Partilhar
Partilhar em:

Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (240 votos)
20 comentários
89 vezes partilhado

Em muitas casas, a data de validade dos alimentos é seguida à risca, até ao ponto de que mesmo sem estarem estragados, muitas pessoas decidem jogar no lixo só porque a data do pacote indica que está vencido. No entanto, existem alguns alimentos que apesar do que indica no rótulo, seu consumo não representa nenhum risco para a saúde ao passar da data de validade, apesar de que talvez tenham um sabor ou textura levemente alterada. Sabe quais são os alimentos que se podem comer depois da data de validade? Em umComo.com.br explicamos para você.

Foto myfit.gr

Também lhe pode interessar: O que fazer se a comida se queima
Instruções:
1

Primeiro de tudo, é importante deixar claro que existe uma diferença entre data de validade e consumo preferente. Os produtos vencidos são aqueles que NÃO devemos comer após a data indicada pois corremos o risco de sofrer uma intoxicação alimentar. Enquanto isso, os que indicam uma data de consumo preferente podem ser ingeridos sem colocar em risco a nossa saúde, sendo possível que a textura ou sabor do mesmo seja levemente alterado.

2

Desta forma, alimentos como a carne ou o peixe nunca devem ser consumidos depois da data de validade, pois a nossa saúde poderia ser afetada seriamente.

Ao invés disso, existem outros alimentos que podem ser comidos vencidos sem que representem um problema de saúde. Um deles é o iogurte, que pode ser mantido em perfeito estado várias semanas após a sua data de consumo preferente, lembrando que está composto de bactérias e demorando muito para ficar ruim. Basta tirar a tampa e se estiver cheirando bem, não há problema em consumi-lo.

3

Sabemos que a melhor forma de manter os ovos em bom estado, principalmente quando está calor, é na geladeira. A boa notícia é que se guardar ali, estes alimentos podem ser comidos depois de vencidos, aguentando inclusive umas duas semanas além da data indicada. Por isso antes de jogá-los no lixo, pense duas vezes.

4

O chocolate é um grande prazer para muitos, além de ser um alimento cheio de benefícios. A boa notícia é que dura bem mais do que indica na embalagem e a camada branca que às vezes se forma na superfície não é nada mais do que gordura cristalizada, por isso pode dar um bom bocado sem que a sua saúde corra risco.

5

Os queijos brancos, como o iogurte, também são elaborados através de um processo de fermentação, podendo aguentar inclusive duas semanas depois da data de consumo preferente (sempre que estejam bem fechados). Só quando ficam azedos é que é recomendável jogar no lixo.

6

Os frios, salgados ou defumados, por exemplo, o chouriço ou presunto defumado, podem durar até dois meses após a data de consumo preferente desde que mantidos em um lugar seco e à sombra.

7

Todo o mundo sabe que os alimentos enlatados têm uma grande duração, mas isso vai bem além da data de consumo preferente. Os alimentos enlatados têm uma duração indefinida desde que a lata não tenha golpes, não esteja torcida ou enferrujada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos que se podem comer depois de vencidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (20)

Escrever comentário sobre Alimentos que se podem comer depois de vencidos

20 comentários
Michelle
Pode consumir nhoque de batata com quase um mês de vencimento ?
Carmen Vasconcelos
Batata palha vencida a 2 meses e meio, porém textura tudo igual, pode fazer mal se consumida?
Editor umComo.com.br
Oi Carmem! Depende das condições de armazenamento. Se estiver bem fechada e ainda com bom sabor e crocante, poderia ser consumida apesar de que o ideal é somente consumir dentro do prazo. Mas se estiver com sinais de fungos, amolecida, com gosto alterado, melhor jogar fora.
laercio
quero saber se depois de 1 ano a semente de gergelim pode vencer
Editor umComo.com.br
Oi Laercio! Podem, sim. Prove uma e, se tiver gosto meio rançoso, descarte de imediato.
Anônimo
Comprei um fraco de mel (sim, mel), de vidro e bem selado, porém notei que há data de validade de 2 anos, como proceder ?
SILVIO JOSE KATZWINKEL
Espero que não tenhas jogado fora; tenho mel de 4 anos guardado e ele se apresenta identico quando foi embalado. No minimo alimente as abelhas. Esse inverno esta frio demais e pouca comida pra elas.
A sua avaliação:
rose loss costa
gostaria de saber se pode consumir refrigerante vencido principalmente coca cola
A sua avaliação:
Nicolly
Bom tenho um arroz em casa que venceu a 4 meses e está em bom estado ele pode ser consumido?
Sara Viega
Oi Nicolly! Se a sua aparência é a mesma que quando o comprou, pode comer sim! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Roseli Bérgamo
Leite em pó vencido a mais de 6 meses Eu posso consumir ele ou vai me fazer mal?????
Sara Viega
Oi Roseli! O melhor é não usar mesmo para não correr riscos. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
ana leticia
gente queria saber minha leite moça esta vencida desde 2015 e hoje resolvi abrir sera que eu passar mal ??
A sua avaliação:
Lucas
Tem um pote de paçoca vencida eu posso comer data de vencimento: 13/05/2016 hoje é 02/09/2016
A sua avaliação:
Anna Gabriela
Tenho um chocolate que uso para fazer bombons mais está vencido á 15 dias se ñ for vender posso comer. OBS: Sempre tem que esquentar e derreter o chocolate

1 de 7