Partilhar

Como cuidar de kefir - todos os tipos

Como cuidar de kefir - todos os tipos

O kefir é um alimento probiótico originário do Cáucaso - em sua origem, a palavra significa bem viver. E realmente o kefir melhora muito a vida de quem o consome: por suas propriedades reguladoras da flora intestinal, ele torna a digestão mais fácil e auxilia na regulação do intestino, diminuindo a sensação de estufamento. Além disso, as “bactérias do bem” presentes no kefir ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças. Normalmente, obtém-se o kefir por doação e seu cultivo se dá na água ou no leite. Mas surge a seguinte dúvida: como cuidar de kefir? Confira o guia umCOMO especialmente elaborado para responder essa questão.

Como cuidar de kefir de leite

  • Cuidar de kefir de leite é fácil, mas exige tomar algumas precauções. Sabemos que essa é uma das formas de cultivo mais comuns. Se você tem dúvidas sobre o preparo do kefir, confira nosso artigo como fazer kefir de leite.
  • Após preparar o kefir, cubra-o com um pano limpo ou um voal. Isso evita que moscas coloquem ovos na bebida e contaminem o kefir. Também evite deixá-lo fermentando junto à frutas, pois elas atraem pequenos insetos como formigas e mosca da banana.
  • Mantenha o recipiente de cultivo do kefir sempre limpo, lavando com sabão neutro ou esterilizando-o, se possível. Eventualmente, também é preciso lavar os grãos - o momento adequado é quando entre eles surge uma “liga”, o que indica que um dos microrganismos que compõem o kefir está se multiplicando exageradamente. Para cuidar de kefir de leite, lave-o com leite gelado, nunca quente, pois o calor mata o kefir.
  • Pode-se utilizar qualquer tipo de leite para cuidar do kefir, desde o integral ao desnatado. É importante que esse leite seja trocado mensalmente, caso você não esteja consumindo a bebida com regularidade. Para aproveitar melhor as propriedades deste probiótico, descubra como fazer iogurte de kefir.
Como cuidar de kefir - todos os tipos - Como cuidar de kefir de leite

Como cuidar de kefir de água

O kefir de água é muito saboroso e é como um “refrigerante natural” - o processo de fermentação produz borbulhas e torna a água naturalmente gaseificada. O kefir de água atua melhorando o sistema imunológico, regulando o intestino e fornecendo mais disposição a quem o consome.

É necessário tomar algumas medidas para cuidar de kefir de água:

  • O metal cria um campo elétrico que pode alterar o pH da bebida, portanto não manuseie o kefir com objetos metálicos.
  • Os produtos químicos adicionados à água da torneira, como o cloro e flúor, são danosos aos microrganismos que compõem o kefir. Portanto, para cuidar de kefir de água, utilize sempre água mineral. Troque-a de três em três dias.
  • O kefir de água precisa de açúcar para fermentar. Dê preferência à um açúcar de boa qualidade e natural, como o açúcar mascavo orgânico, pois ele adicionada mais nutrientes à bebida. Deve-se evitar o açúcar branco refinado.
  • Para cuidar de kefir de água, evite guardá-lo na geladeira durante o processo de fermentação. Dê preferência a locais escuros, como dentro de um armário. Se você suspeita que o seu kefir não está bom para consumo, confira como saber se o kefir está estragado.

Como cuidar de kefir congelado

Cuidar de kefir congelado é uma tarefa simples e fundamental para manter sua colônia. As bactérias do kefir não morrem no frio, apenas ficam adormecidas. Dessa forma, você sempre terá uma colônia reserva para doações ou para substituir a sua original, caso algo dê errado.

Para cuidar de kefir congelado, você irá precisar de:

  • Uma colher de sopa de kefir em grãos
  • Recipiente para armazenamento (sacola plástica, pote de vidro ou plástico, etc)
  1. Coloque os grãos de kefir no recipiente escolhido. Anote no próprio recipiente o tipo de kefir (água ou leite) e a data de congelamento. Dessa forma, obtém-se um controle melhor.
  2. Para descongelar o kefir, retire-o do congelador e deixe em temperatura ambiente até amolecer.
  3. Após esse processo, adicione o leite ou a água adoçada (dependendo do tipo de kefir escolhido).
  4. Retire os grãos e renove a água/leite a cada doze horas, até o kefir voltar a fermentar - esse processo pode ser um pouco demorado, mas não desanime, afinal, o que não faltam ao kefir são benefícios incríveis para a nossa saúde.

Dica: Saiba mais sobre este procedimento no artigo como congelar kefir de leite - segredos para conservar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de kefir - todos os tipos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Compartilhe seu kefir doando-o para amigos, parentes e vizinhos. Desse modo você ajuda a transmitir saúde e qualidade de vida para toda a sua comunidade!
Bibliografia
  • kefiresaude.com.br/manual-completo-de-cuidados-com-kefir-de-agua

Escrever comentário sobre Como cuidar de kefir - todos os tipos

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
antonio carlos gonçalves
Boa dia Meu kefir de leite está muito granulado, mas sem qualquer odor. Ao colocá-lo para produzir o iogurte, ocorre uma separação, ficando uma parte líquida amarelada em baixo e na parte superior do vidro os grumos do kefir, como se estivessem fermentando / coalhado. e para coá-lo há necessidade de mexer com colher de plástico para misturar o liquido com a pate sólida superior. Pergunto, isso é normal ou o meu kefir morreu? Há como recuperálo?
Valceny
Ganhei de uma cunhada,tomo todos os dias ,mas não sabia nada sobre o kefir.Seus comentáios foram de grande valia p mim.Amei.Muito obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Valceny! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
Elizabeth Ramos
onde devo guardar meu kefir q esta sendo cultivado,recebi varias informaçoes,qual a certa?No armario escuro / em cima da pia da cozinha ou na geladeira?
Probioticos Brasil
Boas orientações! Nosso site tem um cadastro de Doadores de Probióticos em todo o Brasil: Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Kombucha do Himalaia, Jun, Skyr, Iogurte Cáspio, Filmjölk, Viili, Bulgaricus, Amasi, Buttermilk, Piima, Langfil, Yonah Schimmel. Acesse o site, encontre o seu Estado e entre em contato com o doador mais próximo de você. http://www.probioticosbrasil.com.br/

Como cuidar de kefir - todos os tipos
1 de 2
Como cuidar de kefir - todos os tipos

Voltar ao topo da página