PARTILHAR

Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Alimentos que se podem comer depois de vencidos

De acordo com o Guia para Determinação de Prazos de Validade de Alimentos, publicado pela Anvisa [1], prazo de validade consiste no "intervalo de tempo durante o qual um alimento permanece seguro e adequado ao consumo, desde que armazenado em embalagens intactas e de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante".

Em muitos casos, a data de validade dos alimentos é seguida à risca, até ao ponto de que mesmo sem estarem estragados, muitas pessoas decidem jogar no lixo só porque a data do pacote indica que está vencido, já que bate aquela dúvida se alimentos vencidos podem ser consumidos. No entanto, existem alguns alimentos que apesar do que indica no rótulo, seu consumo não representa riscos à saúde ao passar da data de validade, apesar de que talvez tenham um sabor ou textura levemente alterada. Entenda quais são os alimentos que se podem comer depois da data de validade neste artigo do umCOMO e como saber se eles não estão estragados.

Também lhe pode interessar: Como saber se o frango está estragado

Como interpretar a data de validade

É importante deixar claro que existe uma diferença entre data de validade e consumo preferente. Os produtos vencidos são aqueles que NÃO devemos comer após a data indicada pois corremos o risco de sofrer uma intoxicação alimentar. Enquanto isso, os que indicam uma data de consumo preferente podem ser ingeridos sem colocar em risco a nossa saúde, sendo possível que a textura ou sabor do mesmo seja levemente alterado.

Alimentos que NUNCA devem ser consumidos após o prazo de validade

Alimentos como a maionese, carne, frango ou o peixe nunca devem ser consumidos depois da data de validade, pois a nossa saúde poderia ser afetada seriamente.

Lei mais em: Como saber se a carne está estragada.

Lista de alimentos vencidos que podem ser consumidos

Alguns alimentos vencidos podem ser consumidos, veja abaixo alguns dos alimentos que estão liberados para consumo:

  • Iogurte: contanto que não esteja azedo;
  • Ovo: contanto que não esteja estragado, não há problemas. Veja como saber se o ovo é fresco;
  • Café: dizer que café vencido faz mal é um exagero, mas o produto pode perder as propriedades;
  • Chá: assim como o café, o chá vencido pode perder as propriedades;
  • Leite de caixinha: pode ser consumido contanto que esteja com cheiro e aparência normais;
  • Enlatados e conservas: produtos do tipo foram criados justamente para durar bastante e podem ser consumidos tempos depois de sua produção.[2]
  • Gelatina: gelatina vencida faz mal apenas se estiver com uma aparência diferente do normal.
  • Bolachas: comer bolacha vencida faz mal se o produto estiver prejudicado, além disso, bolachas perder a textura e ficam moles caso a embalagem já tenha sido aberta, sendo ruins de comer mesmo ainda estando dentro do prazo.
  • Tapioca: dizer que tapioca vencida faz mal é subjetivo, porém, com o tempo a farinha acaba perdendo as propriedades, o que torna difícil utilizá-la na culinária.
  • Sal e açúcar: esses alimentos não são perecíveis e nunca vencem, é apenas necessário guardá-los de forma segura.

Outros alimentos vencidos quepodem ser consumidos, porque não fazem mal à saúde se não estiverem estragados:

  • Suco em pó;
  • Polpa de tomate;
  • Chocolate;
  • Ketchup;
  • Embutidos e defumados secos;
  • Arroz;
  • Massas secas;
  • Grãos;
  • Farinha;
  • Óleo;
  • Azeite;
  • Refrigerante.

Com qualquer alimento vencido, analisar características como cor, textura, cheiro e sabor é fundamental antes de consumi-lo. Antes de jogar um alimento fora em razão da data de validade, avalie bem para conferir se o produto está estragado ou se ainda pode ser aproveitado, essa é uma forma de evitar desperdício de alimentos e também de poupar dinheiro.

Entenda abaixo alguma das principais dúvidas relacionadas ao consumo de certos alimentos vencidos.

Iogurte vencido faz mal?

Existem outros alimentos vencidos que podem ser comidos sem que representem um problema de saúde. Um deles é o iogurte, que pode ser mantido em perfeito estado várias semanas após a sua data de consumo preferente, lembrando que está composto de bactérias e demora muito para ficar ruim. Basta tirar a tampa e se o danone vencido estiver cheirando bem, não há problema em consumi-lo. A preferência é que a ingestão de iogurte vencido após o prazo de validade seja feito se a embalagem ainda estiver fechada.

Se você não consegue tomar iogurte vencido e acha que danone vencido faz mal você também pode aproveitá-lo para receitas com iogurte, como é o caso da receita de bolo de iogurte, por exemplo.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Iogurte vencido faz mal?

Ovo vencido faz mal?

O ovo vencido faz mal se estiver estragado. Sabemos que a melhor forma de manter os ovos em bom estado, principalmente quando está calor, é na geladeira. A boa notícia é que se guardar ali, estes alimentos podem ser comidos depois de vencidos, aguentando inclusive umas duas semanas além da data indicada. Por isso antes de jogá-los no lixo, pense duas vezes.

A maneira mais fácil de saber se o ovo está podre ou estragado é fazendo testes. Veja algumas ideias:

  • Teste para ver se ele boia ou afunda: quando estragado, o ovo vai perdendo água e ficando com mais ar em seu interior, fazendo com que sua densidade diminua. Com a queda da densidade do ovo, ele acavo ficando mais leve a boiando quando o colocamos em água.
  • Chacoalhando: o ovo podre costuma fazer um barulho de água quando chacoalhamos assim como quando mexemos em uma garrafa de água que não está completamente cheia.

No artigo sobre como saber se um ovo está podre explicamos como fazer outros testes e outras características facilmente identificáveis em um ovo estragado.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Ovo vencido faz mal?

Refrigerante vencido faz mal?

Os refrigerantes também estão na lista dos alimentos vencidos que podem ser consumidos, pois não é perecível. Para saber se o produto ainda está em condições de ser consumido, abra a embalagem e confira se está com a aparência normal, o que inclui gás. Se o refrigerante estiver normal e ainda com gás, pode ser consumido normalmente sem receios. Já houve até mesmo doação do produto após o prazo de vencimento autorizada pelo PROCON.[3]

O refrigerante faz parte da lista de alimentos vencidos que não costumam fazer mal quando consumidos. Mas, a regra básica também vale para qualquer refrigerante: analisar sempre cor, cheiro, textura e sabor e se a embalagem realmente estava lacrada. Caso contrário, é melhor não se arriscar a tomar um refrigerante vencido.

Essa mesma regra também vale para alimentos que estiverem lacrados. Gelatina vencida, assim como suco em pó vencido, chá e café vencido (pode perder a intensidade), tudo depende do estado do produto mas a data de validade passada não significa que o produto não possa ser consumido.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Refrigerante vencido faz mal?

Leite de caixinha vencido

Leite de caixinha vencido faz mal, ou melhor, pode fazer. Geralmente, o que acontece com o leite é que ele pode durar alguns dias a mais do que a data indicada depois de aberto. Não há segredo para saber se um leite está estragado, você rapidamente notará pela cor, cheiro, textura ou sabor. Todos os produtos que tenham leite como base, ou seja, laticínios, dever ser bem avaliados antes da ingestão pois o leite azeda facilmente e pode causar problemas para a sua saúde. Quando a pergunta é sobre os alimentos vencidos que podem ser consumidos, produtos com leite realmente devem ter atenção redobrada.

Se ele estiver apenas azedo, você pode se inspirar com alguma destas 9 ideias para aproveitar leite azedo. Quanto ao Nescau vencido ou qualquer outro achocolatado, as regras são parecidas com o chocolate ou produtos em pó, observe o aspecto e o sabor.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Leite de caixinha vencido

Queijo branco vencido faz mal?

Os queijos brancos, como o iogurte, também são elaborados através de um processo de fermentação, podendo aguentar inclusive duas semanas depois da data de consumo preferente (sempre que estejam bem fechados). Só quando ficam azedos é que é recomendável jogar no lixo pois a partir desse momento queijo vencido faz mal.

Receitas de molhos à base queijo branco

Se o queijo está bom, também vale considerá-lo como ingrediente de receitas de molhos. Os molhos são preparações semilíquidas cuja finalidade é acompanhar um prato, quer seja carnes, peixes ou outras preparações culinárias. Sua consistência pode ir de líquida a algo que se pareça a um purê. Além disso pode ser servido tanto frio como quente, dependendo da cada tipo de molho. Um molho se utiliza tanto para acompanhar determinadas comidas, como para realçar e melhorar o seu sabor. Inspire-se com algumas receitas rápidas que você pode fazer de diferentes molhos cuja base é sempre o queijo branco. Você verá que em cada uma das receitas aconselhamos um tipo de prato.

Molho com queijo branco e lavagante

Misture em uma panela 50 ml de sopa de lavagante (ou sopa de lata) com 200 g de queijo 0% de gordura e um pouco de leite e levar ao fogo brando para que se esquente e se misture bem, ao mesmo tempo que você vai mexendo com uma colher de madeira. Depois, tem de adicionar uma colher de sopa de manjericão, meia colher de chá de folhas de tomilho fresco e pimenta e deixar cozinhar durante uns minutos mais. Quando o molho ficar um pouco espesso já poderá retirar a panela do fogo. Ao servir o molho é melhor que este esteja quente. Como o seu nome indica, é um molho muito gostoso para peixes.

Molho com queijo branco de ervas

O primeiro que você tem de fazer é bater duas colheres de sopa de queijo 0% de gordura com uma colher de sopa de mostarda, uma colher de chá de vinagre de vinho, sal e pimenta. Você tem de bater com energia para que todos os ingredientes se misturem bem. Depois tem de adicionar duas colheres de sopa de água e para aromatizar o molho adicione uma colher de sopa de estragão ou de manjericão, entre outras ervas. Trata-se de um molho que se adapta a todos os pratos, mas é muito gostoso para os caranguejos e camarões.

Molho com queijo branco ao curry

Você tem de diluir uma colher pequena de curry em uma colher de sopa de água. Quando tiver o curry bem diluído, tem de misturar com 200 g de queijo 0% de gordura. Depois levar a mistura ao banho-maria e adicionar uma gema de ovo ao mesmo tempo que vai mexendo para conseguir que engrosse. Este molho é melhor servir quente, e serve para qualquer tipo de prato: carnes, peixes ou hortaliças.

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Queijo branco vencido faz mal?

Alimentos enlatados e embutidos vencidos fazem mal?

Na lista dos alimentos vencidos que podem ser consumidos estão os embutidos secos e salgados, como presunto de parma e carne seca podem durar até 2 meses após sua data de validade, quando conservados em locais secos, na sombra e embalados à vácuo.

Todo o mundo sabe que os alimentos enlatados têm uma grande duração, mas isso vai bem além da data de consumo preferente. Os alimentos enlatados têm uma duração indefinida desde que a lata não tenha golpes, não esteja torcida ou enferrujada. Apesar de não ser enlatado, nem embutido, o ketchup vencido pode ser consumido até um ano após a data de validade.

Leitura complementar: Comida enlatada faz mal para a saúde?

Alimentos que se podem comer depois de vencidos - Alimentos enlatados e embutidos vencidos fazem mal?

Chocolate vencido

O chocolate é um grande prazer para muitos, além de ser um alimento cheio de benefícios. A boa notícia é que dura bem mais do que indica na embalagem e a camada branca que às vezes se forma na superfície não é nada mais do que gordura cristalizada, por isso pode dar um bom bocado sem que a sua saúde corra risco.

Os chocolates são um dos alimentos vencidos que podem ser consumidos, porque costumam ter uma duração de até um ano, mas é sempre bom se certificar que eles não estão realmente estragados. Quanto mais tempo longe do prazo, mais atenção ao chocolate é preciso.

Dica: para preservar os ovos de Páscoa, guarde-os fora da geladeira em um local arejado e fresco.

Quando chocolate vencido faz mal: sinais

  • Sinais de mofo;
  • Cheiro diferente do esperado;
  • Sabor gorduroso ou rançoso;
  • Se esfarelando;
  • Rachaduras;

Manchas esbranquiçadas não necessariamente indicam que o chocolate esteja estragado, apesar do aspecto. Para disfarçá-las, inclui-lo em alguma receita com chocolate é uma boa ideia. Confira as sugestões abaixo:

Receitas para aproveitar chocolate vencido ou sobras

Se o seu chocolate passou nos critérios mencionados acima ou os seus chocolates acabam vencendo porque você não sabe o que fazer com as sobras, temos algumas sugestões para garantir que você use o chocolate de maneira sábia e deliciosa:

A forma mais fácil de reaproveitar um Ovo de Páscoa ou chocolate é derreter e transformá-lo em calda, recheio, cobertura de bolo ou até chocolate quente. Pedacinhos picados também pode ser usados para decorar bolos, mousses e sorvetes.

Fondue de chocolate

Para fazer um delicioso fondue de chocolate para partilhar com a família e amigos, siga os passos:

Ingredientes

  • 300 g de chocolate ao leite
  • 20 ml de leite integral
  • 50 ml de conhaque
  • Fruitas (a gosto)

Preparação

Derreta o ovo de Páscoa em banho-maria. Junte o leite integral e o conhaque. Mexa até que a textura da mistura se pareça com a de mousse. Coloque numa panela de fondue e sirva com as frutas cortadas em pedaços.

Mousse de chocolate

Quem não ama uma boa mousse de chocolate? Confira como fazer:

Ingredientes

  • 400 g de chocolate
  • 4 colheres (de sopa) de açúcar
  • 8 ovos
  • 3 colheres de whisky
  • 200 g de manteiga (sem sal)
  • Nozes ou amêndoas tostadas para decoração

Preparação

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Bata as gemas com o açúcar. Separadamente, bata as claras em neve. Misture o chocolate com as gemas de ovo. Junte o whisky e, por último, as claras em neve. Deixe repousar na geladeira e decore com as nozes ou amêndoas antes de servir.

Muffins de chocolate e abobrinha (sem glúten)

Para quem procura receitas deliciosas sem glúten, essa é uma excelente forma de reaproveitar o chocolate:

Ingredientes

  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de açúcar de coco
  • 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
  • 1 xícara de farinha (sem glúten)
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de raspas de chocolate
  • 2 ovos batidos
  • 1 xícara de abobrinha (desfiada)

Preparação

Comece por pré-aquecer o fogão a 180 º C. Numa panela pequena, coloque as raspas de chocolate do Ovo de Páscoa e o óleo de coco. Rale a abobrinha e esprema o líquido com um pano de prato. Misture o cacau em pó, a farinha, o açúcar de coco, os ovos, a abobrinha e o bicarbonato de sódio numa tigela. Mexa tudo muito bem até obter uma massa de consistência uniforme. Distribua em formas de muffins ou cupcakes e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Está pronto!

Dica: Saiba como fazer raspas de chocolate, lendo as dicas desse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que se podem comer depois de vencidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. ANVISA. Guia para Determinação de Prazos de Validade de Alimentos. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/5056443/Guia+16_2018+Prazo+de.pdf/e40032da-ea48-42ff-ba8c-a9f6fc7af7af/> Acesso em: 05/02/2019.
  2. SEBRAE. Alimentos em conserva: A sustentabilidade em potes. Disponível em: http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publica%C3%A7%C3%B5es/2016_4_ALIMENTOS-EM-CONSERVA.pdf. Acesso em: 20/08/2019.
  3. Jornal da Paraíba. PROCON autoriza doação de refrigerantes para instituição de caridade. Disponível em: http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/procon-autoriza-doacao-de-refrigerantes-vencidos-para-instituicao-de-caridade.html. Acesso em: 20/08/2019.
Bibliografia
  • ELLE AUSTRALIA. Can You Eat Stuff Past Its Expiry Date? Disponível em: <https://www.elle.com.au/health-fitness/passed-expiry-date-can-i-still-eat-it-19228/> Acesso em: 05/02/2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
73 comentários
A sua avaliação:
Alda
Gostaria de saber sobre chantilly líquido, venceu faz 30 dias, caixa fechada, pode consumir ainda?
A sua avaliação:
Janete Nascimento
Sorvete d palito vencido à 2 anos pode ser consumido?
A sua avaliação:
Yasmin
Faz mal tomar suco pasteurizado de litro após 7 meses de vencimento??
A sua avaliação:
Jane
Comi gergelim vencido há quase 1 ano. Estava com uma boa aparência. Faz mal?
A sua avaliação:
Elisa
Creme de leite em embalagem pack vencido pode ser consumido em doces que vão ao fogo?
A sua avaliação:
Jk
Tenho um pacote de biscoito fandangos vencido há 10 anos. Será que faz mal eu comer?
roberto
faz não pode comer com tranquilidade
A sua avaliação:
Ângela Maria Pinheiro
O molho para yakissoba esta com o vencimento 10/07/2021 esse molho pode ser usado
A sua avaliação:
Janete
Comer nesquike depois de 30 dias aberto faz mal, já que na embalagem manda consumir em 30 dias após aberto.?
A sua avaliação:
Monica Fernandes
Boa tarde !! Eu tenho um leite condensado com o vencimento. 08/ 2018.eu abri ele esta parecendo com um doce de leite. Experimentei e não senti goste nem cheiro ruim.
Eu posso consumir??????
Márcia
Estou na mesma situação, pois achei 4 latas de leite condensado na casa do meu namorado, duas vencidas em 2016 e duas em 2018. Eu abri uma de 2016 e está com a aparência normal. Coloquei água para ferver em uma panela e estou cozinhando, dentro das latas, porque vão ficar com consistência de doce para cortar e se tiver alguma bactéria, imagino que morram com o cozimento.
Angela
O processo de feitura do leite condensado industrializados passa por uma processo que serve de pasteurização. Assim livre de fungos e bactérias, fechado na lata por tempo superior ao vencimento se transforma em um delicioso doce de leite cremoso.. Não ha motivos para não degusta-lo
A sua avaliação:
Glauber
Boa noite comprei um fardo de macarrão espaguete fino e venceu a data dele foi dia 16/01/2021 e hoje eu vi que estava vencido isso faz mal a mim e se consumir
A sua avaliação:
Soniamaria martins
A nata esta vencida posso consumir ?
Soniamaria martins
Não entendi sua resposta , se posso utilizar a nata vencida. ?
Soniamaria martins
Sobre a nata vencida em Dezembro dia 20, posso consumir?
A sua avaliação:
Stephanie
Gostaria de saber se paçoquinha vencida faz mal?
A sua avaliação:
Nair Martinez
Ótima matéria, bem esclarecedora. Ajuda a não desperdiçar alimentos. Gostaria de saber se granola pode ser consumida depois da validade. Grata Nair
Lucas
Pode sim, qualquer grão se não estiver estragado pode ser usado apos a validade.
A sua avaliação:
Cleo
Os cafés , chás, etc em capsulas podem ser consumidos depois do vencimento?
Angela
Eles perdem um pouco do aroma e sabor mas podem ser consumidos se foram guardados em ambiente adequado e principalmente se sua embalagens não foram abertas.
A sua avaliação:
Carlos Roberto Cursino
BOLACHAS SALGADAS E RECHEADAS,PODEM SER CONSUMIDAS DEPOIS DE VENCIDAS,E QUANTO TEMPO APOS O VENCIMENTO.
A sua avaliação:
Myrella
Alho torrado enlatado faz mal vencido?
A sua avaliação:
Luis
Reparei preparei um suco de milho mas o mesmo de uma sedada tem como reaproveitar o
A sua avaliação:
eliete
Açucar se ele esta duro pode consumir? a validde ja passou
A sua avaliação:
Elisabete Guedes
Quero saber se margarina q vem nos baldes, vencida, pode ser utilizada. É 80% lipídeos, venceu em 2019. Obrigada
A sua avaliação:
Dulce
Tenho um pacote de chá de moringa com vencinento12/2019, posso toma ainda esta lacrado.
Alimentos que se podem comer depois de vencidos
1 de 7
Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Voltar ao topo da página ↑