Partilhar

Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Por Sara Viega. Atualizado: 21 agosto 2018

Em muitas casas, a data de validade dos alimentos é seguida à risca, até ao ponto de que mesmo sem estarem estragados, muitas pessoas decidem jogar no lixo só porque a data do pacote indica que está vencido. No entanto, existem alguns alimentos que apesar do que indica no rótulo, seu consumo não representa nenhum risco para a saúde ao passar da data de validade, apesar de que talvez tenham um sabor ou textura levemente alterada. Entenda quais são os alimentos que se podem comer depois da data de validade neste artigo do umCOMO e como saber se eles não estão estragados.

Também lhe pode interessar: Quais legumes podem ser congelados

Como interpretar a data de validade

É importante deixar claro que existe uma diferença entre data de validade e consumo preferente. Os produtos vencidos são aqueles que NÃO devemos comer após a data indicada pois corremos o risco de sofrer uma intoxicação alimentar. Enquanto isso, os que indicam uma data de consumo preferente podem ser ingeridos sem colocar em risco a nossa saúde, sendo possível que a textura ou sabor do mesmo seja levemente alterado.

Alimentos que NUNCA devem ser consumidos após o prazo de validade

Alimentos como a maionese, carne, frango ou o peixe nunca devem ser consumidos depois da data de validade, pois a nossa saúde poderia ser afetada seriamente.

Lei mais em: Como saber se a carne está estragada

Lista de alimentos vencidos que podem ser consumidos

  • Iogurte;
  • Ovo;
  • Refrigerante;
  • Gelatina;
  • Suco em pó;
  • Café;
  • Chá;
  • Leite de caixinha;
  • Enlatados e conservas;
  • Polpa de tomate;
  • Chocolate;
  • Ketchup;
  • Embutidos e defumados;
  • Arroz;
  • Massas secas;
  • Grãos;
  • Farinha;
  • Sal;
  • Açúcar;
  • Óleo;
  • Azeite.

Com qualquer alimento vencido, analisar características como cor, texturam cheiro e sabor é fundamental antes de consumi-lo. Entenda abaixo alguma das principais dúvidas relacionadas ao consumo de certos alimentos vencidos.

Iogurte vencido faz mal?

Ao invés disso, existem outros alimentos que podem ser comidos vencidos sem que representem um problema de saúde. Um deles é o iogurte, que pode ser mantido em perfeito estado várias semanas após a sua data de consumo preferente, lembrando que está composto de bactérias e demorando muito para ficar ruim. Basta tirar a tampa e se o danone vencido estiver cheirando bem, não há problema em consumi-lo.

Se você não consegue tomar iogurte vencido, Você também pode aproveitá-lo para receitas com iogurte, como é o caso da receita de bolo de iogurte, por exemplo.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Iogurte vencido faz mal?

Ovo vencido faz mal?

Sabemos que a melhor forma de manter os ovos em bom estado, principalmente quando está calor, é na geladeira. A boa notícia é que se guardar ali, estes alimentos podem ser comidos depois de vencidos, aguentando inclusive umas duas semanas além da data indicada. Por isso antes de jogá-los no lixo, pense duas vezes.

A maneira mais fácil de saber se o ovo está podre ou estragado é fazendo o teste para ver se ele boia ou afunda. No artigo sobre como saber se um ovo está podre explicamos como fazer o teste e outras características facilmente identificáveis em um ovo estragado.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Ovo vencido faz mal?

Leite de caixinha vencido

Geralmente, o que acontece com o leite é que ele pode durar alguns dias a mais do que a data indicada depois de aberto. Não há segredo para saber se um leite está estragado, você rapidamente notará pela cor, textura ou sabor. Se ele estiver apenas azedo, você pode se inspirar com alguma destas 9 ideias para aproveitar leite azedo.

Quanto ao Nescau vencido ou qualquer outro achocolatado, as regras são parecidas com o chocolate ou produtos em pó, observe o aspecto e o sabor.

Queijo branco vencido

Os queijos brancos, como o iogurte, também são elaborados através de um processo de fermentação, podendo aguentar inclusive duas semanas depois da data de consumo preferente (sempre que estejam bem fechados). Só quando ficam azedos é que é recomendável jogar no lixo.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Queijo branco vencido

Alimentos enlatados e embutidos

Os frios, salgados ou defumados, por exemplo, o chouriço ou presunto defumado, podem durar até dois meses após a data de consumo preferente desde que mantidos em um lugar seco e à sombra.

Todo o mundo sabe que os alimentos enlatados têm uma grande duração, mas isso vai bem além da data de consumo preferente. Os alimentos enlatados têm uma duração indefinida desde que a lata não tenha golpes, não esteja torcida ou enferrujada. Apesar de não ser enlatado, nem embutido, o ketchup vencido pode ser consumido até um ano após a data de validade.

Leitura complementar: Comida enlatada faz mal para a saúde?

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Alimentos enlatados e embutidos

Refrigerante vencido faz mal?

O refrigerante faz parte da lista de alimentos vencidos que não costumam fazer mal quando consumidos. Mas, a regra básica também vale para qualquer refrigerante: analisar sempre cor, cheiro, textura e sabor e se a embalagem realmente estava lacrada. Caso contrário, é melhor não se arriscar a tomar um refrigerante vencido.

Essa mesma regra também vale para alimentos que estiverem lacrados como gelatina vencida, suco em pó vencido, chá e café vencido (pode perder a intensidade).

Chocolate vencido

O chocolate é um grande prazer para muitos, além de ser um alimento cheio de benefícios. A boa notícia é que dura bem mais do que indica na embalagem e a camada branca que às vezes se forma na superfície não é nada mais do que gordura cristalizada, por isso pode dar um bom bocado sem que a sua saúde corra risco.

Os chocolates costumam ter uma duração de até um ano, mas é sempre bom se certificar que eles não estão realmente estragados. Quanto mais tempo longe do prazo, mais atenção ao chocolate é preciso.

Nota: Para preservar os ovos de Páscoa, guarde-os fora da geladeira em um local arejado e fresco.

Sinais de que o chocolate está vencido

  • Sinais de mofo;
  • Cheiro diferente do esperado;
  • Sabor gorduroso ou rançoso;
  • Se esfarelando;
  • Rachaduras;

Manchas esbranquiçadas não necessariamente indicam que o chocolate esteja estragado, apesar do aspecto. Para disfarçá-las, inclui-lo em alguma receita com chocolate é uma boa ideia. Confira as sugestões abaixo:

Receitas para aproveitar chocolate vencido ou sobras

Se o seu chocolate passou nos critérios mencionados acima ou os seus chocolates acabam vencendo porque você não sabe o que fazer com as sobras, temos algumas sugestões para garantir que você use o chocolate de maneira sábia e deliciosa:

A forma mais fácil de reaproveitar um Ovo de Páscoa ou chocolate é derreter e transformá-lo em calda, recheio, cobertura de bolo ou até chocolate quente. Pedacinhos picados também pode ser usados para decorar bolos, mousses e sorvetes.

Fondue de chocolate

Para fazer um delicioso fondue de chocolate para partilhar com a família e amigos, siga os passos:

Ingredientes

  • 300 g de chocolate ao leite
  • 20 ml de leite integral
  • 50 ml de conhaque
  • Fruitas (a gosto)

Preparação

Derreta o ovo de Páscoa em banho-maria. Junte o leite integral e o conhaque. Mexa até que a textura da mistura se pareça com a de mousse. Coloque numa panela de fondue e sirva com as frutas cortadas em pedaços.

Mousse de chocolate

Quem não ama uma boa mousse de chocolate? Confira como fazer:

Ingredientes

  • 400 g de chocolate
  • 4 colheres (de sopa) de açúcar
  • 8 ovos
  • 3 colheres de whisky
  • 200 g de manteiga (sem sal)
  • Nozes ou amêndoas tostadas para decoração

Preparação

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Bata as gemas com o açúcar. Separadamente, bata as claras em neve. Misture o chocolate com as gemas de ovo. Junte o whisky e, por último, as claras em neve. Deixe repousar na geladeira e decore com as nozes ou amêndoas antes de servir.

Muffins de chocolate e abobrinha (sem glúten)

Para quem procura receitas deliciosas sem glúten, essa é uma excelente forma de reaproveitar o chocolate:

Ingredientes

  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de açúcar de coco
  • 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
  • 1 xícara de farinha (sem glúten)
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de raspas de chocolate
  • 2 ovos batidos
  • 1 xícara de abobrinha (desfiada)

Preparação

Comece por pré-aquecer o fogão a 180 º C. Numa panela pequena, coloque as raspas de chocolate do Ovo de Páscoa e o óleo de coco. Rale a abobrinha e esprema o líquido com um pano de prato. Misture o cacau em pó, a farinha, o açúcar de coco, os ovos, a abobrinha e o bicarbonato de sódio numa tigela. Mexa tudo muito bem até obter uma massa de consistência uniforme. Distribua em formas de muffins ou cupcakes e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Está pronto!

Dica: Saiba como fazer raspas de chocolate, lendo as dicas desse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que se podem comer depois de vencidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Alimentos que se podem comer depois de vencidos

36 comentários
A sua avaliação:
Margarida Alacoque
Muito obrigada por essa matéria tão elucidativa e tranquilizante. Há tempos faço isso mas sempre ficava com medo remorso. Parabéns pelo site. Não conhecia mas agora vou visitar com frequência.
o queijo de bufalu vencido a 02do9
eu posso comer um queijo de bufalo vencido no dia 03/09/2018?
pedro
nescau light vencido posso aproveitar[bom cheiro e bom aspecto] em receitas?
A sua avaliação:
Carlos Eduardo
Nescau vencido depois de 16 dias faz mal?
A sua avaliação:
Prisciane
Posso consumir molhos prontos de yakisoba venceu em março desse ano
Ana Paula
Adoçante pode ser usado depois de vencido?
Cacau em pó,
Pode ser usado depois de vencido
Michelle
Pode consumir nhoque de batata com quase um mês de vencimento ?
Carmen Vasconcelos
Batata palha vencida a 2 meses e meio, porém textura tudo igual, pode fazer mal se consumida?
Editor umComo.com.br
Oi Carmem! Depende das condições de armazenamento. Se estiver bem fechada e ainda com bom sabor e crocante, poderia ser consumida apesar de que o ideal é somente consumir dentro do prazo. Mas se estiver com sinais de fungos, amolecida, com gosto alterado, melhor jogar fora.
laercio
quero saber se depois de 1 ano a semente de gergelim pode vencer
Editor umComo.com.br
Oi Laercio! Podem, sim. Prove uma e, se tiver gosto meio rançoso, descarte de imediato.

1 de 5

Voltar ao topo da página