Azeitonas

Como curtir azeitonas com soda

Como curtir azeitonas com soda

Na hora de temperar as azeitonas, existem infinitas formas de prepará-las e todas ficam deliciosas. Antes é necessário eliminar o amargo que este fruto tem assim que é colhido da oliveira e esta tarefa pode ser realizada de duas formas diferentes: colocando as azeitonas de molho e trocando a água ou usando soda cáustica. Esta segunda opção é o assunto deste artigo de umComo.com.br onde vamos explicar o passo a passo sobre como curtir azeitonas com soda.

Mais de 2 horas Dificuldade média

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Recipiente de plástico
  • Colher de pau ou outro utensílio longo
Também lhe pode interessar: Como temperar azeitonas

Passos a seguir:

1

É importante que você saiba que a soda cáustica -conhecida popularmente como soda- é uma substância à base de hidróxido de sódio (NaOH) que é muito corrosiva e tem diferentes usos como, a nível doméstico, desentupidor de encanamentos.

No caso da preparação das azeitonas, a soda não é usada como tempero, mas sim como método rápido de retirar o amargo das azeitonas. Isto porque não podemos colher diretamente as azeitonas da árvore e temperá-las, porque seria impossível de comer; pelo contrário, devemos antes prepará-las.

Como curtir azeitonas com soda - Passo 1
2

Do mesmo modo, é fundamental que você saiba que a soda é um produto perigoso que devemos mexer com muita precaução, pois quando esta substância é dissolvida em água gera uma reação química que provoca o aquecimento da água e se desprendem vapores tóxicos. Por isso você deverá evitar qualquer salpico usando luvas e roupa que proteja a sua pele.

3

Deste modo, uma vez colhidas ou compradas as azeitonas, você deverá colocá-las em um recipiente de plástico sem necessidade de rachá-las nem dividi-las, e cobri-las com água. De seguida, deverá adicionar a soda cáustica com muito cuidado e mexer com uma colher de pau ou algum outro utensílio longo. Vale referir que, será necessária muito pouca quantidade de soda cáustica: para 10 litros de água serão suficientes 3 colheres de sopa de soda.

4

Você deverá deixar as azeitonas de molho durante 8-10 horas para conseguir que a soda atue e elimine completamente o amargo das olivas. Após este tempo, deverá retirar essa água e enxaguar as azeitonas com água; recomendamos ainda que você as deixe mais 24 horas de molho com água limpa.

5

Feito isto, você já poderá começar a preparar o tempero que preferir para as suas azeitonas. A verdade é que existem inúmeras receitas que costumam conter ingredientes comuns como ervas aromáticas, limão, alho e sal. Em umComo.com.br proporcionamos um exemplo dos ingredientes necessários para preparar azeitonas em salmoura:

  • 5 kg de azeitonas verdes
  • 1 ramo de tomilho
  • 2 folhas de louro
  • Funcho
  • Um limão
  • Sal
  • Uma cabeça de alho

Poderá outras alternativas no nosso artigo sobre como temperar azeitonas.

6

Para preparar este tempero de azeitonas, você deverá ferver em uma panela as ervas aromáticas durante 10 minutos; após este tempo, poderá retirar do fogo e quando esfriar a mistura, acrescentar o limão, junto com a cabeça de alho previamente esmagada com o sal em um pilão.

7

Coloque esta mistura no recipiente onde estiverem as azeitonas e adicione água fria suficiente para cobri-las. Para que as azeitonas tomem o sabor do tempero, deixe durante uma semana antes de poder consumi-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curtir azeitonas com soda, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Geraldo Caetano Rodrigues
Gostei das explicações. Tenho duas oliveiras e uma produziu uma única fruta. Espero que para o futuro eu tenha uma produção melhor. Tenho uma receita completa que adquiri do Instituto Agronômico de Campinas.
A sua avaliação:
Alzirz M.G.Alves
Quando usar soda nas azeitonas, em vez de lava-las muito bem, poderia usar vinagre, pois a soda com vinagre se transforma em água e sal.
1 de 2
Como curtir azeitonas com soda