Farinha de arroz

Como fazer farinha de arroz

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer farinha de arroz

Na Ásia, Japão e sul da Índia usa-se muito a farinha de arroz para preparar bolos, massas, pães. A farinha de arroz é um ótimo substituto da farinha de trigo, e não contém glúten, pode-se fazer tanto farinha de arroz branco como de arroz integral que é rico em fibras. A farinha de arroz pode ser preparada em casa, fica muito mais ecomímica do que farinha de arroz de compra, é bem fácil de fazer. Se for alérgico ao glúten ou queira iniciar uma dieta sem glúten esta é uma boa alternativa à farinha convencional.

Descubra em umComo.com.br como fazer farinha de arroz.

Vai precisar de:

  • Arroz branco ou integral
  • Robô de cozinha
  • Potinho de vidro
Também lhe pode interessar: Como fazer papel de arroz comestível

Passos a seguir:

1

Escolha um robot de cozinha que tenha a função de triturar grãos, se tiver um robot de cozinha que triture apenas líquidos, não vai ser muito eficaz no processo de produção de farinha de arroz. Exitem uns robôs baratinhos que têm essa função, se pretende fazer várias farinhas é um bom investimento.

2

Insira 1 a 4 copos de arroz dentro do seu robot de cozinha, não é aconselhável usar mais de 4 copos de arroz de uma vez, pois a sua farinha pode não ficar bem moída. Caso queira fazer uma grande quantidade de farinha de arroz repita duas vezes este processo.

Como fazer farinha de arroz - Passo 2
Imagem: maangchi.com
3

Triture os grãos gradualmente, várias vezes, quanto mais fina ficar a sua farinha, melhor serão os resultados das suas receitas. Pare quando achar que a consistência da farinha de arroz fica similar à farinha de trigo.

Como fazer farinha de arroz - Passo 3
4

Quando a farinha estiver pronta reserve-a num potinho de vidro com uma tampa bem vedável, para não entrar pós para a farinha de arroz.

A sua farinha de arroz é rica em proteínas e fibras, contendo também um alto nível de vitaminas do complexo tornando a sua dieta mais completa.

5

Pode usar a sua farinha de arroz seja para engrossar molhos e sopas ou para fazer uma pizza, pão, bolos, donuts, madalenas, crepes, e muitas outras receitas que normalmente fazemos com farinha de trigo.

Se descobriu recentemente que é intolerante ao glúten deve ter presente a lista de alimentos que contêm glúten e arranjar alternativas. Pode usar o mesmo método para criar farinha de aveia ou farinha de amêndoa.

Como fazer farinha de arroz - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de arroz, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: maangchi.com
1 de 4
Como fazer farinha de arroz