Como saber se a CARNE está ESTRAGADA - Todos os tipos
Identificar a carne estragada nem sempre é simples. As doenças transmitidas pelos alimentos, como E.coli e a salmonela são responsáveis por milhões de casos de intoxicação por ano. A maioria destes casos é resultado da ingestão de carne em mau estado. A possibilidade de ficar doente devido a uma doença transmitida por alimentos aumenta exponencialmente quanto mais velha for a carne. Saber distinguir quando a carne já não é fresca pode evitar os efeitos desagradáveis de uma intoxicação alimentar. É por isso que o umCOMO te ensina neste artigo como saber se a carne está estragada.
Validade da carne
Verifique a data em que foi embalada a carne ou o seu prazo de validade. Se a carne já tiver passado do seu prazo de validade, não a compre, não importa se o preço está muito baixo, simplesmente não a compre. Se não tiver ou não conseguir ver o prazo de validade, lote e dia em que foi embalada também não compre a carne.
Carne escura está estragada?
Não precisa de ter passado o seu prazo de validade para que esteja em mau estado, nem a cor significa que a carne esteja má:
- A carne de aves pode variar desde o branco azulado até ao amarelo.
- Em condições ideais, a carne de porco crua é cinza-rosado.
- A maioria das pessoas associa a carne picada fresca a uma cor vermelho brilhante. No entanto, esta cor vermelha não é a cor natural da carne fresca, apenas se torna assim devido à exposição ao ar. Se a carne picada fresca for embalada a vácuo e não tiver contato com oxigênio, a sua cor seria um vermelho-púrpura.
- Contrariamente à crença popular, o fato de a carne de vitela picada se ter tornado castanha, não significa que esteja má.
- A carne dos animais mais velhos é mais escura que a dos animais mais novos. E para além disso, às vezes a iluminação da loja pode causar uma reação com a cor da carne, dando-lhe uma cor castanho-avermelhada.
Cheiro de carne estragada
Cheire a carne, esta é provavelmente a forma mais fácil de saber se a carne é ruim. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer. Você pode encontrar carne picada numa loja que pareça ser fresca, mas tem um ligeiro odor. Isto poderá significar que a carne está começando a ficar ruim, ou que se utilizou monóxido de carbono durante o embalamento da carne para manter a sua cor avermelhada bonita, inclusivamente depois de se deteriorar.
De qualquer forma, não deve correr esse risco. A carne de aves de aviário tem um cheiro mais distinto quando começa a ficar má - um cheiro a podre que deverá desencorajar alguém a comê-la, inclusivamente os que têm um estômago de ferro.
Textura de carne estragada
Tome o tempo que for preciso para inspecionar a carne. A carne podre frequentemente tem uma textura viscosa, que é um sinal de que as bactérias já começaram a multiplicar-se sobre a sua superfície. A carne em mau estado, especialmente as aves, também se pode tornar pegajosa. Se vir alguma anormalidade na carne, ou se tiver zonas que estejam negras ou verdes, é sinal que os fungos já começaram a crescer. Mesmo depois de confirmar se a carne está em bom estado é extremamente importante saber como conservá-la.carne com cheiro forte.
Repare na embalagem da carne
Por mais óbvio que seja, a embalagem da carne pode dizer muito sobre o estado dela. Se você observar qualquer alteração suspeita na embalagem, desconfie e observe também os outros aspectos já citados neste artigo.
Leia também: Como saber se a carne está podre
Como saber se o fígado de boi está estragado
Por já ter uma cor escura característica e um cheiro mais marcante, muita gente fica em dúvida na hora de saber se o fígado de boi está bom ou ruim. O 'teste do dedo' é uma maneira simples e eficaz de testar o frescor da carne para além da sua cor: basta apertar a carne fresca com um dedo, se ela for macia e permanecer por um tempo 'amassadinha', isso é bom sinal.
Como saber se a linguiça está estragada
No caso dos embutidos, você pode focar em observar as seguintes característicos para saber se a linguiça está boa:
- Ranço: o cheiro rançoso e a gordura amarelada na hora do corte podem ser sinais de que aquele embutido não está bom para consumo;
- Revestimento pegajoso: a superfície mais pegajosa do que o normal pode indicar a presença de fungos;
- Manchas 'coloridas': sinais azulados, amarelados ou esverdeados têm grandes chances também de serem fungos;
- Recheio 'aerado': a tripa da linguiça costuma ser densa e compactada. Se você percebeu uma aparência aerada e que a gordura de dentro não está branca, desconfie desta carne.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a CARNE está ESTRAGADA - Todos os tipos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
Conselhos
- Deixar a carne no congelador por muito tempo não o fará perder o produto, mas mudará a sua cor e vai eliminar os nutrientes da carne. Cozinhar a carne com a queimadura do congelador frequentemente resulta numa comida de sabor amargo e seco.
- A carne mal cozida, não importa quão fresca seja, pode apresentar os mesmo riscos para os seres humanos que a carne em mau estado. Cozinhe bem as carnes para reduzir ao mínimo a probabilidade de contrair uma doença transmitida por alimentos.
- Não confie nas datas de venda da loja onde compra a carne como um indício do seu frescor, uma vez que estas datas são fáceis de manipular. Use os seus sentidos (incluindo o senso comum) para decidir se a carne é fresca ou se está em mau estado.