Partilhar
Partilhar em:

Como fazer massa folhada - fácil e caseira!

Como fazer massa folhada - fácil e caseira!

A massa folhada é um tipo de massa que se caracteriza pela aparência laminada e textura crocante. É utilizada para preparar uma grande variedade de aperitivos e sobremesas, especialmente com recheios. A sua preparação é um pouco elaborada e requer muita paciência, pois para conseguir a massa folhada perfeita é necessário dobrar a massa várias vezes. Este tipo de massa é preparado com farinha, gordura, água e sal, ingredientes muito fáceis de encontrar e adquirir. Se você está pensando em fazer uma sobremesa ou lanche original e quer preparar sua própria massa, não perca este artigo do umCOMO e descubra como fazer massa folhada fácil!

Ingredientes para Como fazer massa folhada - fácil e caseira!:
Também lhe pode interessar: Como fazer torta mil-folhas
Passos a seguir para fazer esta receita | Entre 1 e 2 horas
1

Para fazer a massa folhada para pastel ou para sobremesas, comece por colocar toda a farinha previamente peneirada em uma tigela e fazer um buraco no meio. Logo, em um recipiente separado, derreta os 60 g de manteiga no micro-ondas e despeje no buraco da farinha. Adicione também a água e o sal no centro da farinha. Retire o resto de manteiga da geladeira para que fique à temperatura ambiente.

Fonte: laguindaflorinda.com
2

Agora, comece a misturar os ingredientes incorporando a farinha de fora para dentro. Você pode começar a fazer isto com a ajuda de uma espátula e utilizar as mãos quando a massa começar a tomar consistência. Não é necessário trabalhar a massa demais, já que a massa folhada não se caracteriza por ter uma textura lisa. Quando estiver pronta, faça uma bola, como na imagem.

Fonte: feedderecetas.com
3

Agora, marque uma cruz na bola com a ajuda de uma faca e coloque a massa na geladeira por uma hora. Após este tempo, retire-a, polvilhe um pouco de farinha sobre a superfície onde você vai trabalhar a massa folhada e coloque a bola. Abra a massa com um rolo, seguindo o formato de cruz que você desenhou antes.

Fonte: mar-chocolate.com
4

É importantíssimo que ao abrir a bola, você deixe uma maior quantidade de massa no centro. As pontas da cruz devem ser mais finas e, no centro, permanecer como um volume de massa. Em seguida, coloque a manteiga restante em forma de bloco no centro da cruz, como na imagem. Se a sua massa não tiver este formato, você deve fazê-lo.

Fonte: webosfritos.es
5

Agora, cubra a manteiga com as pontas da cruz, colocando uma sobre a outra. O objetivo é cobrir o bloco de manteiga totalmente com a massa, como se fosse um pacote. Feito isso, retire o excesso de farinha (se tiver) e, com o rolo, dê vários golpes sobre o quadrado para amolecer a manteiga.

Fonte: marialunarillos.com
6

Quando você achar que está suficientemente trabalhada, pare de bater nela e abra a massa com o rolo, sempre na mesma direção e rapidamente. O resultado deve ser um retângulo não muito fino. Agora é a hora de fazer as primeiras dobras. Divida a massa em três partes, pegue a extremidade inferior e leve-a até um pouco mais de metade, de forma a que a extremidade superior possa passar por cima desta (confira a imagem!)

Fonte: lacocinadeviviana.com
7

Feito isso, gire o retângulo para a sua direita e repita o passo anterior. Assim terá realizado duas dobras. Coloque a massa na geladeira durante 20-30 minutos. Após este tempo, volte a abrir a massa com o rolo e realize mais duas dobras, isto é, repetir o passo 6 por duas vezes. Volte a reservar o retângulo na geladeira durante mais 20 minutos e repita este processo de novo. Você deve fazer seis dobras ao todo para conseguir que a massa folhada fique laminada ao assar.

Fonte: lacocinadeviviana.com
8

Agora, você já pode abrir a massa folhada caseira com o rolo e realizar a receita de que mais gostar. Você deve apenas cortar os pedaços com o formato que desejar e introduzir no forno pré-aquecido a 220ºC, reduzir a temperatura a 200ºC, polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro, pintar com um pouco de ovo batido e assá-la até que esteja dourada.

Dica: Se você gosta de massas caseiras, depois de aprender a fazer massa folhada simples não perca nossos artigos sobre como fazer massa de pizza e como fazer massa quebrada!

Fonte: azulpurpuranuria.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer massa folhada - fácil e caseira!, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • A massa pode ser guardada na geladeira ou no congelador por um tempo máximo de 2 a 4 semanas.
  • Para rechear, basta estender a massa, cortar com o formato desejado e rechear a gosto.
Comentários (23)

Escrever comentário sobre Como fazer massa folhada - fácil e caseira!

O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
Maria Paula Paes de Luca Reis
Oi, não leva nenhum fermento? Obg
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Maria! Não, esta receita não leva fermento.
marcos vitorino
olá , me chamo marcos e gostaria de saber porque a massa depois de aberta a sobra não pode mais ser maniculada e aberta novamente
Roberto Monteiro
Pergunta: após completar o pastel de nata ou belém que fiz no dia seguinte o recheio diminui,ficando com aparência "de que falta produto" onde será que cometi êrro? obrigado pela resposta
Graca De Fatima Lima Santos
Amei a receita da massa folhada. Parabéns,tudo de bom.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Graça! Que bom que você gostou da receita. Continue acompanhando nossos artigos, valeu pelo comentário :)
marlene terezinha ferreira da silva
gosto de massa folhada mas tenho dificuldade de encontrar e saber qual a gordura usar? gostaria de mas enformaçõis
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marlene! Aqui foi usada manteiga comum.
Antonio
muito boa
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Antonio! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
lucimara
ola gostaria de saber se eu posso congelar a massa ou tenho que usar tudo de uma vez?
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Lucimara! A massa folhada pode ser guardada no congelador ou na geladeira por um tempo máximo de 2 a 4 semanas. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
francisca pereira vieira
Obrigada.Eu estava a procura de uma massa facil de faser. vou testar a massa hoje!!
A sua avaliação:
Ana Alice
Ola...Gostaria de saber quanto de massa que dá no final. Peso.
A sua avaliação:
José Manuel Cardoso da Silva
Olá , boa tarde! Experimentei fazer a massa folhada para pasteis de nata. depois de fazer conforme a receita deixei a descansar 1 dia. Coloquei a massa nas forminhas, coloquei o creme até 2/3 da forma e pouco depois de colocar no forno ela começou a encolher, a descer na forma até que o creme saiu por cima da massa. Porque acontece isso? Obrigada
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi José! Você colocou a massa nas forminhas até um pouco mais acima do final delas?

Como fazer massa folhada - fácil e caseira!
Fonte: laguindaflorinda.com
Fonte: feedderecetas.com
Fonte: mar-chocolate.com
Fonte: webosfritos.es
Fonte: marialunarillos.com
Fonte: lacocinadeviviana.com
Fonte: lacocinadeviviana.com
Fonte: azulpurpuranuria.com
1 de 9
Como fazer massa folhada - fácil e caseira!