Partilhar
Partilhar em:

Como saber se o kefir está estragado

Como saber se o kefir está estragado

Você preparou kefir já faz algum tempo e não sabe se ainda pode consumir? A verdade é que existem diversos sinais que podem mostrar que este produto está estragado e não deva ser consumido. Por isso, em umComo queremos oferecer estes truques sobre como saber se o kefir está estragado e convidamos você a explicar a sua experiência com o leite de kefir para a gente, através dos comentários.

Também lhe pode interessar: Como saber se kefir morreu
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, saiba que em seu aspecto e consistência normal os grãos do kefir devem ser brancos e de textura elástica, apesar de um pouco lodosa. Além disso, o fato dos grãos flutuarem não deverá fazer você pensar que estão em mau estado.

2

No entanto, todos os grãos que adquirirem um tom diferente ao branco: amarelo, marrom, rosa, etc. junto com os que não forem elásticos, deverão ser retirados do resto dos grãos que compõem o seu leite de kefir. Se todos os grãos mudaram de cor, é sintoma de que o kefir se estragou e não é adequado para o consumo.

3

Outro sinal evidente de que o kefir está estragado é o cheiro; se estiver estragado terá um desagradável cheiro azedo. Deste modo, será mais fácil perceber que não está em boas condições.

4

Caso tenha escolhido conservar os grãos secos, o principal sintoma do kefir deteriorado é que os grãos ficam de cor marrom ou aparecem vestígios verdes.

Veja também: Como cuidar de kefir

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o kefir está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (12)

Escrever comentário sobre Como saber se o kefir está estragado

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Rosana Romano
Por favor,gostaria de saber se "perdi" meu Kefir; o mesmo ficou na geladeira, com leite ,por mais ou menos 10 dias (sai numa emergência e não lembrei),agora voltei e vi que ele está ressecado,de cor um pouco bege. Lavei o mesmo,coloquei no leite novamente; mas gostaria de saber se ainda pode ser consumido,caso ele venha se recuperar. Grata pela ajuda/esclarecimento. (tenho o intestino muuuito sensível e também cirurgiado há uns seis anos,por isso preciso de ajuda pra ver se pode usar esse ou terei que tentar conseguir outro; acho que vale ressaltar que não senti cheiro algum nele)
A sua avaliação:
dirceu paes de almeida
eu gosto muito do kefir pode mandar todos comentarios
ROSILANE FIGUEIREDO DA SILVA
Boa tarde meu nome é Rosilane. Gostaria de tirar uma dúvida. meu Kefir de leite esta semana quando fui coar na peneira ele esta com uma baba muito grande e grossa isto é normal? meu kefir não esta crescendo estao meio amarelados e parece que esta esfarelando. como posso saber se eles estão morrendo. Aguardo respostas. Abraços.
Maria José Vieira
Meu Kefir é de leite e tem apresentado umas partes rosadas? Está estragado? Pq acontece isto?
Maria da Conceição Pereira
meu kefir esta com uma baba, que antes não tinha, continua branquinho, parece estar normal, apenas babando muito.
Emilia Mattos
Cultivo o kefir a quase 2 meses, já fiz doação de 5 mudas e agora apareceu algo com o se fosse uma pele branquinha, com um pouco de elasticidade, tem várias delas. O que é isso? Está estragando? Devo jogar tudo fora? Obrigada.
A sua avaliação:
Maria Cicera de Lima
como preparar meu kefir com leite de côco?
A sua avaliação:
Niumar xavier
kefir de agua esta com muita espuma esta morto
A sua avaliação:
LEILA MARGARETE WALTRICK waltrick
Olá ! tudo bem ?fui viajar e deixei meu kefir fora da geladeira durante uma semana com leite.Quando voltei joguei água para ver qual a cor dele .Observei que tinha uma gosma transparente agarrada neles. Infelizmente tive que jogar fora por precaução .
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Leila! Fez bem, melhor assim. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Priscila Amaral
Após 24h o leite continua normal, o que se dá entende sobre isso. Estragou? Devo jogalo fora?
Claudia Thomaz
Se vc recebeu o seu kefir congelado ou desidratado ele leva dias para ser reativado. A princípio se recomenda colocar só leite o suficiente para cobrir os grãos e de 12 em 12 h trocar o leite, até que eles engrosse o seu leite. Aí estão reativados.
Juliana
Priscila / Cláudia Estou c o mesmo problema há uma semana, troco o leite e deixo e o leite continua do mesmo jeito, é normal demorar tanto tempo p voltar? Ontem conversei em um blog e ele disse que depois do primeiro dia de descongelado a proporção deve ser 15g de grãos p 500 ml de leite e por isso o meu não voltou ainda e pediu p fazer na proporção e deixar 48 que voltará a fermentar, eu fiz, porém não concordo pq no passado qdo cultivava sempre fiz c pouco leite e sempre deu certo. Já perdi 5 litros de leite até o momento

Como saber se o kefir está estragado
Como saber se o kefir está estragado