menu
Partilhar

Como saber se um ovo está podre

Como saber se um ovo está podre

Muitas vezes planejamos fazer um bolo, um biscoito ou qualquer outro prato que leve ovos e ao quebrarmos os ovos eles estão estragados e isso nos obriga a repetir todo o processo. Nesse momento surge sempre a mesma pergunta, como saber tenho um ovo podre? Neste artigo do umCOMO mostramos como fazer o teste do ovo podre,como jogar o ovo podre fora e outras dúvidas relacionadas para que você não perca mais nenhuma receita por causa de um ovo estragado.

Também lhe pode interessar: Como saber se um ovo é fresco

Teste do ovo na água: ovo podre boia ou afunda?

Lembre-se que por ter acabado de comprar uma embalagem de ovos não quer dizer que eles estejam frescos. Muitas vezes, pode acontecer de vir um ovo podre, ou até mais de um, no meio dos bons. Por isso convém sempre assegurar-se do real estado antes de usá-los. Para isso você pode fazer o teste do ovo na água, seguindo estas instruções muito simples:

  1. Encha um recipiente com água fria pela metade ou um pouco mais acima, escolha um recipiente fundo para poder avaliar mais facilmente os resultados;
  2. Coloque o ovo na água, se ele chegar rapidamente até o fundo ficando numa posição horizontal isso indica que ele está muito fresco. Você poderá usá-lo sem nenhum receio;
  3. Se ao colocar o ovo no recipiente ele afundar lentamente e quando chega ao fundo permanece numa posição vertical significa que o mesmo ainda está em bom estado, mas deve ser consumido rapidamente, por isso não deixe que passem mais dias para consumi-lo;
  4. Ovo podre boia. Se em vez disso o ovo flutua ou não se afunda na totalidade, jogue fora porque está podre ou em mau estado e não está bom para ser consumido.

Por que quando o ovo podre boia?

O teste do ovo na água nada mais é que uma questão de física que está relacionada com a densidade, a massa e o volume do ovo. O ovo podre fica com mais ar e menos água do que um ovo em bom estado. Sua casca é porosa e conforme ele vai perdendo o frescor, ele perde água e ganha ar. Quando essa massa fica menor do que a água do ovo, ele flutua.

Como saber se um ovo está podre - Teste do ovo na água: ovo podre boia ou afunda?

Como saber se o ovo está estragado chacoalhando

Outra técnica conhecida, além do teste do ovo na água, para reconhecer um ovo podre antes de quebrá-lo é o barulho que ele faz quando você o chacoalha. Siga estes passos que indicam como saber se o ovo está estragado chacoalhando:

  • Ovo fresco não faz nenhum barulho quando é chacoalhado;
  • Ovo podre ao ser remexido produz um som de líquido sendo chacoalhado.

Acho que não existe nenhuma maneira mais simples que essa para saber se um ovo está podre ou não!

Como saber se o ovo está estragado depois de quebrado

Quebrar o ovo em um recipiente separado daquele em que você está preparando a receita é um procedimento que pode te poupar surpresas desagradáveis e evitar que você tenha que descartar todos os ingredientes por causa de um ovo podre. Prefira quebrar o ovo sempre em um recipiente à parte, um potinho ou um prato. Essa é uma maneira de como saber se o ovo está estragado depois de quebrado.

E aí, no prato, com o ovo já quebrado, também se pode confirmar a frescura do ovo:

  • Quando partimos o ovo e a gema e a clara são firmes e não se expandem indica que o mesmo está fresco;
  • Se ambas as partes se expandem muito e a gema perde consistência quer dizer que o ovo não é tão "novo" como pensava;
  • Outro sinal de que o ovo está podre é quando a clara está muito aguada e a gema parece que está afundada dentro dela;
  • Cheiro de ovo podre: outro aspecto inconfundível de um ovo podre quebrado é o seu cheiro forte e sulfuroso, de algo que, definitivamente, está estragado. Esse é alerta totalmente vermelho: descarte-o de imediato!

Como saber se o ovo está 'choco': teste da luz

Nem sempre os ovos precisam se descartados porque estão estragados. Podem ser que eles estejam chocos, em fase de desenvolvimento do pintinho, e, portanto, não aptos para o consumo humano. Um ovo choco pode ser identificado com os métodos descritos acima, mas também com a técnica da luz para saber se um ovo está choco:

  1. Em um ambiente escuro, acenda uma lanterna ou alguma fonte luminosa;
  2. Posicione a fonte de luz contra a casca do ovo;
  3. Se você notar veias de sangue, significa que o ovo é choco e não deve ser consumido. Descarte-o.

Como saber se o ovo está podre depois de cozido

Como saber se o ovo está podre depois de cozido? Você pode identificar alguns aspectos típicos de um ovo podre cozido:

  • Quando você partir o ovo pela metade, a gema não estará centralizada e ficará mais pela lateral do ovo.
  • Se ele estiver mais escuro ou preto, não hesite em descartá-lo.

E aproveitando que o tema é ovo cozido, se você tem dúvidas em como verificar o ponto seu ovo, veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como saber se o ovo está cozido.

Ovo frito estragado

Já no caso do ovo frito estragado, a principal característica é a clara espalhada e mais aguada e a gema mais plana e achatada. Quanto mais redondinha e centralizada estiver a gema, mais fresco é o ovo.

Como descartar ovo podre

Se você identificou o ovo estragado e não quer que a sua casa fique empesteada com o cheiro desagradável, a melhor opção de como descartar ovo podre é jogá-lo no vaso sanitário.

Se o ovo foi quebrado em alguma superfície ou no chão e você não sabe como tirá-lo dali sem fazer meleca, cubra-o com um punhado de sal para que a mistura endureça e você consiga tirá-lo com uma vassoura.

Caso o ovo podre tenha deixado um cheiro impregnado na sua cozinha, aposte em um multiuso sobre o local ou uma solução com partes iguais de água e vinagre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um ovo está podre, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Danillo
Melhor mesmo pegar lanterna do celular e encostar no ovo, se tiver preto vai estar podre.
Editor umComo.com.br
Oi Danillo! Valeu pela dica!
A sua avaliação:
carlos braz
Muito interessante tomar conhecimento deste processo do ovo
JOAO
TUDO QUE BOIA NÃO TÁ BOM, ISSO EU JÁ SEI, MAS SE PEGAR UM OVO QUE ESTÁ BOIANDO E COZINHAR BASTANTE PRA ENDURECER, PODERÁ SER CONSUMIDO ASSIM MESMO? Já fiz isso com ovo meio duvidoso que tinha poucos dias de comprado e não tive nada.
Ricardo
coloco o ovo pra ser cozido, quando ferve a água, a água transborda. O que é?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo, para você saber se um ovo está ou não podre, você deve colocá-lo em um copo de água. Siga as indicações acima.
CLAUDIO BARBOSA DA SILVA
GOSTEI DESTE COMENTARIO
malu Mendes
Todos flutuaram porém depois de cozidos pareciam ótimos. E daí o que fazer com eles?
sula
Quero saber no caso de não ter sido feito esse teste e tivermos colocado ele direto pra cozimento? Qual a cor que ele deve ter e/ou aparência?
Iara
Hoje eu testei 6 ovos, pra saber se ainda estavam frescos e todos afundaram numa vasilha com água. Confiando neste teste, comecei a preparar o prato. Porém, qual não foi a minha surpresa, quando quebrei os ovos, 3 estavam completamente podres e empestaram a minha cozinha. Esse teste não é confiável.
Jeannie
Eu tambem fiz o teste e todos afundaram so que quanto eu quebrei tinha um podre e tambem empestiou a minha cozinha.

Como saber se um ovo está podre
1 de 2
Como saber se um ovo está podre

Voltar ao topo da página