Kefir

Como congelar kefir de leite - segredos para conservar

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 19 novembro 2019
Como congelar kefir de leite - segredos para conservar

Probiótico vindo da região do Cáucaso, na Europa Oriental, o kefir é um probiótico que em sua origem etimológica indica “viver bem”[1]. O significado do nome é verdadeiro, já que o kefir promove inúmeros benefícios à saúde: regula a flora intestinal e o intestino, facilita a digestão e diminui a incidência de gases. As bactérias que compõem o kefir são excelentes auxiliadoras do sistema imunológico, ou seja, atuam protegendo o organismo contra infecções. Você pode conseguir kefir por meio de doações - a comunidade que o cultiva é contra a venda do probiótico. No caso do kefir de leite, o cultivo deve se dar com o probiótico imerso nessa bebida. Uma boa forma de armazenar seu kefir é congelando-o! Veja neste post do umCOMO como congelar kefir de leite e descongelá-lo.

Também lhe pode interessar: Como conservar o kefir

Índice

  1. Kefir pode ser congelado?
  2. Como congelar kefir de leite
  3. Como ativar kefir congelado
  4. Como desidratar kefir de leite
  5. Como conservar o kefir na geladeira
  6. Pode congelar o iogurte de kefir?
  7. O que fazer com o soro do kefir

Kefir pode ser congelado?

Sim, pode congelar kefir. Essa é uma alternativa para quem tem uma colônia grande ou deseja, simplesmente, congelar o kefir de leite para guardar se você vai passar muito tempo longe de casa ou quer dar um tempo. Mas, antes disso, saiba que se a intenção é apenas dar um tempo no uso do kefir, ele costuma sobreviver até um mês na geladeira,

Quanto tempo o kefir pode ficar congelado?

Agora que você já entendeu que no caso do kefir, pode congelar. O tempo de congelamento é uma dúvida comum e a resposta é: indeterminado. Não existe um consenso em relação a quanto tempo o kefir pode ficar congelado. Sabe-se que quando o procedimento é bem executado o kefir sobrevive congelado, mas não se sabe ao certo o máximo de tempo que o kefir de leite aguenta congelado.

Kefir pode ficar na geladeira?

Sim, kefir pode ficar na geladeira. Se você não vai passar muito tempo ausente, você pode manter o seu kefir na geladeira por até 15 dias tomando os devidos cuidados de armazenamento e como conservar kefir.

Quanto tempo dura o iogurte de kefir na geladeira?

O kefir pode ficar na geladeira e o iogurte de kefir na geladeira costuma durar uns 10 dias, sendo que esse tempo é variável.

Como congelar kefir de leite

Basta adicionar os grãos de kefir (2 a 4 colheres de sopa) e um pouco de leite ao recipiente. Uma quantidade de leite que apenas cubra os grãos é o suficiente. Confira as instruções completas logo abaixo.

As inúmeras propriedades benéficas do kefir tem popularizado muito seu consumo pelos mais diferentes tipos de pessoa. Nesse sentido, o congelamento é uma excelente opção para conservá-lo. Congelar kefir de leite é uma tarefa muito simples - basta ter leite, alguns grãos de kefir, recipiente não-metálico (pode ser saquinho plástico) e congelador para armazenar a mistura. Quer ver como congelar kefir é simples?

Como congelar kefir de leite para guardar

  1. Comece separando os grãos de kefir do iogurte, você pode utilizar uma peneira para isso;
  2. Para congelar kefir de leite, adicione os grãos de kefir (2 a 4 colheres de sopa) e um pouco de leite ao recipiente. Uma quantidade de leite que apenas cubra os grãos é o suficiente;
  3. Com uma caneta, anote na própria embalagem a data de congelamento. Está pronto!

Aproveite para conferir: Como fazer kefir de leite.

A YouTuber Tati Alvares tem um canal dedicado ao kefir de leite explica outras técnicas relacionadas ao armazenamento e como congelar kefir de leite para guardar:

Como ativar kefir congelado

Felizmente, ao congelar kefir, as bactérias do kefir não morrem quando são submetidas a baixas temperaturas - elas apenas ficam adormecidas, ou seja, uma vez expostas a condições de temperatura normal, voltarão a fermentar o leite normalmente. Mas como ativar o kefir de leite congelado? Esse procedimento é tão simples quanto congelá-lo. Siga nossas orientações e saiba como descongelar kefir de leite.

Como descongelar kefir de leite

  1. Retire o kefir do congelador e deixe-o em temperatura ambiente. Você não deve tentar acelerar o processo de descongelamento, como expor os grãos aos raios de microondas, por exemplo.
  2. Após os grãos terem amolecido em temperatura ambiente, adicione leite ao recipiente onde está o seu kefir.
  3. Fique atento: a cada 12 horas, você deve coar o kefir, descartar o leite velho e adicionar leite novo, até que ele volte a fermentar. Você irá perceber que ele voltou a fermentar quando sentir o cheiro característico da fermentação, que é levemente azedo.

Como desidratar kefir de leite

Ao invés de congelar kefir, para enviar grãos de kefir de leite pelo correio, é necessário desidratá-los para garantir que não estraguem até chegar ao destino. A maneira mais segura de desidratar os grãos de kefir é utilizando um desidratador elétrico e seguir as orientações do manual de instruções relativas a temperatura e tempo de desidratação.

Como congelar kefir de leite - segredos para conservar - Como desidratar kefir de leite
Imagem: escolhasaudavel.com.br

Como conservar o kefir na geladeira

Conservar kefir na geladeira é uma alternativa excelente para quando você não quer fazer leite fermentado, mas ao mesmo tempo deseja armazenar seus grãos de kefir de forma adequada, ao invés de congelar kefir. Você irá precisar de um pote de vidro, voal, elástico, grãos de kefir e leite. Observe as recomendações a seguir:

  1. Coloque os grãos de kefir em um recipiente de vidro e adicione o leite.
  2. Cubra o pote com um voal e prenda-o com um elástico.
  3. A cada três dias, coe os grãos de kefir, descarte o leite velho e adicione leite novo. Dessa forma, seu kefir sempre terá nutrientes garantidos.

Sugestão: Acha que seu kefir não está bom mesmo mantendo-o adequadamente na geladeira? Confira nosso artigo como saber se o kefir está estragado!

Pode congelar o iogurte de kefir?

Consumir o kefir de leite em forma de iogurte é uma das maneiras mais deliciosas de se aproveitar todos os benefícios desse maravilhoso probiótico. Uma excelente sugestão de consumo é adicionar frutas como banana, morango e kiwi ao preparo, além de aveia, mel e granola. Se tem dúvidas sobre o processo de preparação, leia nosso artigo como fazer iogurte de kefir.

No entanto, apesar de ser perfeitamente possível congelar os grãos de kefir de leite, não se recomenda congelar o iogurte de kefir já pronto. Isso se dá pois o aspecto do iogurte quando descongelado apresenta variações de textura e de sabor. Portanto, dê preferência para congelar os grãos de kefir e consumir o iogurte de kefir sempre fresco. A dica é produzir só a quantidade necessária para você e sua família!

Pode te interessar: Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar

O que fazer com o soro do kefir

Sobrou soro de kefir? Não descarte! Existem receitas cujo principal ingrediente é justamente o soro do kefir. Uma delas é a de kefir de Yakult, deliciosas e super simples. Outra opção é aproveitar o soro do kefir como cosmético natural. No post sobre soro de kefir no rosto e os benefícios para a pele explicamos melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar kefir de leite - segredos para conservar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. JOHN, Stephen Moses; DEESEENTHUM, Sirirat. Properties and benefits of kefir-A review. Change, p. 38, 2000. Disponível em: <http://rdo.psu.ac.th/sjstweb/Ar-Press/58-Apr/4.pdf/>. Acesso em 7 de outubro de 2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Danilo Siqueira
Boa noite. Posso conservar os grãos de kefir, após ser coado, em saquinhos plásticos, sem ser lavados? e por quanto tempo posso congelar? Grato.
Editor umComo.com.br
Oi, Danilo, é bom lavá-los. Sugerimos a leitura do artigo sobre como conservar o kefir: https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-conservar-o-kefir-26909.html
Imagem: escolhasaudavel.com.br
1 de 2
Como congelar kefir de leite - segredos para conservar