Partilhar
Partilhar em:

Como saber se o KEFIR MORREU - Sintomas rápidos de identificar

Os sintomas de kefir estragado e sinais de ele morreu são facilmente identificáveis, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes para saber se você ainda pode reverter a situação. Em alguns casos isso é possível. Para quem não sabe o kefir é na verdade uma colônia de microrganismos/bactérias boas para a saúde humana, sendo eles o lactobacilos e a levedura, capazes de fermentar quando associados ao leite, produzindo então uma bebida saudável e refrescante, além de todos os benefícios. Mas por ser tão utilizado pode chegar uma altura em que não dê mais para produzir o tal leite de kefir ou kefir de água. Mas então, como saber se o kefir morreu? Neste artigo do umCOMO você vai aprender a identificar isso rapidamente sem dificuldades.

Como saber se o kefir morreu (kefir de leite)

Estamos fazendo o nosso kefir, o nosso iogurte líquido com os grãos de kefir e um pouco de leite. Pegamos nos grãos e eles começam a esfarelar. Paramos um pouco e percebemos que isso não é normal, geralmente até têm uma consistência meio rija embora lodosa mas não esfarelam.

Se isso acontecer, coloque-os em uma peneira, passe água sobre eles e chacoalhe a peneira. Se eles se agruparem, significa que ainda resta esperanças, caso contrário, lamento informar mas realmente o seu kefir está morto.

Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de putrefação, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte. Está na hora de procurar outros grãos.

Como saber se o kefir de leite estragou ou morreu pelo cheiro

Outra forma de saber se ele está morto é pelo cheiro. Estamos de novo preparando tudo, o leite para colocar os grãos fermentando e eis que vamos pegar no frasco com os grãos de kefir e um cheiro nauseabundo começa a sair dali. Parece que algo morto está nesse frasco, e a verdade é que isso é cheiro de kefir morto, a colônia de microrganismos e bactérias boas está podre. Morreu.

Meu kefir coalhou, está morto?

Se você prepara um iogurte ou usa algum leite que coalhou o kefir e a aparência dele está normal, pode ser que você tenha colocado muito ou pouco leite para a quantidade de grãos. Isso pode sobrecarregar com muita lactose ou que a lactose não seja suficiente, deixando-o mais ácido ou aguado. Neste caso, experimente alterar a proporção de grãos para leite água ou trocar o tipo de leite que você está usando.

Recomenda-se a proporção de 1 colher (sopa) de grãos de kefir saudáveis para cada 1/2 litro de leite. Veja todas as informações no passo a passo de como fazer kefir de leite.

Água: como saber se meu kefir morreu

É mais fácil saber se o kefir de água estragou ou está morto. Mesmo por vezes não apresentando o cheiro azedo e podre, ele pode estar morto sem sabermos. Mas com a água é fácil identificar o estado dele. Para saber se o kefir de água está bom, basta ficar atento às bolhas de ar. Se houver formação de bolhas, o nosso kefir está bom de saúde, mas se realmente não existirem bolhas estamos perante um caso de kefir morto.

Kefir amarelado é normal?

Não. Tanto no caso do kefir de água quanto o de leite, os grãos do kefir devem ser brancos ou transparentes com consistência de bolinhas elásticas. Rosa, preto, escuro e outras colorações significam que o kefir está estragado. Se apenas alguns grãos estão assim você pode separá-los, lavar o restante e tentar recuperá-los com uma nova fermentação. Caso toda a colônia esteja em outra cor, significa que o kefir morreu.

Kefir boiando

Nem sempre os grãos de kefir flutuando ou em forma de manta são sinal de que ele estragou. Para saber, observe os outros sintomas de kefir estragado citados neste artigo.

Kefir morto fermenta?

Um dos sinais de que o kefir morreu é a demora na fermentação. Para confirmar, experimente trocar o leite ou o tipo de açúcar. Se mesmo assim ele não fermentar, significa que ele morreu. Saiba que muito tempo de fermentação também pode estragar o kefir, principalmente em lugares muito quentes. Se o seu kefir estragou na fermentação, deixe menos tempo na próxima vez até encontrar o tempo ideal para o clima da região que você mora.

Veja mais dicas em: Como saber o kefir estragou

Sintomas de kefir morto ou estragado

Como comentando neste artigo, tanto o kefir de água quanto o de leite, têm sintomas comuns que indicam que não estão bons:

  • Cheiro podre;
  • Grãos desaglutinados que se esfarelam;
  • Não fermenta mesmo após você ter trocado o leite ou o tipo de açúcar (mascavo, mel, caldo de cana, água de coco...);
  • Coloração escura, amarelada ou qualquer tom que fuja do branco ou transparente.

Para ter sempre uma reserva extra, saiba quais são os segredos para congelar o kefir de leite.

Conservando o kefir

Para evitar que o kefir morra basta deixá-lo se alimentando continuamente. Como fazer isso? É simples:

  1. Prepare um frasco de vidro ou de plástico, e nunca utilize metal para manejar o kefir. Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione um pouco de leite. Não precisa de ser a quantidade necessária para fazer a bebida. Basta um pouco de leite para que os grãos se consigam alimentar.
  2. E coloque à temperatura ambiente.
  3. Vá trocando o leite todos os dias e lavando o frasco, com sabão neutro e enxague bem, porque normalmente a água da torneira é tratada com cloro que pode matar os grãos de kefir. Se for de férias alguns dias coloque mais leite no frasco e deixe ele na geladeira.
  4. Vai diminuir a necessidade de alimento dos grãos e durarão mais tempo, cerca de uma semana, no entanto não deixe mais de 3 semanas neste estado.

Veja também: Como cuidar de kefir

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o KEFIR MORREU - Sintomas rápidos de identificar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como saber se o KEFIR MORREU - Sintomas rápidos de identificar

16 comentários
A sua avaliação:
Marcy
aaai obrigada! Pensava que meu kefir amarelado estava morto, mas consegui recuperar!
Sergio Arakaki
Eu congelei o meu kefir e depois de quase dois meses eu descongelei e coloquei primeiramente num recipiente e deixei descongelando em geladeira e depois disso eu coloquei leite o suficiente para cobrir e deixei fora da geladeira pra fazer com o kefir voltasse o normal, mas o leite apenas coalhou e não ficou na consistencia de iogurte, mas o kefir está normal, não está esfarelando como li num comentario no site da google!
LEONI KNOPIK
Tenho kefir de água com açucar mascavo, Deixo às vezes 72 hrs sem trocar. Pode? os grãos são muito pequenos e cada vez que vou coar, percebo que perco alguns desses grãos. A água fica parecida como vinagre. Não vejo a colonia crescer, sempre está na mesma proporção. Tem mais que quatro colheres de Kefir. Para cada um litro de água, duas colheres de açucar. Está certo? Estou perdendo?
Vivenfe Antunis
To muito feliz de ter obtido o kefir ta sendo muitombom,Mas Não experiencia comolidar com ele,
Cida
Meu kefir nao esta fermentado
A sua avaliação:
Tiago Oliveira
Tenho Kefir de leite, e já estão bem grandes.... Uma belezinha.... Mais não cuidei dele um dia, pois não voltei para casa qnd fui trocar o leite eles estavam em cima é em baixo tinha água, qnd fui coar estava aguado, o cheiro estava normal, mais a consistência estava estranho, será q eles morreram? Fico no aguardo...
mary
o meu tbm esta assim
fernando
Boa tarde! se eu mexer os lactobacilos com a colher de aluminio ele pode morrer?
Weber Boppre
Por gentileza, tenho uma duvida!
Incentivam fazer kefir com queijo cottage e ferve-los.
Mas quando fervemos, os micro-organismos do kefir não morrem?
obrigado pela atenção
Weber
vanderlei pinheiro dantas
meu kefir criarao larvas pretas
lusinete de oliveira
p0rque ultimamente meus kefirs estao produzindo mas fica um soro por cima do leite mesmo deixando o tempo necessario e trocando o leite todos os dias

1 de 4