Kefir

Como fazer kefir de yakult - 3 receitas fáceis!

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 15 outubro 2019
Como fazer kefir de yakult - 3 receitas fáceis!

Dentre os diversos usos dos grãos de kefir e seu leite, o yakult caseiro (leite fermentado) é uma receita de sucesso tanto pela facilidade e economia, quanto pelos benefícios à saúde. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes maneiras de prepará-lo e todas são super fáceis e acessíveis. É por isso que o umCOMO preparou este post sobre como fazer kefir de yakult de diversas maneiras, incluindo a receita de yakult caseiro e suco Mid.

Também lhe pode interessar: Como fazer cream cheese de kefir

Índice

  1. Como fazer kefir a partir do yakult
  2. Como fazer soro de kefir
  3. Como fazer yakult de kefir
  4. Yakult de kefir com suco de laranja
  5. Yakult de kefir com suco Mid
  6. Benefícios do yakult de kefir

Como fazer kefir a partir do yakult

A receita para conseguir um kefir parecido com os lactobacilos do leite fermentado é muito similar ao preparo do kefir de leite. A diferença é que se adiciona yakult no preparo desse tipo de kefir:

Ingredientes:

  • 2 litros de leite integral
  • 6 frascos de yakult

Receita de yakult de kefir

  1. Misture o leite e o yakult em uma garrafa;
  2. Deixe fermentar por entre 12 e 24 horas em temperatura ambiente;
  3. Passado o tempo, coe o leite e yakult com uma peneira de plástico e não descarte o líquido branco, este é kefir de yakult;
  4. Utilize uma espátula para separar os grãos de kefir. Para armazená-los corretamente, guarde-os na geladeira e siga as instruções do artigo sobre como conservar o kefir.

Uma vez que você tenha o kefir pronto, você pode usar o líquido para tomar como iogurte (adoce com açúcar ou canela) e os grãos para o preparo de yakult caseiro com lactobacilos e outras receitas apresentadas na receitas a seguir.

Veja também: Como fazer kefir de água

Como fazer soro de kefir

Para preparar o yakult de kefir é preciso ter o soro do kefir separado. O ideal é que seja uma quantidade de 500 ml de soro. Esta quantidade é proporcional a 1 litro de leite de kefir aproximadamente.

Além de ser um ingrediente para diversas receitas, há quem opte por consumir o soro do kefir puro devido às suas propriedades, muito parecidas com as do soro do leite. O fato é que ele não deve ser descartado. Você pode ir tirando o soro do kefir de pouquinho em pouquinho a cada dia e armazenar ou usar a técnica da dessoração (abaixo).

Como dessorar kefir

O processo de separação do kefir se chama 'dessoração'. Você faz ele a partir do leite de kefir, um recipiente para armazenar e um coador de café de pano ou nylon (novo ou muito limpo sem restos de café) da seguinte maneira:

  1. Com uma peneira separe os grãos de kefir do iogurte;
  2. Acomode o coador sobre a jarra ou recipiente e verta o iogurte nele;
  3. Leve à geladeira e deixe coar.
  4. O tempo de dessoração pode variar de 6 a 24 horas dependendo da consistência desejada para o leite (quando mais seco e consistente você quiser, mais tempo deve deixar);
  5. Assim que passar o tempo ideal para a consistência de creme de kefir que você precisa, basta separar ambos, armazenar e utilizá-los como preferir.

Sugestão: além da receita de yakult caseiro, o soro de kefir também pode ser usado para bater com frutas e tomar ou deixar o feijão de molho. Trata-se de um líquido extremamente proteico e saudável.

Como fazer yakult de kefir

Para essa receita de yakult caseiro o mais importante é ter o kefir dessorarado, como explicado anteriormente. Uma vez que você já tenha realizado esse procedimento, é muito fácil fazer yakult com soro de kefir:

Ingredientes:

  • 500 ml de soro de kefir
  • 300 ml de leite
  • 1 gota de essência de limão ou laranja
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • Açúcar a gosto (pode ser mascavo para ser mais saudável)

Receita de yakult de kefir

  1. Em uma garrafa ou recipiente com tampa firme adicione os 500 ml do soro de kefir, os 300 ml de leite (um pouco mais de 1 xícara), a essência de laranja ou limão e a baunilha;
  2. Finalize com o açúcar a seu gosto, sugerimos 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
  3. Feche a garrafa e chacoalhe para misturar todos os ingredientes;
  4. Prove, veja se o açúcar está a seu gosto. Se não, adicione um pouco mais. Se sim, o seu yakult de kefir caseiro está pronto. Basta armazená-lo na geladeira e tomar quando quiser!

Veja também: Como saber se o kefir morreu

Yakult de kefir com suco de laranja

A principal diferença nessa técnica é a substituição da essência de laranja ou limão pelo suco de laranja natural. O preparo continua super simples. A seguir, veja como fazer yakult de kefir com suco de laranja:

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte de kefir (250 ml);
  • 1 copo de suco de laranja (250 ml);
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha;
  • Açúcar (pode ser mascavo) ou adoçante a gosto;

Receita de yakult de kefir com suco de laranja

  1. Basta misturar todos os ingredientes e misturar bem;
  2. Prove se está doce a seu gosto e o yakult estará pronto para consumo.

Yakult de kefir com suco Mid

A outra opção para quem não tem a essência de limão ou laranja e tampouco suco natural é substituir pelo 'suco de pózinho' Mid. Confira a seguir a receita de yakult de kefir com Mid:

Ingredientes:

  • 1 copo de leite desnatado (250 ml);
  • 2 copos de soro de kefir (250 ml);
  • 1/2 saquinho de suco Mid de limão (pode ser limão com baunilha) ou laranja;
  • Açúcar (pode ser mascavo) ou adoçante a gosto;

Como fazer yakult de kefir com Mid

  1. Para fazer o yakult de kefir, ,misture todos os ingredientes em uma jarra ou garrafa com tampa;
  2. Se quiser, utilize o liquificador para deixar mais uniforme e o seu yakult caseiro com kefir e mid estará pronto para consumo.

Sugestão: Como cuidar de kefir - todos os tipos

Benefícios do yakult de kefir

Na verdade, Yakult é o nome de uma marca. Leite fermentado é a definição correta para esse tipo de produto. O próprio kefir, por definição [1], já é caracterizado como um leite fermentado, mas essa mistura do seu soro com um pouco de açúcar e os outros ingredientes mencionados lembra muito o sabor do famoso Yakult. Leites fermentados são preparações lácteas que podem derivar de diferentes tipos de leite.

O kefir é considerado um alimento funcional, que proporciona nutrição básica, é benéfico à saúde e seguro para o consumo humano sem supervisão médica. De acordo com a revisão a Probióticos e Alimentos Lácteos, publicada na Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes[2], o potencial probiótico do kefir é comprovado.

Porque tomar kefir:

Considerando isso, podemos afirmar que o yakult de kefir é benéfico para:

  • Auxilia problemas de prisão de ventre;
  • Facilita a digestão;
  • Equilibra a flora intestinal;
  • Equilibra a flor vaginal (pode ser usado contra candidíase);
  • Combate a osteoporose (porque é rico em cálcio);
  • Fortalece a imunidade.

Tanto o iogurte de kefir, yakult de kefir ou outras de formas de consumos que você preferir são benéficos em relação à ação probiótica. Mas é claro que esse acompanhamento influencia. Prefira aqueles que são mais saudáveis, ao invés dos gordurosos ou com muito açúcar, por exemplo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer kefir de yakult - 3 receitas fáceis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Para receitas em menores ou maiores quantidades, basta fazer a proporção dos ingredientes.
  • Mixer ou liquidificador podem ser utilizados para misturar melhor todos os ingredientes.
  • O ideal é armazenar na geladeira e consumir o leite fermentado caseiro em até 7 dias.
Referências
  1. WESCHENFELDER, Simone et al. Caracterização físico-química e sensorial de kefir tradicional e derivados. Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia. Vol. 63, n. 2 (abr. 2011), p. 473-480, 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/108512/>. Acesso em: 15 de outubro de 2019.
  2. WENDLING, Luana Katzuke; WESCHENFER, Simone. Probióticos e alimentos lácteos fermentados-uma revisão. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 68, n. 395, p. 49-57, 2013. Disponível em: <https://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/view/50/56/>. Acesso em: 15 de outubro de 2019.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Camila
Os grãos de kefir de yakult podem ser usados normalmente como o kefir tradicional?eles tem diferença?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Camila. São os mesmos sim! Aproveito para sugerir as dicas do artigo sobre como conservar o kefir, podem te ajudar: https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-conservar-o-kefir-26909.html
Como fazer kefir de yakult - 3 receitas fáceis!