Kefir

Como cuidar de kefir - todos os tipos

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 26 janeiro 2018
Como cuidar de kefir - todos os tipos

O kefir é um alimento probiótico originário do Cáucaso - em sua origem, a palavra significa bem viver. E realmente o kefir melhora muito a vida de quem o consome: por suas propriedades reguladoras da flora intestinal, ele torna a digestão mais fácil e auxilia na regulação do intestino, diminuindo a sensação de estufamento. Além disso, as “bactérias do bem” presentes no kefir ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças. Normalmente, obtém-se o kefir por doação e seu cultivo se dá na água ou no leite. Mas surge a seguinte dúvida: como cuidar de kefir? Confira o guia umCOMO especialmente elaborado para responder essa questão.

Índice

  1. Como cuidar de kefir de leite
  2. Como cuidar de kefir de água
  3. Como cuidar de kefir congelado

Como cuidar de kefir de leite

  • Cuidar de kefir de leite é fácil, mas exige tomar algumas precauções. Sabemos que essa é uma das formas de cultivo mais comuns. Se você tem dúvidas sobre o preparo do kefir, confira nosso artigo como fazer kefir de leite.
  • Após preparar o kefir, cubra-o com um pano limpo ou um voal. Isso evita que moscas coloquem ovos na bebida e contaminem o kefir. Também evite deixá-lo fermentando junto à frutas, pois elas atraem pequenos insetos como formigas e mosca da banana.
  • Mantenha o recipiente de cultivo do kefir sempre limpo, lavando com sabão neutro ou esterilizando-o, se possível. Eventualmente, também é preciso lavar os grãos - o momento adequado é quando entre eles surge uma “liga”, o que indica que um dos microrganismos que compõem o kefir está se multiplicando exageradamente. Para cuidar de kefir de leite, lave-o com leite gelado, nunca quente, pois o calor mata o kefir.
  • Pode-se utilizar qualquer tipo de leite para cuidar do kefir, desde o integral ao desnatado. É importante que esse leite seja trocado mensalmente, caso você não esteja consumindo a bebida com regularidade. Para aproveitar melhor as propriedades deste probiótico, descubra como fazer iogurte de kefir.
Como cuidar de kefir - todos os tipos - Como cuidar de kefir de leite

Como cuidar de kefir de água

O kefir de água é muito saboroso e é como um “refrigerante natural” - o processo de fermentação produz borbulhas e torna a água naturalmente gaseificada. O kefir de água atua melhorando o sistema imunológico, regulando o intestino e fornecendo mais disposição a quem o consome.

É necessário tomar algumas medidas para cuidar de kefir de água:

  • O metal cria um campo elétrico que pode alterar o pH da bebida, portanto não manuseie o kefir com objetos metálicos.
  • Os produtos químicos adicionados à água da torneira, como o cloro e flúor, são danosos aos microrganismos que compõem o kefir. Portanto, para cuidar de kefir de água, utilize sempre água mineral. Troque-a de três em três dias.
  • O kefir de água precisa de açúcar para fermentar. Dê preferência à um açúcar de boa qualidade e natural, como o açúcar mascavo orgânico, pois ele adicionada mais nutrientes à bebida. Deve-se evitar o açúcar branco refinado.
  • Para cuidar de kefir de água, evite guardá-lo na geladeira durante o processo de fermentação. Dê preferência a locais escuros, como dentro de um armário. Se você suspeita que o seu kefir não está bom para consumo, confira como saber se o kefir está estragado.

Como cuidar de kefir congelado

Cuidar de kefir congelado é uma tarefa simples e fundamental para manter sua colônia. As bactérias do kefir não morrem no frio, apenas ficam adormecidas. Dessa forma, você sempre terá uma colônia reserva para doações ou para substituir a sua original, caso algo dê errado.

Para cuidar de kefir congelado, você irá precisar de:

  • Uma colher de sopa de kefir em grãos
  • Recipiente para armazenamento (sacola plástica, pote de vidro ou plástico, etc)
  1. Coloque os grãos de kefir no recipiente escolhido. Anote no próprio recipiente o tipo de kefir (água ou leite) e a data de congelamento. Dessa forma, obtém-se um controle melhor.
  2. Para descongelar o kefir, retire-o do congelador e deixe em temperatura ambiente até amolecer.
  3. Após esse processo, adicione o leite ou a água adoçada (dependendo do tipo de kefir escolhido).
  4. Retire os grãos e renove a água/leite a cada doze horas, até o kefir voltar a fermentar - esse processo pode ser um pouco demorado, mas não desanime, afinal, o que não faltam ao kefir são benefícios incríveis para a nossa saúde.

Dica: Saiba mais sobre este procedimento no artigo como congelar kefir de leite - segredos para conservar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de kefir - todos os tipos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Compartilhe seu kefir doando-o para amigos, parentes e vizinhos. Desse modo você ajuda a transmitir saúde e qualidade de vida para toda a sua comunidade!
Bibliografia
  • kefiresaude.com.br/manual-completo-de-cuidados-com-kefir-de-agua
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
antonio carlos gonçalves
Boa dia Meu kefir de leite está muito granulado, mas sem qualquer odor. Ao colocá-lo para produzir o iogurte, ocorre uma separação, ficando uma parte líquida amarelada em baixo e na parte superior do vidro os grumos do kefir, como se estivessem fermentando / coalhado. e para coá-lo há necessidade de mexer com colher de plástico para misturar o liquido com a pate sólida superior. Pergunto, isso é normal ou o meu kefir morreu? Há como recuperálo?
Valceny
Ganhei de uma cunhada,tomo todos os dias ,mas não sabia nada sobre o kefir.Seus comentáios foram de grande valia p mim.Amei.Muito obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Valceny! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
Elizabeth Ramos
onde devo guardar meu kefir q esta sendo cultivado,recebi varias informaçoes,qual a certa?No armario escuro / em cima da pia da cozinha ou na geladeira?
Probioticos Brasil
Boas orientações! Nosso site tem um cadastro de Doadores de Probióticos em todo o Brasil: Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Kombucha do Himalaia, Jun, Skyr, Iogurte Cáspio, Filmjölk, Viili, Bulgaricus, Amasi, Buttermilk, Piima, Langfil, Yonah Schimmel. Acesse o site, encontre o seu Estado e entre em contato com o doador mais próximo de você. http://www.probioticosbrasil.com.br/
1 de 2
Como cuidar de kefir - todos os tipos