Partilhar

Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO

Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO

Você preparou kefir já faz algum tempo e não sabe se ainda pode consumir? A verdade é que existem diversos sinais que podem mostrar que este produto está estragado e não deve ser consumido. Por isso, neste artigo do umCOMO você vai aprender truques sobre como saber se o kefir está estragado, além de saber como aproveitar o kefir azedo sem precisar se desfazer de todos os seus kefilhos queridos.

Também lhe pode interessar: Como conservar o kefir

Aparência de um kefir saudável

Em primeiro lugar, saiba que em seu aspecto e consistência normal os grãos do kefir devem ser brancos ou translúcidos e de textura elástica, apesar de um pouco lodosa, como a da foto abaixo. Além disso, o fato dos grãos flutuarem não deverá fazer você pensar que estão em mau estado. Ou seja, kefir boiando não necessariamente é um sinal de que ele está estragado. Para saber, você precisa prestar atenção aos sintomas indicados no próximo parágrafo.

Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO - Aparência de um kefir saudável

Como saber se o kefir estragou

Todos os grãos que adquirirem um tom diferente ao branco: amarelo, marrom, rosa, etc. junto com os que não forem elásticos, deverão ser retirados do resto dos grãos que compõem o seu leite de kefir. Se todos os grãos mudaram de cor, é sintoma de que o kefir está contaminado e não é adequado para o consumo.

Outro sinal evidente de que o kefir está estragado é o cheiro; se estiver estragado terá um desagradável cheiro azedo. Deste modo, será mais fácil perceber que não está em boas condições.

Por último, se ele está esfarelando, é possível que esteja morto ou estragado. Para saber se há salvação, experimente colocá-lo sobre uma peneira, enxaguar e chacoalhar. Se os grão se aglutinam, significa que essa parte ainda pode ser recuperada em uma nova colônia.

Sintomas de kefir estragado

Para os dois tipos de kefir, os sinais mais fáceis de reconhecer são:

  • Cheiro desagradável;
  • Coloração sem ser branca ou translúcida;
  • Grãos esfarelando;
  • Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

A principal diferença do kefir de leite estragado para o kefir de água estragado, são s bolinhas. Se o seu recipiente com líquido e kefir de água não tiver bolinhas de ar, significa que ele está morto ou estragado. Neste caso, nem sempre ele apresenta uma coloração ou cheiro diferente.

Caso você tenha escolhido conservar os grãos secos, o principal sintoma do kefir deteriorado é que os grãos ficam de cor marrom ou aparecem vestígios verdes.

Sugestão: Como saber se o kefir morreu

Meu kefir coalhou, o que pode ser?

O kefir talhado nem sempre é um sinal de que ele estragou. Uma das possíveis causas é a desproporção de grãos e leite ou água e açúcar: muito líquido para poucos grãos ou ao contrário. Um kefir muito azedo, por exemplo, pode significar que há muitos grãos para pouco líquido.

Se o seu kefir talhou, antes de jogar fora experimente mudar as quantidades, recomenda-se 1 colher (sopa) de grãos de kefir para cada meio litro de água. Outra dica valiosa é prestar atenção ao tempo de fermentação, em lugares de clima quente elas costuma acontecer mais rápido. Portanto, se ele fica muito tempo, pode ficar azedo. Neste caso, vale testar menos tempo na fermentação.

Receita: Como fazer iogurte de kefir

Como aproveitar kefir azedo

Como já comentado, o leite de kefir azedo nem sempre significa que ele está estragado (se o cheiro é de poder, sim, está estragado). Se este é o seu caso, você pode usá-lo para receitas como a do cream cheese de kefir (veja como fazer) e tudo o que pedir iogurte, basta substituir pelo leite de kefir. Você também pode substuir o leite pelo kefir nessa lista de 9 ideias para aproveitar leite azedo (ricota, bolo de iogurte e até pão estão entre as ideias).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO

38 comentários
A sua avaliação:
Jose carlos caracini
Onde posso conseguir um pouquinho de kefir de leite ? Por favor me ajudem Desde já muito obrigado
A sua avaliação:
Keli Cristina do Nascimento
Oi boa noite reparei que meu kerfi está babando muito e o iogurte que sai dele também e não consigo consumir o que faco
A sua avaliação:
neusa
eu poensava que kefir azedo sempre estaria estragado, mas gostei de saber que posso aproveitar kefir de leite!
dilma campos
Meu kephir é de àgua. Faz super bolhas. Coloco 2 ameixas dentro para um litro de agua 40 grs açucar de cana e uma pitada de sal. E branco amarelado por causa das ameixas pretas muito gosto mas faz um montao de alcool. Mas tem uma consistencia que se pegamos na mao se esfarela. Serà que esta estragando?
ADRIANA
BOA NOITE MEU KEFIR ESTA COM UMA PILICULAS ESTRANHAS Parecida c nata so que e resistende .Mas aparentemente esta normal e com gosto bom, meio azedo mas normal. É norma?
angeliva
Minha mae colocou o kifer no leite ontem a noite, ela foi ver agora e ta cheio de soro, pq?
Elisabete
Fiquei algum tempo,nao sei quanto com o kefir no congelador, voltei a fazer agora e ele não aumenta mais como antes, numa semana ja tinha q doar agora nao é assim, esta na cor normal, só nao aumenta mais como antes. Será que nao esta saudavel?
Rita de Cássia
Oi
Passei um tempo sem mexer no kefir, cheguei a colocar na geladeira.ums parte de cima ficou marrom com um cheiro ruim,e outra parte debaixo estava branca cuei e coloquei leite. Se voltar a fermentação e eis grãos crescerem e ficar sem cheiro posso consumir?
ELIDIANA
Meu kefir está parecido com leite qualhado será que está estragado....
Zuleica Lara
Boa noite! O Meu também
Maria Lélis Coelho Lelis
Meu Kefir é amarelo bem claro é normal? Moro no Ceará.

Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO
1 de 2
Como saber se o KEFIR está ESTRAGADO

Voltar ao topo da página