Partilhar
Partilhar em:

Como saber se um ovo está podre

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (974 votos)
8 comentários
137 vezes partilhado
 
Como saber se um ovo está podre

Muitas vezes acontece que planeamos fazer um bolo, um biscoito ou qualquer outro prato que leve ovos e ao partirmos os ovos aparece um que se encontra em mau estado estragando todos os outros o que nos obriga a repetir todo o processo. Nesse momento surge sempre a mesma pergunta, como saber se um ovo está podre? Em umComo.com.br partilhamos consigo este truque culinário muito simples.

Também lhe pode interessar: Como saber se um ovo é fresco
Passos a seguir:
1

Lembre-se que por ter acabado de comprar uma embalagem de ovos não quer dizer que os mesmos estejam frescos por isso convém sempre assegurar-se do seu real estado seguindo estas instruções muito simples.

2

Encha um recipiente com água pela metade ou um pouco mais acima, escolha um recipiente fundo para poder avaliar mais facilmente os resultados.

3

Coloque o ovo na água, se o ovo afundar rapidamente até ao fundo ficando numa posição horizontal isso indica que o mesmo está muito fresco pelo que poderá usá-lo sem nenhum receio.

4

Se ao colocar o ovo no recipiente o ovo afundar lentamente e quando chega ao fundo permanece numa posição vertical significa que o mesmo ainda está em bom estado mas deve ser consumido rapidamente, por isso não deixe que passem mais dias para o comer.

Fonte: tricodasduas.com.br
5

Se em vez disso o ovo flutua ou não se afunda na totalidade deite-o fora porque está podre ou em mau estado e não está bom para ser consumido.

6

No prato também se pode confirmar a frescura do ovo. Quando partimos o ovo e a gema e a clara são firmes e não se expandem indica que o mesmo está fresco enquanto que se ambas as partes se expandem demasiado e a gema perde consistência quer dizer que o ovo não é "novo" como pensava.

7

Agora que já sabe ver se o ovo está podre, veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como saber se o ovo está cozido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se um ovo está podre, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Comentários (8)

Escrever comentário sobre Como saber se um ovo está podre

8 comentários
Danillo
Melhor mesmo pegar lanterna do celular e encostar no ovo, se tiver preto vai estar podre.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Danillo! Valeu pela dica!
A sua avaliação:
carlos braz
Muito interessante tomar conhecimento deste processo do ovo
JOAO
TUDO QUE BOIA NÃO TÁ BOM, ISSO EU JÁ SEI, MAS SE PEGAR UM OVO QUE ESTÁ BOIANDO E COZINHAR BASTANTE PRA ENDURECER, PODERÁ SER CONSUMIDO ASSIM MESMO? Já fiz isso com ovo meio duvidoso que tinha poucos dias de comprado e não tive nada.
Ricardo
coloco o ovo pra ser cozido, quando ferve a água, a água transborda. O que é?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Ricardo, para você saber se um ovo está ou não podre, você deve colocá-lo em um copo de água. Siga as indicações acima.
CLAUDIO BARBOSA DA SILVA
GOSTEI DESTE COMENTARIO
malu Mendes
Todos flutuaram porém depois de cozidos pareciam ótimos. E daí o que fazer com eles?
sula
Quero saber no caso de não ter sido feito esse teste e tivermos colocado ele direto pra cozimento? Qual a cor que ele deve ter e/ou aparência?
Iara
Hoje eu testei 6 ovos, pra saber se ainda estavam frescos e todos afundaram numa vasilha com água. Confiando neste teste, comecei a preparar o prato. Porém, qual não foi a minha surpresa, quando quebrei os ovos, 3 estavam completamente podres e empestaram a minha cozinha. Esse teste não é confiável.
Jeannie
Eu tambem fiz o teste e todos afundaram so que quanto eu quebrei tinha um podre e tambem empestiou a minha cozinha.

Como saber se um ovo está podre
Fonte: tricodasduas.com.br
1 de 2
Como saber se um ovo está podre