Partilhar

Como congelar kefir de leite - segredos para conservar

Probiótico vindo da região do Cáucaso, na Europa Oriental, o kefir é um probiótico que em sua origem etimológica indica “viver bem”. O significado do nome é verdadeiro, pois o kefir promove inúmeros benefícios à saúde: regula a flora intestinal e o intestino, facilita a digestão e diminui a incidência de gases. As bactérias que compõem o kefir são excelentes auxiliadoras do sistema imunológico, ou seja, atuam protegendo o organismo contra infecções. Você pode conseguir kefir por meio de doações - a comunidade que o cultiva é contra a venda do probiótico. No caso do kefir de leite, o cultivo deve se dar com o probiótico imerso nessa bebida. Uma boa forma de armazenar seu kefir é congelando-o! Confira em umCOMO como congelar kefir de leite - segredos para conservar.

Também lhe pode interessar: Como conservar o kefir

Como congelar kefir de leite

As inúmeras propriedades benéficas do kefir tem popularizado muito seu consumo pelos mais diferentes tipos de pessoa. Nesse sentido, o congelamento é uma excelente opção para conservá-lo. Congelar kefir de leite é uma tarefa muito simples - basta ter leite, alguns grãos de kefir, recipiente não-metálico e congelador para armazenar a mistura. Para congelar o kefir de leite, adicione os grãos de kefir e o leite ao recipiente. Com uma caneta, anote na própria embalagem a data de congelamento. Está pronto!

Dica: Você também pode gostar de ler nosso artigo sobre como fazer kefir de leite.

Como ativar o kefir de leite congelado

Felizmente, as bactérias do kefir não morrem quando são submetidas a baixas temperaturas - elas apenas ficam adormecidas, ou seja, uma vez expostas a condições de temperatura normal, voltarão a fermentar o leite normalmente. Mas como ativar o kefir de leite congelado? Esse procedimento é tão simples quanto congelá-lo. Siga nossas orientações:

  1. Retire o kefir do congelador e deixe-o em temperatura ambiente. Você não deve tentar acelerar o processo de descongelamento, como expor os grãos aos raios de microondas, por exemplo.
  2. Após os grãos terem amolecido em temperatura ambiente, adicione leite ao recipiente onde está o seu kefir.
  3. Fique atento: a cada 12 horas, você deve coar o kefir, descartar o leite velho e adicionar leite novo, até que ele volte a fermentar. Você irá perceber que ele voltou a fermentar quando sentir o cheiro característico da fermentação, que é levemente azedo.

Como desidratar kefir de leite

Para enviar grãos de kefir de leite pelo correio, é necessário desidratá-los para garantir que não estraguem até chegar ao destino. A maneira mais segura de desidratar os grãos de kefir é utilizando um desidratador elétrico e seguir as orientações do manual de instruções relativas a temperatura e tempo de desidratação.

Se você busca outras técnicas de conservação para seus grãos de kefir de leite, não deixe de conferir também nosso artigo como conservar o kefir para maiores esclarecimentos.

Como congelar kefir de leite - segredos para conservar - Como desidratar kefir de leite
Fonte: escolhasaudavel.com.br

Como conservar o kefir na geladeira

Conservar kefir na geladeira é uma alternativa excelente para quando você não quer fazer leite fermentado, mas ao mesmo tempo deseja armazenar seus grãos de kefir de forma adequada. Você irá precisar de um pote de vidro, voal, elástico, grãos de kefir e leite. Observe as recomendações a seguir:

  1. Coloque os grãos de kefir em um recipiente de vidro e adicione o leite.
  2. Cubra o pote com um voal e prenda-o com um elástico.
  3. A cada três dias, coe os grãos de kefir, descarte o leite velho e adicione leite novo. Dessa forma, seu kefir sempre terá nutrientes garantidos.

Sugestão: Acha que seu kefir não está bom mesmo mantendo-o adequadamente na geladeira? Confira nosso artigo como saber se o kefir está estragado!

Pode congelar o iogurte de kefir?

Consumir o kefir de leite em forma de iogurte é uma das maneiras mais deliciosas de se aproveitar todos os benefícios desse maravilhoso probiótico. Uma excelente sugestão de consumo é adicionar frutas como banana, morango e kiwi ao preparo, além de aveia, mel e granola. Se tem dúvidas sobre o processo de preparação, leia nosso artigo como fazer iogurte de kefir.

No entanto, apesar de ser perfeitamente possível congelar os grãos de kefir de leite, não se recomenda congelar o iogurte de kefir já pronto. Isso se dá pois o aspecto do iogurte quando descongelado apresenta variações de textura e de sabor. Portanto, dê preferência para congelar os grãos de kefir e consumir o iogurte de kefir sempre fresco. A dica é produzir só a quantidade necessária para você e sua família!

Pode te interessar: Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar kefir de leite - segredos para conservar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como congelar kefir de leite - segredos para conservar

1 comentário
A sua avaliação:
Danilo Siqueira
Boa noite. Posso conservar os grãos de kefir, após ser coado, em saquinhos plásticos, sem ser lavados? e por quanto tempo posso congelar? Grato.
Editor umComo.com.br
Oi, Danilo, é bom lavá-los. Sugerimos a leitura do artigo sobre como conservar o kefir: https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-conservar-o-kefir-26909.html

Fonte: escolhasaudavel.com.br
1 de 2

Voltar ao topo da página