PARTILHAR

Como saber se o kefir está estragado

Como saber se o kefir está estragado

Você preparou kefir já faz algum tempo e não sabe se ainda pode consumir? Existem diversos sinais que podem mostrar que kefir estragou e não deve ser consumido. Neste artigo do umCOMO você vai aprender truques sobre como saber se o kefir está estragado ou morreu,além de saber como aproveitar o kefir azedo sem precisar se desfazer de todos os seus kefilhos queridos.

Também lhe pode interessar: Como conservar o kefir

Aparência de um kefir saudável

Em primeiro lugar, saiba que em seu aspecto e consistência normal os grãos do kefir devem ser brancos ou translúcidos e de textura elástica, apesar de um pouco lodosa, como a da foto abaixo, uma boa comparação seriam com os grãos hidratados de um sagu.

Kefir boiando

Além disso, o fato dos grãos flutuarem não deverá fazer você pensar que estão em mau estado, nem sempre significa kefir estragado. Ou seja, kefir boiando não necessariamente é um sinal de que ele está mau. Para saber, você precisa prestar atenção aos sintomas indicados no próximo parágrafo.

Como saber se o kefir está estragado - Aparência de um kefir saudável

Como saber se o kefir estragou

Todos os grãos que adquirirem um tom diferente ao branco: amarelo, marrom, rosa, etc. junto com os que não forem elásticos, deverão ser retirados do resto dos grãos que compõem o seu leite de kefir.

Outro sinal evidente de que o kefir está estragado é o cheiro; se estiver estragado terá um desagradável cheiro azedo ou podre. Deste modo, será mais fácil perceber que não está em boas condições.

Por último, se ele está esfarelando, é possível que esteja morto ou estragado. Para saber se há salvação, experimente colocá-lo sobre uma peneira, enxaguar e chacoalhar. Se os grão se aglutinam, significa que essa parte ainda pode ser recuperada em uma nova colônia que quando estiver maior, você pode até mesmo congelar para não correr o risco de ficar sem kefir.

Meu kefir não fermenta

Se o seu kefir não fermentou uma vez ou outra, não necessariamente significa que esteja estragado. Mas, se você já tentou diversas proporções e tipos de leite ou açúcar e condições de temperatura e ambiente diferentes, pode ser um sintoma de que já está mau ou sinal de que o kefir morreu.

Kefir estragado

Tanto no de leite, quando to no de água, os sinais mais fáceis de reconhecer kefir morto ou estragado são:

  • Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  • Coloração sem ser branca ou translúcida;
  • Grãos esfarelando;
  • Fungos;
  • Sem bolhas (quando é kefir de água);
  • Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

A principal diferença do kefir de leite estragado para o kefir de água estragado, são as bolinhas. Se o seu recipiente com líquido e kefir de água não tiver bolinhas de ar, significa que ele está morto ou estragado. Neste caso, nem sempre ele apresenta uma coloração ou cheiro diferente.

Como saber se o kefir está contaminado

Se todos os grãos mudaram de cor, é sintoma de que o kefir está contaminado e não é adequado para o consumo. No entanto, kefir amarelado nem sempre está estragado. Se você usou um leite mais gorduroso, a resposta pode estar aí.

Caso você tenha escolhido conservar os grãos secos, o principal sintoma do kefir deteriorado é que os grãos ficam de cor marrom ou aparecem vestígios verdes.

Sugestão: Como saber se o kefir morreu

Meu kefir coalhou, o que pode ser?

O kefir talhado nem sempre é um sinal de que ele estragou. Uma das possíveis causas é a desproporção de grãos e leite ou água e açúcar: muito líquido para poucos grãos ou ao contrário. Um kefir muito azedo, por exemplo, pode significar que há muitos grãos para pouco líquido. Essa mesma tentativa vale para aqueles casos em que o kefir não engrossa.

Kefir talhado

Se o seu kefir talhou, antes de jogar fora experimente mudar as quantidades, recomenda-se 1 colher (sopa) de grãos de kefir para cada meio litro de água. Outra dica valiosa é prestar atenção ao tempo de fermentação, em lugares de clima quente elas costuma acontecer mais rápido. Portanto, se ele fica muito tempo, pode ficar azedo. Neste caso, vale testar menos tempo na fermentação e um ambiente menos quente.

Receita: Como fazer iogurte de kefir

Como aproveitar kefir azedo

Como já comentado, o leite de kefir azedo nem sempre significa que ele está estragado (se o cheiro é de poder, sim, é kefir estragado). Se este é o seu caso, você pode usá-lo para receitas como a do cream cheese de kefir (veja como fazer) e tudo o que pedir iogurte, basta substituir pelo leite de kefir. Você também pode substituir o leite pelo kefir nessa lista de 9 ideias para aproveitar leite azedo (ricota, bolo de iogurte e até pão estão entre as ideias).

Como evitar que o kefir estrague

Antes prevenir do que remediar. Para que você não precise mais se desfazer dos seus kefilhos, existem alguns cuidados simples que farão toda a diferença e evitam que o seu kefir estrague ou morra:

  • Após lavar o seu kefir, sempre substitua o recipiente por um limpo e higienizado. Isso, inclusive, ajuda a ter um kefir menos ácido.
  • Prefira manipular o kefir sempre com objetos que não contenham ferro (plástico ou vidro, por exemplo) já que isso pode causar reações que desequilibram o processo.
  • Saiba que quanto mais grãos, mais ácido será o produto do kefir.
  • Quanto mais quente o lugar, mais os grãos do kefir se desenvolvem.
  • A higiene em todo o processo é muito importante para evitar que o kefir morra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o kefir está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
DALVA FERRARI FERNANDES
Meu kefir hoje está com corozinhos brancos, o que pode ser? Tenho que jogar fora?
A sua avaliação:
Maria Aparecida de França Silva
Amei seu artigo, li tudo.
Gostaria de saber lugares onde posso comprar.
Pqe no meu bairro não achei doadores.
Moro na penha RJ.
Um grande abraço
A sua avaliação:
Robbin
Amei o site e as dicas! Parabéns e obrigada, ajudou muito.
Elisa Mara Bernardi
Bom dia
Meu kefir ta criando uma nata estranha,será qe está estragado?
Ana Paula MONTEIRO de oliveira
Meu kefir está com umas partes rosada, ele estrago?
Gledson
Minha esposa colocou leite talhado no kefi tem algum problema
A sua avaliação:
Jose carlos caracini
Onde posso conseguir um pouquinho de kefir de leite ? Por favor me ajudem Desde já muito obrigado
A sua avaliação:
Keli Cristina do Nascimento
Oi boa noite reparei que meu kerfi está babando muito e o iogurte que sai dele também e não consigo consumir o que faco
A sua avaliação:
neusa
eu poensava que kefir azedo sempre estaria estragado, mas gostei de saber que posso aproveitar kefir de leite!
dilma campos
Meu kephir é de àgua. Faz super bolhas. Coloco 2 ameixas dentro para um litro de agua 40 grs açucar de cana e uma pitada de sal. E branco amarelado por causa das ameixas pretas muito gosto mas faz um montao de alcool. Mas tem uma consistencia que se pegamos na mao se esfarela. Serà que esta estragando?
ADRIANA
BOA NOITE MEU KEFIR ESTA COM UMA PILICULAS ESTRANHAS Parecida c nata so que e resistende .Mas aparentemente esta normal e com gosto bom, meio azedo mas normal. É norma?
angeliva
Minha mae colocou o kifer no leite ontem a noite, ela foi ver agora e ta cheio de soro, pq?
Elisabete
Fiquei algum tempo,nao sei quanto com o kefir no congelador, voltei a fazer agora e ele não aumenta mais como antes, numa semana ja tinha q doar agora nao é assim, esta na cor normal, só nao aumenta mais como antes. Será que nao esta saudavel?
Rita de Cássia
Oi
Passei um tempo sem mexer no kefir, cheguei a colocar na geladeira.ums parte de cima ficou marrom com um cheiro ruim,e outra parte debaixo estava branca cuei e coloquei leite. Se voltar a fermentação e eis grãos crescerem e ficar sem cheiro posso consumir?
Luciana
Eu acho que sim, acredito que dá para salvar o kefir. Isso porque ele não como uma fruta ou um pedaço de carne ou de pão que se estragar já era, ele é como um animal, que enquanto não morrer, pode voltar a ser saudável.
ELIDIANA
Meu kefir está parecido com leite qualhado será que está estragado....
Zuleica Lara
Boa noite! O Meu também
Maria Lélis Coelho Lelis
Meu Kefir é amarelo bem claro é normal? Moro no Ceará.
Maria Aparecida Peres Tavares Lopes
Meu kefir está com cor caramelizada. Será que está estragado?
A sua avaliação:
CRISTIANE APARECIDA LOPES DE JESUS
Bom dia! Por gentileza, alguém sabe me informar se o Kefir de água está estragado,o meu que estou cultivando,deu uma poeirinha,mas eles continuaram fermentado,pois tinha umas bolhas na superfície da água,com menos atividade,mas tinha, me disseram para trocar o açúcar,troquei e deu super certo,aí que eles fermentaram mesmo,mas no fundo ainda uma poeirinha,está ou não estragado,fico na dúvida,o de leite está a todo vapor,quando ganhei tinha um meio rosado,tirei ele e desfiz,agora só alegria,mas se alguém puder me ajudar tirando essa dúvida sobre o Kefir de água agradeço!
maria aldelena tele TELE
depois de 24 horas coa se passar de 24 horas não pode usar depois de coado pode guardar na geladeira
JEANE APARECIDA ALVARENGA

Comprei o kefir de leite e coloquei para fermentar, coloquei no recipiente plastico, deixo 24 horas . quando vou coar ele esta grosso paracendo uma coalhada. O gosto é tambem de coalhada. Ele esta estragado?
Ana Lucia
O meu kefir também ficou coalhado, achei muito estranho, pois já fiz outros e não ficaram assim, acho que apodreceram.
helen valente
você observou a data de validade do leite? porque quando usei um leite proximo a vencer,ele coalhou, mas qdo usei um com mais tempo ate vencer, ficou com aspecto de iogurte
Como saber se o kefir está estragado
1 de 2
Como saber se o kefir está estragado

Voltar ao topo da página ↑