PARTILHAR

11 ideias para aproveitar leite azedo

11 ideias para aproveitar leite azedo

É bem possível que você já tenha passado pela experiência de perceber que o leite azedou na geladeira - isso pode acontecer por diversas razões, seja porque você não observou a data de validade ou simplesmente comprou uma quantidade maior do que conseguia consumir. O azedar acontece quando o leite se acidifica mesmo sem ferver e acaba sendo misturado ao soro - mas atenção, isso não significa que está estragado. É importante saber que leite azedo não é a mesma coisa que leite estragado. Se o leite azedou enquanto estava na geladeira, ele ainda tem salvação e pode render deliciosas receitas. Logo, o que fazer com leite azedo? Para te inspirar a fazer o máximo com os alimentos, o umCOMO selecionou 11 ideias para aproveitar leite azedo.

Também lhe pode interessar: Como aproveitar o soro de leite

O que fazer com leite azedo

As receitas mais conhecidas para aproveitar leite azedo envolvem a produção de queijos caseiros.

Receitas com leite azedo

Podemos falar primeiro do mais famoso deles, que é o popular "queijinho caseiro". A receita é bem simples: basta ferver o leite em uma panela com sal a gosto e então apagar o fogo para que ele talhe.

Forre uma peneira ou um escorredor de macarrão com um pano de prato, feche o pano, tente separar um pouco o soro e então deixe descansar por umas 4 horas. Passado esse tempo, o conteúdo que sobrar dentro do tempo é queijinho caseiro. Basta guardar na geladeira. Ele acompanha muito bem torradas com pimenta e azeite.

Como fazer queijo com leite azedo

Dentre as diversas receitas com leite azedo, uma se destaca por ser particularmente deliciosa e exótica. É claro que estamos falando do queijo árabe conhecido como chancliche, que pode ser sem dúvidas uma alternativa para aproveitar leite azedo. Para produzi-lo, faça o queijinho caseiro seguindo as instruções do passo anterior e então faça bolinhas com a massa de queijo. Deixe essas bolinhas de molho em azeite, e, se quiser, pimenta e ervas, após 5 dias de molho o queijo árabe estará deliciosamente pronto para ser saboreado com torradinhas.

O que fazer com leite vencido: ricota caseira

A ricota caseira também é um derivado do leite azedo. Basta ferver o leite azedo em uma panela por 15 minutos, adicione sal a gosto e deixe descansar. Utilize um pano de prato para drenar e separar o soro e então coloque em um potinho para dar o formato de queijo e, posteriormente, desenforme. Você pode adicionar ervas frescas como hortelã ou cebolinha para dar um sabor especial a preparação.

11 ideias para aproveitar leite azedo - O que fazer com leite vencido: ricota caseira
Imagem: frangoefarofa.com.br

Como aproveitar leite azedo em pães e bolos

Quem tem o hábito de fazer pão em casa também pode substituir o leite da receita original e fazer uma receita com leite azedo, sem se preocupar com alterações ruins no sabor final do produto! Tudo indica que irá ficar uma delícia.

No entanto, se você é da turma dos bolos, existem algumas receitas onde o leite ou iogurte podem ser substituídos por leite azedo sem deixar o sabor do bolo azedo. Uma sugestão que funciona é o bolo de iogurte, basta substituir o iogurte pela mesma medida de leite azedo.

Cheesecakes são sobremesas que se adaptam muito bem ao leite azedo. O segredo é substituir o creme de leite por ele, como na tradicional receita estadunidense. A sugestão do umCOMO é tentar o cheesecake de morango. Se fizer essa receita, nos conte nos comentários como ficou o resultado!

11 ideias para aproveitar leite azedo - Como aproveitar leite azedo em pães e bolos

O que fazer com leite talhado: molho bechamel

De forma geral, o leite azedo pode substituir leite e creme de leite em pratos que tem uma consistência mais cremosa ou que tem cobertura gratinada. Tipicamente francês, o molho branco ou molho bechamel, que tem a sua base toda de leite, também é uma ótima ideia para aproveitar leite azedo. Basta utilizar o leite azedo na receita como se fosse leite normal.

Ele acompanha bem massas, em geral, como canelone, ravioli e pratos com batata.

  1. Em uma panela, derreta três colheres de sopa de manteiga.
  2. Adicione três colheres de sopa de farinha de trigo à mistura e mexa bem, por cerca de dois minutos.
  3. Adicione um litro de leite azedo gelado e mexa com um batedor de arame até que o leite comece a ferver.
  4. Com fogo baixo, deixe cozinhando por cerca de dez minutos, misturando esporadicamente.
  5. Desligue o fogo e adicione sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto.
11 ideias para aproveitar leite azedo - O que fazer com leite talhado: molho bechamel
Imagem: moinhoglobo.com.br

Omelete

Omeletes e ovos mexidos também podem ter um toque de leite azedo para ajudar na cremosidade e isso não vai interferir no sabor de uma maneira negativa.

Leitura complementar: Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Receitas com leite coalhado

Para obter o leite coalhado, é necessário ferver o leite azedo.

Coalhada com leite azedo

Assim você irá obter coalhada e soro de leite. No caso, para fazer a coalhada basta ferver o leite azedo, coar o soro de leite com uma toalha do tipo fralda e deixar que os lactobacilos façam seu papel. A coalhada fresca é uma excelente opção para saladas, utilizada como molho.

11 ideias para aproveitar leite azedo - Receitas com leite coalhado
Imagem: blog.ladaher.com.br

Receita com leite coalhado: ambrosia

A ambrosia é um doce tradicional que pode ser feito com leite coalhado, nos remetendo imediatamente para a casa de nossas avós. O doce é tão bom que seu nome faz referência à comida dos deuses gregos, que quando oferecida aos mortais poderia lhes conferir longevidade e até mesmo imortalidade.

O doce popular não possui as mesmas propriedades do mito grego, mas com certeza é muito saboroso e pode nos proporcionar bons momentos. Confira a receita de ambrosia:

  1. Em uma panela grande e alta, misture uma xícara de chá de água com uma xícara e meia de chá de açúcar. Adicione um pau de canela, dois cravos da índia e a casca de um limão.
  2. Deixe cozinhando por quinze minutos. Nesse meio tempo, bata três ovos com um garfo e os transfira para uma vasilha de tamanho maior, onde você deverá misturá-los com meio litro de leite azedo e meio limão espremido.
  3. Cozinhe a calda até atingir o ponto de "fio fino", isto é, que forme um fio fino quando você enfiar e puxar a colher. Adicione então a mistura de leite preparada anteriormente e deixe cozinhando por meia hora.
  4. Após esse período, desligue o fogo e mexa a ambrosia suavemente, transferindo-a depois para o recipiente onde será guardada. Coloque-a na geladeira e sirva em temperatura fria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 11 ideias para aproveitar leite azedo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • Uso Total dos Alimentos. O Leite Azedou? Não é Lixo! É Comida! Disponível em: https://usototal.blogspot.com/2012/07/o-leite-azedou-nao-e-lixo-e-comida.html. Publicado em 17 de julho de 2012. Acesso em 19 de março de 2020.
  • JSTOR. Ambrosia. Disponível em: <https://www.jstor.org/topic/ambrosia/>. Acesso em 19 de março de 2020.
  • GOMES, Vitora. TudoReceitas. Receita de Molho béchamel simples. Disponível em: <https://www.tudoreceitas.com/receita-de-molho-bechamel-simples-6312.html/>. Acesso em 19 de março de 2020.

Vídeos relacionados com 11 ideias para aproveitar leite azedo

1 de 3
Vídeos relacionados com 11 ideias para aproveitar leite azedo

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
regina rodrigues lolli
tenho uma caixa de leite vencida quando fervo ele talha sera possivel fazer queijo caseiro?
A sua avaliação:
Cris Prado
Olá, se o leite azedo estiver com o sabor amargo, pode ser utilizado, ou neste estágio já deve ser descartado ?
Sérgio
Estava adorando, até ver o americanismo "cheesecake". Para que essa submissão à cultura estrangeira quando é tão comum falarmos bolo de queijo????
Beatriz
O Bolo de queijo nosso é diferente da Cheesecake americana :)
Vincenzina Abbate
as dicas foram proveitosas
Fabiana
Olá!
O queijo caseiro conservado no azeite, é pra ficar fora da geladeira? qual o tempo de validade?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Fabiana. Ele deve ser conservado na geladeira e preferencialmente consumido em até 3 dias.
11 ideias para aproveitar leite azedo
Imagem: frangoefarofa.com.br
Imagem: moinhoglobo.com.br
Imagem: blog.ladaher.com.br
1 de 5
11 ideias para aproveitar leite azedo

Voltar ao topo da página ↑