Partilhar

Como fazer geleia de amora caseira

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer geleia de amora caseira

Aproveite ao máximo as amoras silvestres! Esta deliciosa fruta pode se converter na aliada perfeita para suas torradas, seus aperitivos ou suas sobremesas já que, com elas, pode aprender a elaborar uma suculenta geleia caseira que ficará de lamber os dedos! Neste artigo do umCOMO contamos para você como fazer geleia de amora caseira de forma muito simples para que possa surpreender todo o mundo com uma alimentação de qualidade e, sobretudo, deliciosa! Coloque mãos à obra e aprenda a preparar esta deliciosa geleia.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Receita normal:
  • Receita light:
Também lhe pode interessar: Como fazer geleia de goiaba
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A primeira coisa que temos que fazer é lavar bem as amoras silvestres para conseguir eliminar qualquer resto de sujeira que possa ficar impregnado na fruta. Uma vez que estejam limpas, deverá pesá-las e contar que, para cada quilo de amora, deverá usar meio quilo de açúcar.

De seguida, misture as amoras com o açúcar e o limão em um recipiente e misture para que os sabores se integrem. Depois deixe repousar durante 2 ou 3 horas para amolecerem e possam ser usadas para a nossa receita de geleia de amora.

Como fazer geleia de amora caseira - Passo 1
2

O seguinte passo consiste em jogar a mistura em uma panela e esquentá-la em fogo alto; assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe em temperatura média. Verá que, durante o cozimento, vai aparecendo espuma, por isso deverá retirar com a ajuda de uma colher de madeira ou de uma espumadeira e, assim, irá limpando a mistura.

Deverá deixar que a mistura cozinhe até ver que consegue a mistura de geleia que estamos procurando, para ter uma ideia, este processo costuma durar uns 45 minutos, aproximadamente. É importante que vá à cozinha para mexer o prato, eliminar a espuma e conseguir o resultado que estamos procurando.

3

Passado este tempo, apague o fogo e coloque a mistura em um copo apto para liquidificador ou batedeira. Enquanto ainda estiver quente, deverá bater os alimentos para que estejam completamente triturados; se não gosta de geleias com grumos ou pedaços, recomendamos a você que, após bater, a passe por um coador para eliminar qualquer elemento que não tenha sido triturado corretamente.

4

Se vir que o resultado é muito espesso também pode colocá-la novamente na panela, acender o fogo e jogar um pouco de água para ficar mais líquida. Assim que começar a ferver, apague e já terá sua geleia de amora caseira.

Como fazer geleia de amora caseira - Passo 4
5

Caso queira elaborar uma geleia light a única coisa que tem que fazer é substituir o açúcar pela stevia seguindo as proporções que indicamos na parte dos ingredientes e seguir os mesmos passos que acabamos de descrever para conseguir uma deliciosa geleia com poucas calorias e perfeita para as pessoas que quiserem manter a silhueta.

6

Uma vez pronta sua geleia de amora caseira deve saber que é importante conservá-la bem para evitar que se estrague e se desperdice. Por isso, recomendamos que use potes de vidro e, para limpá-los em profundidade, coloque-os para ferver com a tampa em uma panela com água durante 20 minutos. Depois deixe que sequem de cabeça para baixo e sem a tampa.

Quando estiverem limpos, coloque a geleia no seu interior e, sobretudo, feche com força. Guarde em um lugar fresco e afastado do sol para que possa se conservar corretamente. Tenha em conta que, graças ao açúcar, esta geleia pode chegar a aguentar até 3 anos!

Como fazer geleia de amora caseira - Passo 6
7

Agora vamos dar alguns conselhos para que possa fazer uma geleia de amora deliciosa que supere aquela que normalmente compra no supermercado. Fique atento!

  • A fruta deve ser de qualidade: é importante que, sempre que puder, compre amoras ecológicas para se assegurar de que seu sabor é intenso e saboroso. Na hora de escolhê-las, opte por aquelas que tenham uma cor negra e brilhante.
  • Conhecer o ponto exato: para saber quando a geleia está pronta bastará pegar em um pouquinho de geleia com uma colher e colocá-la na vertical, se vir que custa cair é porque já está pronta.
  • Pectina para as geleias light: como não usamos açúcar, precisamos de um espessante que dê a textura tradicional deste alimento. Poderá acrescentar pectina em sua receita para lhe dar um toque mais consistente.
8

Se gostou desta receita de geleia de amora e quer experimentar outras, não perca as nossas receitas de geleia de goiaba, de morango e de maçã, uma autêntica delícia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer geleia de amora caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer geleia de amora caseira

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
sandra fraiha
Adorei as receitas..fiz a de amora, pois tenho pé em casa... ficou ótima! !

Como fazer geleia de amora caseira
1 de 4
Como fazer geleia de amora caseira

Voltar ao topo da página