Partilhar

O que fazer se a comida se queima

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer se a comida se queima
Imagem: saglikvucut.com

Tinha a comida no fogo, se distraiu um momento e queimou-se? Este é um dos erros mais comuns, pois já deve ter acontecido alguma vez consigo. Se a comida queimou não desespere, ainda que não acredite, tem solução. Existe uma série de truques que podem ajudar você a recuperar e a salvar a receita. É claro que, não são aplicáveis a todos os pratos de comida, já que depende do tipo de alimento queimado. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o que fazer se a comida se queima.

Também lhe pode interessar: O que fazer se o arroz queimar
Passos a seguir:
1

Se a comida começou a queimar, mas ainda não acabou de cozinhar, troque de frigideira ou panela, com muito cuidado para evitar pegar os pedaços queimados. É muito importante que antes de fazer a mudança de recipiente não mexa a comida, já que misturaria as partes aproveitáveis com as queimadas.

2

Se o que estava cozinhando era um ensopado, cozido, etc., e faltavam poucos minutos para terminar de cozinhar, existe outro truque muito eficaz para tirar, ainda, o sabor de queimado. Depois de fazer a mudança de recipiente, acrescente um pouco de água fria, pegue dois panos limpos, molhe-os também com água fria, escorra-os, dobre um deles e coloque a panela em cima, com o outro tampe. Depois, mova a panela com cuidado como se fosse um pêndulo, isto é, de um lado para outro, não fazendo movimentos circulares. Deverá ir mudando os panos conforme forem se esquentando, já que devem estar frios. Faça este processo até que a comida acabe de fazer.

3

Se a comida queimada for lentilha, ou outros legumes, um truque muito eficaz para eliminar tanto o cheiro como o sabor de queimado é acrescentar uma folha de alface e deixar que se cozinhe mais uns cinco minutos. Prove e se ainda estiver notando o sabor de queimado, acrescente um pouco de água e deixe no fogo mais uns minutos. Verá como consegue recuperar sua comida queimada.

O que fazer se a comida se queima - Passo 3
Imagem: laslentejas.com
4

No caso de arroz queimado, o que melhor é fazer a mudança de recipiente, com cuidado para não passar as partes queimadas, cortar meia cebola e colocar uma das metades, com a parte cortada para abaixo, o mais fundo possível. Deverá cobrir a meia cebola com arroz. Tampe a panela e deixe repousar até que deixe de notar o sabor de queimado.

5

As batatas são um alimento muito absorvente, por isso também é uma boa opção para corrigir o sabor de queimado. Tanto no arroz como no ensopado, pode acrescentar pedaços de batata crua e deixar a comida repousar até que surja o efeito desejado. Depois, retire as batatas e sirva a comida como nunca tivesse se queimado.

O que fazer se a comida se queima - Passo 5
Imagem: jugandoconfogones.com
6

Para receitas que se queimaram no forno, deverá tentar retirar as partes queimadas com muito cuidado para não prejudicar os pedaços aproveitáveis. No caso de arroz e de comidas citadas anteriormente mas feitas no forno, pode aplicar os mesmos truques.

7

Quando não souber o que fazer se a comida se queimar, ponha à prova todos estes truques e recupere a sua refeição. E se o que você quer saber é como limpar uma panela queimada, não perca este artigo. Consulte também os nossos truques para limpar frigideiras e deixe todos os seus utensílios como novos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se a comida se queima, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre O que fazer se a comida se queima

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer se a comida se queima
Imagem: saglikvucut.com
Imagem: laslentejas.com
Imagem: jugandoconfogones.com
1 de 3
O que fazer se a comida se queima

Voltar ao topo da página