Bombons

Chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 3 abril 2024
Chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê?

O chocolate ruby ou rosa é uma iguaria que é mesmo um chocolate e é natural, por incrível que pareça, visto que sua cor é rosa. Este chocolate rico tem um sabor adocicado, com um toque frutado muito suave.

Curioso é que o chocolate ruby ou rosa, conhecido entre as variedades como o 'quarto chocolate', chegou ao mercado graças à empresa Barry Callebaut, e é bem recente, apenas em 2017. No entanto, encontrou rapidamente o seu grupo de pessoas que o ama, mesmo sendo muito seleto.

A seguir, no umCOMO contaremos mais detalhes sobre chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê?, bem como de onde vem exatamente e como conservá-lo da melhor maneira.

Também lhe pode interessar: Açúcar ou adoçante: o que é melhor?

Índice

  1. O que é chocolate ruby ou rosa?
  2. De onde vem o chocolate ruby ou rosa?
  3. Qual é o gosto do chocolate ruby?
  4. Como conservar o chocolate rosa?

O que é chocolate ruby ou rosa?

O chocolate ruby ou rosa, como o próprio nome sugere, é um chocolate de cor rosa que, segundo seus fabricantes, se deve aos pigmentos presentes nas sementes do cacau ruby, tornando-o natural. Essa forma de cacau tem feito com que muitos se perguntem como é possível o tom rosado, ou até mesmo levado algumas pessoas a acreditar que ele contém corante artificial. Mas a verdade é que, entre o cacau preto, o cacau ao leite e o branco, o rosa tem agora uma posição muito intrigante.

Nasceu em 2017, quando o grupo de empresários da firma Barry Callebaut, empresa mundialmente classificada como criadora deste delicioso chocolate, decidiu correr o risco de lançar algo inovador no mercado, o seu famoso chocolate ruby ou rosa.

Na dúvida, esclareceram que se tratava de um chocolate novo e que era feito com cacau genuíno que veio para cativar o público, já que seu sabor é frutado e um pouco ácido, o que tem gerado vício em muitos consumidores.

Chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê? - O que é chocolate ruby ou rosa?

De onde vem o chocolate ruby ou rosa?

A forma como o chocolate ruby ou rosa é feito é fundamental para determinar de onde ele vem, pois embora se saiba que o chocolate amargo é composto por uma combinação de cacau e açúcar, também se sabe que o chocolate branco incorpora apenas a manteiga dos grãos de cacau, mas não de cacau, e de leite e açúcar, assim como de chocolate ao leite, mas o que caracteriza o cacau ruby ou rosa?

O cacau ruby ou rosa é feito a partir de grãos selecionados cultivados na Costa do Marfim, Brasil e Equador. Além disso, vale ressaltar que contém alta concentração de flavonóides, associados ao relaxamento, à boa saúde cardiovascular e à sua ação anti-inflamatória e antioxidante. A alta concentração de flavonóides é responsável pela pigmentação rosa encontrada nesses grãos de cacau, que são avermelhados e possuem sabor único.

Por muito tempo, a empresa tentou manter o segredo sobre a produção desse rico chocolate, e foram necessárias mais de uma década de pesquisas em laboratórios para atingir a tonalidade rosada. Este trabalho foi realizado com a Jacobs University em Bremen.

Todos os dias, durante todo esse tempo, os pesquisadores faziam muitos testes, que repetiam ou variavam, até conseguirem encontrar a combinação perfeita de moléculas para obter o tom ruby, sem alterar suas propriedades e sem a necessidade de adicionar aromatizantes ou corantes.

Qual é o gosto do chocolate ruby?

A empresa Barry Callebaut afirma que este chocolate se inspira no paladar dos consumidores chineses, mercado que não conseguiram atingir até ao lançamento do chocolate ruby ou rosa.

Quanto ao sabor do chocolate rosa, seu gosto não é amargo, mas também não é totalmente doce, contém notas frutadas, semelhantes às das frutas vermelhas, além de um leve toque ácido que o torna único.

Chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê? - Qual é o gosto do chocolate ruby?

Como conservar o chocolate rosa?

Os amantes do chocolate ruby ou rosa têm diversas opções para mantê-lo em bom estado. A primeira recomendação é guardá-lo em um ambiente seco e fresco, como o armário ou a despensa, mas o mais afastado da placa vitrocerâmica. Isso ocorre porque o calor e a umidade podem prejudicar sua conservação.

A geladeira não é uma boa opção, pelo contrário, tente mantê-lo do lado de fora para não estragá-lo. Além disso, sugere-se embrulhá-lo em papel, caso decida guardá-lo na despensa.

O sabor frutado deste chocolate é atrativo para alguns insetos, por isso sugere-se armazená-lo em local onde esses insetos não cheguem. Se o armário for considerado o local ideal, então o chocolate pode ser guardado lá. O importante é não deixar sobre a mesa nem colocar na geladeira.

Por fim, deve-se ter em mente que este tipo de chocolate é higroscópico, ou seja, pode atrair água, não só na forma líquida, mas também em vapor, por isso o chocolate deve ser mantido afastado de outros produtos que emitam odores fortes, como como cebola, peixe, embutidos ou queijo, pois irá absorver o cheiro e assim será perdido o seu aroma característico, parte da sua personalidade. O armário é uma boa opção para guardá-lo, mas longe de outros produtos que tenham aroma forte.

Depois de ter descoberto o curioso chocolate ruby ou rosa, talvez você tenha ficado com vontade de conhecer outros Tipos de chocolate, aqui você poderá vê-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Chocolate ruby ou rosa: o que é e tem gosto de quê?