Outros Alimentos e Saúde

Como fazer kefir de água

Como fazer kefir de água

O kefir é uma bebida muito saudável que se obtém da fermentação de vários ingredientes. Ainda que não seja extensamente conhecida, tem muitas propriedades que vale a pena ter em conta porque são muito benéficas. Se você ainda não conhece esta bebida, deve saber que seu sabor é similar ao de uma limonada com gás. Também existe o kefir de leite, mas se você é intolerante à lactose, pode tomar o kefir de água. Quer saber as propriedades que tem e como fazer kefir de água? Em umComo damos a você todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como fazer kombucha do zero

Índice

  1. O que é o kefir de água e onde o conseguir
  2. Propriedades do kefir de água
  3. Como fazer kefir de água

O que é o kefir de água e onde o conseguir

O kefir de água tem propriedades probióticas muito interessantes para o organismo. Isto ajuda-nos a aumentar, manter e melhorar a nossa flora intestinal, na qual encontramos bactérias vitais para manter uma boa saúde.

Já que é uma bebida muito desconhecida ainda, não pode ser comprada já preparada. O ingrediente principal são os grãos de kefir de água: também não se compram, mas podem lhe presentear. Por exemplo, o mais rápido é ir a uma loja de produtos naturais e perguntar, e se assim não conseguir, pode procurar em fóruns de Internet.

Quando conseguir, trate-o com muito cuidado e carinho porque é um fungo que vai crescendo com o tempo, de maneira que sempre terá material para fazer mais bebidas. Por isso se presenteia na Internet, porque há pessoas que tem estes fungos, mas não os consome.

Sugestão: Como cuidar de kefir

Como fazer kefir de água - O que é o kefir de água e onde o conseguir

Propriedades do kefir de água

Se está se perguntando para que serve tomar kefir de água, a lista é muito completa:

  • Favorece o metabolismo digestivo e os problemas estomacais leves. Ou seja, se o tomarmos após as refeições, irá ajudar-nos a que não arrotemos alguns alimentos e a ter uma digestão suave e tranquila, sem notarmos.
  • Melhora a prisão de ventre.
  • Ajuda a emagrecer, sempre acompanhado de uma dieta saudável e equilibrada. Neste artigo contamos a você como tomar kefir para emagrecer.
  • Tem propriedades antibióticas, ou seja, pode atuar sobre alguns vírus ou bactérias. No entanto, nestes casos é sempre melhor consultar o médico.
  • É muito depurativo e diurético, de maneira que nos ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo.
  • Graças a esta eliminação de toxinas, ajuda-nos a manter uma pele em bom estado, limpa e saudável.
  • É muito adequado quando não temos fome ou quando não podemos consumir muita variedade de alimentos em casos como uma convalescência.
  • Combate a debilidade do sistema imunológico, tornando-o mais forte.
  • Regula a hipertensão arterial.
  • Ajuda em doenças como a artrite ou a asma.

Já viu que os benefícios para o nosso corpo do kefir são bastantes, de maneira que pode tomá-lo sem preocupações, inclusive se não tiver nenhum dos problemas anteriores, já que tem efeitos preventivos, ou seja, colabora para que não apareçam certas doenças menores. Em umComo explicamos para você os benefícios do kefir de forma específica.

Sugestão: Kefir de água emagrece? - Como tomar corretamente

Como fazer kefir de água - Propriedades do kefir de água

Como fazer kefir de água

Lembre-se que não deve utilizar nunca instrumentos e elementos de metal para elaborar esta bebida, pois poderiam alterar as propriedades do kefir. O que vamos precisar para fazer um kefir de água é o seguinte:

  • Uma jarra grande de vidro e de boca larga
  • Um escorredor de plástico
  • Uma colher de plástico ou de madeira
  • Um litro de água mineral natural
  • 3 colheres de sopa de açúcar de cana integral (também pode ser branco, mas é preferível o integral)
  • 1 figo seco
  • Meio limão
  • 3 colheres de sopa de grãos de kefir de água

A elaboração não tem muito segredo. Em primeiro lugar, enchemos a jarra grande com um litro de água mineral natural (sobretudo, que não seja da torneira), introduzimos todos os ingredientes em ordem aleatória, já que não é necessária nenhuma ordem específica. Depois, agitamos até que fique uma mistura homogênea, mas não feche totalmente, já que assim não se produziria a fermentação.

Quando estiver preparado, tem que deixá-lo repousar durante 24 horas à temperatura ambiente. Passado esse tempo, voltamos a mexer um pouco e deixamos mais 24-48 horas também à temperatura ambiente. Quanto mais tempo deixar, mais gasosa será a bebida: isso depende do gosto de cada um. Passados estes 2-3 dias, escorremos a bebida e o líquido que cair será o que poderá consumir. Os grãos de kefir podem ser guardados e continuar sendo cuidados para poder fazer a bebida mais à frente outra vez.

Pode armazenar a bebida na geladeira, mas não a deixe muitos dias porque com o passar do tempo vai perdendo propriedades benéficas. E lembre-se que os grãos que guardar devem estar bem limpos: lave-os com água mineral e conserve-os com água e açúcar.

Veja também: Como fazer kefir de leite

Como fazer kefir de água - Como fazer kefir de água

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer kefir de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Danilo Siqueira
Minha produção é de kefir de leite. Posso transformar parte dos grãos de kefir de leite em grãos de kefir de agua?
Editor umComo.com.br
Oi, Danilo, os grãos de kefir de leite não costumam sobreviver na água porque se alimentam de lactose. Veja mais dicas no nosso artigo sobre como cuidar de kefir: https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-kefir-todos-os-tipos-28192.html
1 de 4
Como fazer kefir de água