Partilhar

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados
Fonte: e-cocinablog.com

O kefir é um fungo que, em contato com o leite, fermenta e produz uma bebida espessa com propriedades probióticas que trazem uma infinidade de benefícios para nossa saúde. Se for bem cuidado, o kefir cresce e pode chegar a durar muito tempo para que você possa preparar a bebida quando quiser. Ele tem uma aparência similar ao iogurte mas é menor e seu sabor mais azedo. Existem três tipos de kefir: o de leite, o de água e o de chá. Para que você possa aproveitar todos os seus benefícios, neste artigo do umCOMO mostramos a você como fazer kefir de leite.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque em um pote de vidro ou plástico. É muito importante que os utensílios de cozinha usados não sejam de metal nem alumínio, pois danificariam as propriedades do fungo.

Para preparar a receita de kefir de leite caseiro você precisará conseguir alguns grãos de kefir, sem importar a quantidade, pois ao serem conservados adequadamente, eles crescem.

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados - Passo 1
Fonte: tarotterapia.com
2

Acrescente o leite (é importante que esteja à temperatura ambiente). Pode ser integral, semidesnatado ou de soja, como preferir, mas recomendamos que não seja desnatado. Em função da quantidade de grãos adicionados deverá colocar mais ou menos leite, mas geralmente, deve-se encher até a metade ou 3/4 do pote para a receita de kefir de leite.

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados - Passo 2
Fonte: elmana2.com
3

Tampe o pote com um pano limpo e não com a sua respectiva tampa. Por que um pano? Porque a tampa não deixa passar nada de ar e azeda ainda mais o kefir de leite.

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados - Passo 3
Fonte: pichincha.quebarato.com
4

Guarde em um lugar escuro e deixe repousar durante 24 horas. Não guarde na geladeira, pois o processo de fermentação do kefir de leite não se produz no frio.

5

Depois de 24 horas, pegue o pote e coe o leite. Lembre-se que a peneira para a receita de kefir não pode ser metálica.

6

Remova o fungo com a ajuda de uma espátula (de plástico ou similar), para poder peneirar bem e extrair todo o líquido. O líquido extraído é o kefir de leite, portanto deverá colocá-lo em outro pote de vidro.

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados - Passo 6
Fonte: comprarkefir.com
7

Quando tiver peneirado tudo já terá sua bebida de kefir de leite. Como você pode ver, é similar a um iogurte líquido mas seu sabor pode parecer um tanto azedo, por isso você pode adicionar um par de colheres de sopa de açúcar ou canela. Se quiser que pegue um pouco mais de consistência, pode deixar algumas horas na geladeira.

Quanto ao resto de grãos de kefir, repetiremos o mesmo processo com leite novo. Assim conservaremos os grãos e conseguiremos que eles cresçam. Conforme cresçam deverá aumentar a quantidade de leite, até chegar o momento de dividi-los porque será muito para um só pote.

Veja também: Como fazer cream cheese de kefir

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados - Passo 7
Fonte: elblogdelaurita2013.blogspot.com
8

Para cuidar do kefir, é importante saber que a conservação do kefir requer cuidados específicos quanto ao tipo de recipiente e tempo de armazenamento:

  • Cubra o kefir fresco com um pano limpo sempre que tiver acabado de fazer para evitar moscas e outros bichos;
  • Para armazená-lo por até 5 dias, basta guardar na geladeira e coar os grãos antes de tomar;
  • Para conservar o kefir até 10 dias, passe os grãos pela água e guarde-os em um recipiente com água mineral na geladeira. Quando quiser usar os grãos, basta reativá-los novamente deixando fermentar por 2 dias;
  • Para conservar o kefir por até 1 ano, deixe-os secar por 2 dias em um lugar ventilado e então envolva-os em papel alumínio e guarde em um local seco e fresco. Para usá-los quando quiser, basta reidratá-los por 1 noite em água mineral e depois deixar fermentar no leite.
  • Também é possível congelar o kefir, basta armazená-lo em um frasco hermético com água dentro de outro frasco no congelador. Para detalhes, consulte o artigo sobre como conservar o kefir ou como congelar o kefir de leite;
  • Para saber se o kefir está morrendo, consulte o artigo sobre como saber se o kefir morreu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados

O que você achou da receita?
148 comentários
Ivete
Meu kerfi era gordo depois de congela-lo ele ficou muchinho será que morreu?
Silvia Marisa Duque Pinto
O iogurte que coei está muito elástico. Isto é normal ou estragou?
Paulo Setim
Sempre tomo meu kefir batido no liquidificador, com morango, framboesa e muitas vezes banana e maça todos juntos..... tem, algum problema ??
A sua avaliação:
Darcilia
Achei a matéria esclarecedora, muito útil, obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Darcilia! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
A sua avaliação:
Marlene
Preciso saber se o kefir de leite e feito com o kefir de acucar, porq tenho o de açúcar e quero fazer o de leite.
Obrigado
Sonia
Tenho os grãos de kefir, não coo só retiro uma xícara do "iogurte" e tomo, depois acrescento novamente uma xícara de leite cru e deixo até o outro dia coberto dentro do microondas. Estou certa ou errada?
A sua avaliação:
joseilda
Achei fantástico as orientações. Estou iniciando agora o manuseio com o kefir. GRATIDÃO!
Editor umComo.com.br
Oi Joseilda! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as matérias do umCOMO, tudo de bom para você :)
Iza
Fungo? O Kefir não é um conglomerado de bactérias?????
glaci morais da silva
gostaria de saber se o kefir de água é o mesmo do leite, ou seja eu posso usar o mesmo quefir que faco com agua e ´açúcar mascavo para coloca-lo no leite?
Maria Aparecida de Oliveira Santos
Eu ganhei o kefir de água. Posso cultiva-lo no leite? Como proceder? Por favor explique-me o passo a passo da manutenção dos dois procedimentos cultivos. Quanto tempo de vida util e quantas vezes devem ser reprocessados? Esse remanejo precisa ser necessariamente de 24 em24 horas? Viajo muito e as vezes passo até semanas fora, ele pode ficar no mesmo líquido sem a troca? Por favor esclareça-me estas dúvidas. Aguardo. Abraços Cida Maria

Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados
Fonte: e-cocinablog.com
Fonte: tarotterapia.com
Fonte: elmana2.com
Fonte: pichincha.quebarato.com
Fonte: comprarkefir.com
Fonte: elblogdelaurita2013.blogspot.com
1 de 6
Como fazer kefir de leite - Tudo sobre preparação e cuidados

Voltar ao topo da página