Iogurte Caseiro

Como fazer iogurte grego caseiro

Como fazer iogurte grego caseiro

O iogurte grego parece ter invadido as prateleiras do supermercado, tendo vindo a ganhar cada vez mais adeptos pela sua textura muito mais cremosa que o iogurte comum. E o melhor de tudo é que você pode fazê-lo em casa, numa versão muito melhor que a industrializada, sem conservantes e aditivos. O processo pode parecer meio complicado, mas acredite que é mais simples do que imagina e vale a pena. Por isso, continue lendo esse artigo de umComo em que vamos explicar como fazer iogurte grego caseiro.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Vai precisar de:

  • Peneira ou escorredor de macarrão
  • Pano limpo
Também lhe pode interessar: Como fazer iogurte desnatado caseiro

Passos a seguir:

1

Para fazer iogurte grego caseiro, comece por colocar o leite numa panela até ferver. Depois deixe amornar, até ficar nem muito quente nem muito frio, de maneira a conseguir colocar um dedo até ao fundo da panela.

2

Adicione o iogurte natural ao leite e mexa bem. Em seguida, coloque um pano limpo sobre a panela, tampe e coloque no forno desligado. Deixe repousar por cerca de 10 horas. Você pode fazer o processo até aqui à noite e depois de manhã continuar na preparação do seu iogurte grego caseiro.

Se quiser pode usar iogurte natural caseiro, seguindo a nossa receita.

3

Após o tempo de repouso, você vai ver como o iogurte grego embaixo ficou bem grosso e em cima ficou uma água, como uma espécie de soro. Você precisa de coar esse água para conseguir que o iogurte fique bem cremoso tal como a versão do supermercado.

4

Você deve escorrer o iogurte grego numa peneira ou, na falta dela pode colocar um pano limpo dentro de um escorredor. Deve deixar o iogurte escorrer bem entre 4 a 5 horas dentro da geladeira. Desta forma, você vai conseguir tirar essa parte líquida do seu iogurte conseguindo que fique mais encorpado.

Como fazer iogurte grego caseiro - Passo 4
5

Após o iogurte grego ter escoado, deve passá-lo para uma vasilha. Adicione o adoçante, açúcar ou mel, como preferir, e misture bem. Se você desejar pode adicionar agora uma calda de frutas no iogurte grego caseiro para ficar com um gostinho mais delicioso.

6

Você pode fazer uma calda da fruta que desejar. Por exemplo, se quiser fazer calda de morango basta colocar numa panela uma bandeja de morangos com 4 colheres de sopa de açúcar. Deixe ferver até a fruta se reduzir e ficar uma calda. Depois deixe esfriar e misture no seu iogurte grego caseiro.

Como fazer iogurte grego caseiro - Passo 6
7

Agora é só colocar o seu iogurte grego caseiro em potinhos e guardar na geladeira. É importante referir que este iogurte dura até 6 dias.

Como fazer iogurte grego caseiro - Passo 7
8

Se gostou desta receita e quer aprender a fazer outro tipo de iogurtes caseiros, então não perca as nossas receitas de:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer iogurte grego caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Essa receita de iogurte grego caseiro rende 6 porções.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Fernanda Kelly Girão de Sousa
O leite quando ferve cria uma capinha. Como se fosse um plástico. Essa capinha tira e joga fora ou não??
A sua avaliação:
Fabiana
Obrigada pela receita! Vou tentar fazer. Só uma dica: reescrever o texto, está muito confuso. Parece tradução do google.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana! Espero que dê certo! Existe alguma parte que você não entenda?
1 de 4
Como fazer iogurte grego caseiro