Kefir

Como conservar o kefir

Como conservar o kefir

Desde a cordilheira do Cáucaso chegou até nós o kefir, uma comida fermentada que cada vez ganha mais terreno no mundo ocidental. De aspecto similar ao iogurte, de sabor ácido e textura cremosa, este alimento contém múltiplos nutrientes e propriedades benéficas para a nossa saúde. É perfeito para tratar problemas digestivos, melhorar a saúde dos nossos ossos ou combater infecções bacterianas de forma natural. É muito fácil preparar este produto fermentado em casa, mas para isso precisará obter previamente os grãos, ou seja, pequenos fermentos e bactérias que precisará para misturar com proteínas, açúcares e gorduras que darão lugar a esta bebida tão benéfica. Quer saber como conservar o kefir? Então preste atenção ao seguinte artigo do umCOMO pois explicamos tudo sobre esta bebida fermentada e sua conservação.

Passos a seguir:
1

O kefir é um alimento probiótico, que pode ser comido ou tomado como uma bebida, que foi fermentado e é muito bom para o nosso organismo. Sua origem encontra-se no leste da Europa e seu nome tem origem na palavra "keyif" que em turco significa "sentir-se bem", algo que já indica o quanto esta bebida pode nos ajudar a manter nossa saúde em bom estado. Entre seus benefícios podemos destacar a ajuda que proporciona para tratar problemas digestivos, seu poder para combater infecções bacterianas, as propriedades que possui para manter os nossos ossos saudáveis, seu poder de tratamento da asma e alergias sendo, inclusive, ótimo para todas as pessoas intolerantes à lactose. Ou seja, uma maravilha.

Como conservar o kefir - Passo 1
2

Tanto para fazer kefir de leite como de água é preciso localizar seus grãos, formados pelo cultivo de fermento e bactérias lácteas. Seu aspecto é esbranquiçado e sua textura rugosa, similar à da couve-flor. Poderá consegui-los em uma loja de dietética ou especializada em produtos do leste europeu.

3

Para preparar bebida de kefir em casa precisará de: 1 ou 2 colheres de sopa de grãos deste alimento e duas xícaras de leite. A elaboração é muito simples, só tem que seguir estes simples passos:

  • Coloque os grãos dentro do recipiente para sua preparação.
  • Adicione o leite deixando uns 2 ou 3 centímetros do recipiente livres.
  • Tampe o recipiente e deixe a bebida repousar entre 12 e 36 horas.
  • Depois coe a mistura para que só fique a bebida líquida e elimine os grãos usados.

Pronto! Simples, fácil e muito nutritivo.

4

Se deseja conservar os grãos do kefir, tome nota. Para conservar entre 4 ou 5 dias consecutivos após a compra, colocar simplesmente a preparação na geladeira já será suficiente. Mas lembre-se que na hora de preparar, o processo de fermentação será mais lento, pois na geladeira os grãos esfriarão e portanto será necessário coar antes de beber.

Como conservar o kefir - Passo 4
5

Para conservar de 8 a 10 dias, pode guardar os grãos deste probiótico utilizando o método úmido. Consiste em passar os grãos pela água para limpar bem e, após enxaguar, deverá colocar em um recipiente com água mineral, sem leite, e colocar na geladeira.

Depois de 8 dias poderá preparar este alimento reativando os grãos. Mas como? É simples. Prepare-o misturando este probiótico com leite e deixe fermentar entre 2 e 3 dias, em vez de coar diariamente. Se passarem mais de 10 dias antes de usar não faz mal, pois não se estragam, mas lembre-se que irão perdendo as suas propriedades de forma progressiva.

6

Se deseja conservar o kefir por um longo período de tempo (de 12 a 18 meses) deverá fazê-lo a seco. Enxágue os grãos com água para limpá-los adequadamente e depois estenda-os sobre panos de cozinha ou folhas de papel toalha para que sequem completamente durante 2 dias. Deverão estar em um lugar ventilado para poder secar.

Quando estiverem secos, envolva em papel e cubra com papel de alumínio antes de guardar em um lugar seco e fresco. Quando quiser usar este alimento, antes deverá mergulhar os grãos por uma noite em água para se reidratarem. No dia seguinte, escorra e deixe que fermentem junto com uma pequena quantidade de leite que deverá ir aumentando progressivamente cada dia até obter a quantidade desejada.

Como conservar o kefir - Passo 6
7

Posso congelar o kefir? A resposta é sim. O congelamento é outro método de conservação deste produto. Antes de colocar no congelador, deverá limpar bem com água e colocar, depois, em um frasco hermético pequeno. Deve ser pequeno porque este frasco deve ser introduzido em outro recipiente maior. Deste modo o frio não danificará os grãos deste alimento probiótico.

Quando for usar, deverá retirar os recipientes do congelador e deixar que descongelem à temperatura ambiente. Pode mergulhar em água morna para ser um pouco mais rápido. Depois de descongelados, misture com um pouco de leite para que fermentem lentamente, e vá adicionando mais dia a dia até conseguir o volume desejado. Saiba mais sobre este procedimento no artigo como congelar kefir de leite - segredos para conservar.

Extra: Você sabia que o kefir pode ser usado como máscara facial? Confira como usar soro de kefir no rosto nesse artigo.

8

Agora que conhece as propriedades do kefir, como preparar e como conservar, não hesite em começar a desfrutar de todos os benefícios desta bebida fermentada procedente do Cáucaso.

Se gostou de descobrir como conservar o kefir, pode ser que também tenha interesse neste artigo sobre como saber se o kefir está estragado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o kefir, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
HELENICE CRISTINA CARDOSO Ramos
Eu e minha família gostamos muito keffir
A sua avaliação:
Carmen
Explicação muito boa!!!
Luiz carlos
Da para fazer Paes usando kefir
Micaela
Mas que confusão. Uma tia minha usa todos os dias kefir desde há 40 ( quarenta!) anos. Coloca os grãos num recipiente com leite e passado 24 horas come de manha juntamente com cereais e fruta. Os grãos de kefir vão crescendo e doa-se ou diga-se fora. Quinzenalmente passa-os por água e volta à colocá-los em leite. Ou seja o leite kefirado que bebe hoje tem como antepassado os grãos de kefir que adquiriu há 40 anos.
A sua avaliação:
maria aldelena tele TELE
tenho que mexer de vez em quanto ou nao mexo
MIRTHA MARIA ORTEGA
como consevar kefir durante 15 a 20 dias na geladeira
maria aldelena tele TELE
como posso usar depois de pronto só puro ou posso misturar com o que
Rute
Gostaria de ganhar grãos de Kefir
1 de 4
Como conservar o kefir