Partilhar
Partilhar em:

9 ideias para aproveitar leite azedo

Passo a Passo
 
9 ideias para aproveitar leite azedo

É bem possível que você já tenha passado pela experiência de perceber que o leite azedou. Isso acontece quando ele se acidifica mesmo sem ferver e acaba sendo misturado ao soro - o que não significa que está estragado. É importante saber que leite azedo não é a mesma coisa que leite estragado. Se o leite azedou enquanto estava na geladeira, ele ainda tem salvação e pode render deliciosas receitas. Para te inspirar, o umCOMO selecionou 9 ideias para aproveitar leite azedo.

Instruções:
1

As receitas mais conhecidas para aproveitar leite azedo envolvem a produção de queijos caseiros. O mais famoso deles é o "queijinho caseiro". A receita é bem simples, basta ferver o leite em uma panela com sal a gosto e então apagar o fogo para que ele talhe.

Forre uma peneira ou um escorredor de macarrão com um pano de prato, feche o pano, tente separar um pouco o soro e então deixe descansar por umas 4 horas. Passado esse tempo, o conteúdo que sobrar dentro do tempo é queijinho caseiro. Basta guardar na geladeira. Ele acompanha muito bem torradas com pimenta e azeite.

2

O queijo árabe conhecido como chancliche é uma alternativa para aproveitar leite azedo. Para produzi-lo, faça o queijinho caseiro seguindo as instruções do passo anterior e então faça bolinhas com a massa de queijo. Deixe essas bolinhas de molho em azeite, e, se quiser, pimenta e ervas, após 5 dias de molho o queijo árabe estará deliciosamente pronto para ser saboreado com torradinhas.

3

A ricota caseira também é um derivado do leite azedo. Basta ferver o leite azedo em uma panela por 15 minutos, adicione sal a gosto e deixe descansar e deixe descansar. Utilize um pano de prato para drenar e separar o soro e então coloque em um potinho para dar o formato de queijo e desenforme.

4

Se você é da turma dos bolos, existem algumas receitas onde o leite ou iogurte podem ser substituídos por leite azedo sem deixar o sabor do bolo azedo. Uma sugestão que funciona é o bolo de iogurte, basta substituir o iogurte pela mesma medida de leite azedo.

5

Quem tem o hábito de fazer pão em casa também pode substituir o leite da receita pelo leite azedo sem se preocupar com alterações ruins no sabor final do produto!

6

Cheesecakes são sobremesas que se adaptam muito bem ao leite azedo. O segredo é subtstituir o creme de leite por ele, como na receita americana. A sugestão do umCOMO é tentar o cheesecake de morango.

7

O molho bechamel, que tem a sua base toda de leite, também é uma ótima ideia para aproveitar leite azedo. Basta utilizar o leite azedo na receita como se fosse leite normal. Ele acompanha bem massas, em geral, como canelone, ravioli e pratos com batata.

8

De forma geral, o leite azedo pode substituir leite e creme de leite em pratos que tem uma consistência mais cremosa ou que tem cobertura gratinada.

9

Omeletes e ovos mexidos também podem ter um toque de leite azedo para ajudar na cremosidade e isso não vai interferir no sabor de uma maneira negativa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 ideias para aproveitar leite azedo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre 9 ideias para aproveitar leite azedo

9 ideias para aproveitar leite azedo
1 de 4
9 ideias para aproveitar leite azedo