Como saber se o kefir está estragado

Como saber se o kefir está estragado

Você preparou kefir já faz algum tempo e não sabe se ainda pode consumir? Existem diversos sinais que podem mostrar que kefir estragou e não deve ser consumido. Neste artigo do umCOMO você vai aprender truques sobre como saber se o kefir está estragado ou morreu,além de saber como aproveitar o kefir azedo sem precisar se desfazer de todos os seus kefilhos queridos.

Aparência de um kefir saudável

Em primeiro lugar, saiba que em seu aspecto e consistência normal os grãos do kefir devem ser brancos ou translúcidos e de textura elástica, apesar de um pouco lodosa, como a da foto abaixo, uma boa comparação seriam com os grãos hidratados de um sagu.

Kefir boiando

Além disso, o fato dos grãos flutuarem não deverá fazer você pensar que estão em mau estado, nem sempre significa kefir estragado. Ou seja, kefir boiando não necessariamente é um sinal de que ele está mau. Para saber, você precisa prestar atenção aos sintomas indicados no próximo parágrafo.

Como saber se o kefir estragou

Todos os grãos que adquirirem um tom diferente ao branco: amarelo, marrom, rosa, etc. junto com os que não forem elásticos, deverão ser retirados do resto dos grãos que compõem o seu leite de kefir.

Outro sinal evidente de que o kefir está estragado é o cheiro; se estiver estragado terá um desagradável cheiro azedo ou podre. Deste modo, será mais fácil perceber que não está em boas condições.

Por último, se ele está esfarelando, é possível que esteja morto ou estragado. Para saber se há salvação, experimente colocá-lo sobre uma peneira, enxaguar e chacoalhar. Se os grão se aglutinam, significa que essa parte ainda pode ser recuperada em uma nova colônia que quando estiver maior, você pode até mesmo congelar para não correr o risco de ficar sem kefir.

Meu kefir não fermenta

Se o seu kefir não fermentou uma vez ou outra, não necessariamente significa que esteja estragado. Mas, se você já tentou diversas proporções e tipos de leite ou açúcar e condições de temperatura e ambiente diferentes, pode ser um sintoma de que já está mau ou sinal de que o kefir morreu.

Kefir estragado

Tanto no de leite, quando to no de água, os sinais mais fáceis de reconhecer kefir morto ou estragado são:

  • Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  • Coloração sem ser branca ou translúcida;
  • Grãos esfarelando;
  • Fungos;
  • Sem bolhas (quando é kefir de água);
  • Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

A principal diferença do kefir de leite estragado para o kefir de água estragado, são as bolinhas. Se o seu recipiente com líquido e kefir de água não tiver bolinhas de ar, significa que ele está morto ou estragado. Neste caso, nem sempre ele apresenta uma coloração ou cheiro diferente.

Como saber se o kefir está contaminado

Se todos os grãos mudaram de cor, é sintoma de que o kefir está contaminado e não é adequado para o consumo. No entanto, kefir amarelado nem sempre está estragado. Se você usou um leite mais gorduroso, a resposta pode estar aí.

Caso você tenha escolhido conservar os grãos secos, o principal sintoma do kefir deteriorado é que os grãos ficam de cor marrom ou aparecem vestígios verdes.

Sugestão: Como saber se o kefir morreu

Meu kefir coalhou, o que pode ser?

O kefir talhado nem sempre é um sinal de que ele estragou. Uma das possíveis causas é a desproporção de grãos e leite ou água e açúcar: muito líquido para poucos grãos ou ao contrário. Um kefir muito azedo, por exemplo, pode significar que há muitos grãos para pouco líquido. Essa mesma tentativa vale para aqueles casos em que o kefir não engrossa.

Kefir talhado

Se o seu kefir talhou, antes de jogar fora experimente mudar as quantidades, recomenda-se 1 colher (sopa) de grãos de kefir para cada meio litro de água. Outra dica valiosa é prestar atenção ao tempo de fermentação, em lugares de clima quente elas costuma acontecer mais rápido. Portanto, se ele fica muito tempo, pode ficar azedo. Neste caso, vale testar menos tempo na fermentação e um ambiente menos quente.

Receita: Como fazer iogurte de kefir

Como aproveitar kefir azedo

Como já comentado, o leite de kefir azedo nem sempre significa que ele está estragado (se o cheiro é de poder, sim, é kefir estragado). Se este é o seu caso, você pode usá-lo para receitas como a do cream cheese de kefir (veja como fazer) e tudo o que pedir iogurte, basta substituir pelo leite de kefir. Você também pode substituir o leite pelo kefir nessa lista de 9 ideias para aproveitar leite azedo (ricota, bolo de iogurte e até pão estão entre as ideias).

Como evitar que o kefir estrague

Antes prevenir do que remediar. Para que você não precise mais se desfazer dos seus kefilhos, existem alguns cuidados simples que farão toda a diferença e evitam que o seu kefir estrague ou morra:

  • Após lavar o seu kefir, sempre substitua o recipiente por um limpo e higienizado. Isso, inclusive, ajuda a ter um kefir menos ácido.
  • Prefira manipular o kefir sempre com objetos que não contenham ferro (plástico ou vidro, por exemplo) já que isso pode causar reações que desequilibram o processo.
  • Saiba que quanto mais grãos, mais ácido será o produto do kefir.
  • Quanto mais quente o lugar, mais os grãos do kefir se desenvolvem.
  • A higiene em todo o processo é muito importante para evitar que o kefir morra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o kefir está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.