Conservar os ovos

Como saber se um ovo é fresco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se um ovo é fresco

Os ovos são um dos alimentos básicos e mais fáceis de encontrar na geladeira de qualquer lar. Desta forma, é um produto que exige precaução para que não caduque ou estrague, já que consumir ovos em mau estado pode derivar em doenças como a salmonelose. Deste modo, nunca deve ser preparado um ovo podre, por isso em umComo queremos explicar algumas formas para saber se um ovo é fresco.

Também lhe pode interessar: Como saber se um ovo está podre

Passos a seguir:

1

Uma das formas mais comuns de saber se um ovo é fresco consiste em metê-lo dentro de um copo de água e comprovar se se mantém no fundo ou flutua e inclusive chega à superfície. Os ovos frescos devem permanecer no fundo do copo e não subir, enquanto os ovos velhos ou inclusive estragados flutuarão.

Como saber se um ovo é fresco - Passo 1
Imagem: andapinch.wordpress.com
2

Isto se deve ao fato de que, à medida que passam os dias desde a origem do ovo, a água do interior do ovo se evapora através dos poros microscópicos da casca e faz aumentar a câmera de ar interna. Por isso, quanto mais ar no interior do ovo, mais flutuará e ficará evidente que não se trata de um ovo fresco.

3

Outro truque que responde a como saber se um ovo é fresco requer descascá-lo em um prato e comprovar sua consistência. Deste modo, os ovos frescos ao quebrá-los ficarão firmes e normalmente no centro do prato; no entanto, à medida que passam os dias, os ovos irão perdendo consistência e a gema estará mais esmaecida, quebrada ou inclusive colada à casca se o ovo estiver estragado.

Como saber se um ovo é fresco - Passo 3
Imagem: solosequenosenada.com
4

Também pode agitar o ovo ao lado de seu ouvido e escutar que ruído faz para saber se o ovo é fresco. Caso não ouça nada, o ovo é fresco, e se escutar como a gema e a clara batem contra a casca, será indício de que já passou dias desde que o ovo foi posto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um ovo é fresco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: andapinch.wordpress.com
Imagem: solosequenosenada.com
1 de 3
Como saber se um ovo é fresco