Como fazer mil-folhas de merengue
O merengue é uma das sobremesas mais pedidas por todos os amantes dos doces, além de ser uma das mais simples de elaborar, pois só precisa de clara de ovo e açúcar. Com este tipo de creme podemos elaborar pratos originais e deliciosos, como é o caso do mil-folhas de merengue. Normalmente, elas são feitas com merengue italiano mas, se quiser, pode fazê-las também com merengue suíço. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer mil-folhas de merengue.
Ingredientes:
Passos a seguir:
A primeira coisa que vamos fazer é preparar a massa folhada. Para isso, você pode adquirir a massa já elaborada em qualquer supermercado ou prepará-la você mesmo. As massas caseiras dão sempre um toque de sabor que as industriais não chegam a conseguir, mas o processo é lento e você deverá ser paciente. Se optar pela opção da massa folhada caseira, não perca este artigo em que detalhamos os passos para você. Você precisará de farinha, água, manteiga e sal. O ovo e o açúcar são para decorar.
Quando tiver a massa terminada, abra-a com o rolo e corte-a em fatias quadradas do tamanho que desejar para fazer as mil-folhas. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque papel de alumínio sobre a bandeja que for usar e ponha os quadrados em cima.
Depois, polvilhe um pouco de açúcar por todos os quadrados de massa folhada, se for açúcar de confeiteiro, melhor ainda. Agora você deverá espetar com um garfo todas as fatias para que quando as assarmos fiquem planas. Bata o ovo, pinte as fatias e introduza-as no forno durante 12 minutos, aproximadamente. Baixe a temperatura para 180ºC.
Enquanto assam, você pode preparar o merengue. Mas, atenção, controle para que a massa folhada não queime. Nós vamos seguir a receita do merengue italiano, de modo que comece colocando em uma caçarola a água e 300 g de açúcar, reserve os outros 100 g para depois. Se dispuser de açúcar de confeiteiro melhor ainda, mas se não tiver, pode utilizar o comum. Aqueça em fogo médio até ferver.
Você vai saber que a calda está pronta quando começar a borbulhar e, depois de introduzir um garfo, as gotas caírem lentamente. Verifique as fatias de massa folhada e, se estiverem prontas, retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto a calda acaba de ser preparada, bata as claras de ovo em neve. Para isso, é aconselhável usar uma tigela e um batedor elétrico, já que com o manual o processo é mais difícil e cansativo. Quando estiverem quase prontas, insira pouco a pouco os 100 g de açúcar que reservou e acabe de bater.
Quando a calda estiver pronta você não deve deixá-la esfriar, retire do fogo e despeje sobre as claras batidas pouco a pouco. É muito importante não deixar de bater enquanto acrescenta a calda às claras para que ambos os ingredientes se misturem bem e para conseguir um merengue perfeito. O merengue caseiro estará no ponto quando ao girar o recipiente ele não cair.
Agora só falta você montar as mil-folhas. Para isso, pegue um quadrado de massa folhada e passe bastante quantidade de merengue. Esta sobremesa caracteriza-se por ter uma camada grossa deste creme italiano. Depois, coloque outro quadrado sobre o merengue e, com uma faca ou uma espátula corrija as bordas das mil-folhas para que não derrame o merengue. A presença é fundamental na cozinha.
Para finalizar, polvilhe um pouco de açúcar glacê sobre suas mil-folhas caseiras e pronto! Elas já estão preparadas prontas para servir. Como você vê, trata-se de uma sobremesa muito simples, cuja dificuldade reside na elaboração da massa folhada, e deliciosa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mil-folhas de merengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.