Outros Açúcar, edulcorantes e doces

De que é feita a gelatina

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 2 março 2021
De que é feita a gelatina

Essa é uma questão que todos nós colocamos toda a vez que pegamos naquela embalagem de cartão e tiramos o saco com o "pó mágico". Pó que embora tenha uma aparência completamente banal: branco e insípido, assim que juntamos água quente, logo se transforma numa espécie de suco/água que depois de misturado e colocado na geladeira, algumas horas depois está consistente e com um aspecto delicioso para se comer. É verdade, estou falando da gelatina. Provavelmente a sobremesa mais fácil de fazer, com valores nutritivos elevados e com muito poucas calorias. Capaz de trazer um brilho nos olhos a qualquer criança e adulto. Mas resta a dúvida, de que é feita a gelatina? Continue lendo esse artigo do umComo onde explicamos a origem dela.

Também lhe pode interessar: O que comer com doce de leite

Índice

  1. O segredo é o Colágeno
  2. Liberando o Colágeno
  3. Propriedades da Gelatina e suas Aplicações

O segredo é o Colágeno

A gelatina que compramos no supermercado é composta principalmente por colágeno, uma proteína animal presente em quase todos os animais, inclusive dos humanos, além disso contém ainda água, açúcar ou adoçante, aromatizantes e corantes. O colágeno é responsável pela elasticidade e força presentes na nossa pele, nos ossos e nos tendões. Quando envelhecemos, perdemos a capacidade de produzir a mesma quantidade de colágeno o que resulta em rugas e também em problemas articulares. Mas de onde vem tanto colágeno para produzir tanta gelatina?

De que é feita a gelatina - O segredo é o Colágeno

Liberando o Colágeno

O segredo da quantidade de colágeno está no local onde conseguimos obtê-lo e isso é fácil, no couro animal principalmente, mas também nos ossos e cascos. O processo de obtenção é simples. O material animal é triturado e fazem um tratamento com ácido para separar as moléculas, libertando as proteínas do colágeno. De seguida a composição é fervida para que a proteína do colágeno se parta levemente para formar a gelatina que conhecemos.

De que é feita a gelatina - Liberando o Colágeno

Propriedades da Gelatina e suas Aplicações

A gelatina tem como característica principal a sua versatilidade, mas ela também é utilizada por causa da sua capacidade "endurecedora", para adensar a comida, como estabilizador e emulsificador. Atualmente ela é utilizada em várias comidas e até em composições farmacêuticas:

  • Ursos de Goma;
  • Cream Cheese;
  • MarshMallows;
  • Creme de Leite;
  • Sopas, Molhos, etc;
  • Enlatados de presunto e frango;
  • Salsicha;
  • Pasta americana para bolos;
  • Revestimento de Comprimidos;
  • Cosméticos;
  • Pílulas;
  • Pomadas.
De que é feita a gelatina - Propriedades da Gelatina e suas Aplicações

Se pretende ler mais artigos parecidos a De que é feita a gelatina, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
De que é feita a gelatina