que também é bastante popular no Brasil e muito famosa na Argentina. Apesar de não ser um doce que costumamos fazer em casa, existem diversas receitas disponíveis para prepará-los, como o alfajor de chocolate, que certamente irá te agradar.

Pavê de doce de leite

Clássico dos almoços em família, os pavês são um doce originalmente brasileiro e, para deixá-lo ainda melhor, você pode uni-lo ao doce de leite. Segundo a receita clássica, o pavê é composto por diversas camadas alternadas de creme e bolacha que são, por fim, cobertas por uma camada de chocolate. Para adaptar a receita, basta fazer a cobertura com doce de leite.

Brigadeiro de churros

Você não consegue se decidir entre usar o doce de leite para fazer brigadeiro ou churros? Por que não, então, unir as duas ideias? Essa é uma receita bastante diferente que usa o doce de leite como recheio e que, assim como o brigadeiro comum, é simples de se fazer.

Para preparar essa receita, basta fazer a massa do brigadeiro da mesma forma que se faz a versão clássica, entretanto, sem adicionar o chocolate. Quando a massa estiver pronta e já tiver ido para a geladeira e se encontrar consistente, você deverá fazer as bolinhas do brigadeiro adicionando o doce de leite em seu interior, o que pode ser feito moldando a massa em formato de círculo (plano), adicionando o doce de leite e, então fechando-o.

A finalização do brigadeiro deverá ser feita rolando-o em açúcar e canela em pó.

E se você prefere evitar comprar o doce de leite já pronto e prefere fazer as receitas em casa desde a base, veja também como fazer doce de leite caseiro delicioso!

O que comer com doce de leite -

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer com doce de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. BELLARDE, F. B. Produção de doce de leite formulado com leite em pó: influência das variáveis de processo no desenvolvimento da cor, textura e propriedades sensoriais. 2001. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/255073/1/Bellarde_FlaviaBerwerth_D.pdf. Acesso em: 11 de novembro de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que comer com doce de leite