Partilhar
Partilhar em:

Como saber se um ovo está podre

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (974 votos)
8 comentários
137 vezes partilhado
 
Como saber se um ovo está podre

Muitas vezes acontece que planeamos fazer um bolo, um biscoito ou qualquer outro prato que leve ovos e ao partirmos os ovos aparece um que se encontra em mau estado estragando todos os outros o que nos obriga a repetir todo o processo. Nesse momento surge sempre a mesma pergunta, como saber se um ovo está podre? Em umComo.com.br partilhamos consigo este truque culinário muito simples.

Também lhe pode interessar: Como saber se um ovo é fresco
Instruções:
1

Lembre-se que por ter acabado de comprar uma embalagem de ovos não quer dizer que os mesmos estejam frescos por isso convém sempre assegurar-se do seu real estado seguindo estas instruções muito simples.

2

Encha um recipiente com água pela metade ou um pouco mais acima, escolha um recipiente fundo para poder avaliar mais facilmente os resultados.

3

Coloque o ovo na água, se o ovo afundar rapidamente até ao fundo ficando numa posição horizontal isso indica que o mesmo está muito fresco pelo que poderá usá-lo sem nenhum receio.

4

Se ao colocar o ovo no recipiente o ovo afundar lentamente e quando chega ao fundo permanece numa posição vertical significa que o mesmo ainda está em bom estado mas deve ser consumido rapidamente, por isso não deixe que passem mais dias para o comer.

Fonte: tricodasduas.com.br
5

Se em vez disso o ovo flutua ou não se afunda na totalidade deite-o fora porque está podre ou em mau estado e não está bom para ser consumido.

6

No prato também se pode confirmar a frescura do ovo. Quando partimos o ovo e a gema e a clara são firmes e não se expandem indica que o mesmo está fresco enquanto que se ambas as partes se expandem demasiado e a gema perde consistência quer dizer que o ovo não é "novo" como pensava.

7

Agora que já sabe ver se o ovo está podre, veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como saber se o ovo está cozido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se um ovo está podre, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Comentários (8)

Escrever comentário sobre Como saber se um ovo está podre

8 comentários
A sua avaliação:
carlos braz
Muito interessante tomar conhecimento deste processo do ovo
Jandira Nogueira
Amei as dicas
JOAO
TUDO QUE BOIA NÃO TÁ BOM, ISSO EU JÁ SEI, MAS SE PEGAR UM OVO QUE ESTÁ BOIANDO E COZINHAR BASTANTE PRA ENDURECER, PODERÁ SER CONSUMIDO ASSIM MESMO? Já fiz isso com ovo meio duvidoso que tinha poucos dias de comprado e não tive nada.
Ricardo
coloco o ovo pra ser cozido, quando ferve a água, a água transborda. O que é?
Sara Viega
Oi Ricardo, para você saber se um ovo está ou não podre, você deve colocá-lo em um copo de água. Siga as indicações acima.
CLAUDIO BARBOSA DA SILVA
GOSTEI DESTE COMENTARIO
malu Mendes
Todos flutuaram porém depois de cozidos pareciam ótimos. E daí o que fazer com eles?
sula
Quero saber no caso de não ter sido feito esse teste e tivermos colocado ele direto pra cozimento? Qual a cor que ele deve ter e/ou aparência?
Iara
Hoje eu testei 6 ovos, pra saber se ainda estavam frescos e todos afundaram numa vasilha com água. Confiando neste teste, comecei a preparar o prato. Porém, qual não foi a minha surpresa, quando quebrei os ovos, 3 estavam completamente podres e empestaram a minha cozinha. Esse teste não é confiável.
Jeannie
Eu tambem fiz o teste e todos afundaram so que quanto eu quebrei tinha um podre e tambem empestiou a minha cozinha.

Como saber se um ovo está podre
Fonte: tricodasduas.com.br
1 de 2
Como saber se um ovo está podre