Partilhar

Como fazer donuts sem glúten

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer donuts sem glúten
Imagem: tartassingluten.com

Fazer donuts sem glúten em casa é bem mais fácil do que parece e o resultado não deixa nada a desejar aos industrializados. Atualmente podemos encontrar os ingredientes necessários sem glúten em qualquer supermercado e fazer nossas receitas favoritas aptas para celíacos. O único inconveniente é que se trata de produtos um tanto mais caros que os elaborados a partir de trigo e outros alimentos com glúten. No entanto, também são mais saudáveis e podem ser consumidos por todos os membros da família. Continue lendo esta receita de umComo e descubra como fazer donuts sem glúten.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer donuts caseiros
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer os donuts sem glúten caseiros você pode utilizar 500 gramas de farinha de panificação sem glúten ou deixar 100 gramas de farinha de arroz e dar um toque diferente. Do mesmo modo, a essência de baunilha é um ingrediente opcional que dará aos donuts um sabor mais doce. Antes de começar a elaborá-los, é muito importante retirar a manteiga da geladeira para que fique à temperatura ambiente e seja mais fácil de bater depois. Lembre que deve esquentar o leite para que esteja morno.

2

A primeira coisa que vamos fazer é misturar o fermento fresco com o leite morno, você pode fazê-lo com uma colher. Quando o fermento tiver dissolvido completamente, reserve. É importante que a mistura repouse para que adquira uma textura espumosa e os donuts aumentem seu volume.

Como fazer donuts sem glúten - Passo 2
Imagem: lapanaderiadecarmela.com
3

Agora, com um batedor elétrico ou manual, bata as gemas de ovo com o açúcar até que ambos os ingredientes se misturem completamente. Depois, adicione a manteiga e continue batendo até obter um creme homogêneo. Uma vez que o tiver, você deverá acrescentar a farinha pouco a pouco e ir misturando tudo. Para que fique mais suave, peneire a farinha previamente. Se tiver batedeira elétrica, melhor, senão é possível que você sinta um pouco de dificuldade para elaborar a massa dos donuts sem glúten.

Como fazer donuts sem glúten - Passo 3
Imagem: jugandoconfogones.es
4

Leve em consideração que a farinha sem glúten é um pouco mais difícil de trabalhar e a massa dos donuts deve ficar um pouco mais leve que a de pão, de modo que não se preocupe se levar vários minutos para você conseguir isto. Quando tiver adicionado e misturado toda a farinha, despeje a mistura de fermento e leite e continue batendo. Por isso que é importante usar a batedeira elétrica. Uma vez que todos os ingredientes estiverem misturados e você tenha conseguido uma massa homogênea, cubra o recipiente com um pano e deixe repousar de duas a três horas para dobrar seu volume.

Como fazer donuts sem glúten - Passo 4
Imagem: tartassingluten.com
5

Após este tempo, torne a bater ou amassar com as mãos a massa. Agora, polvilhe um pouco de farinha sobre a superfície que for utilizar para cortar os donuts, amasse com as mãos e estique a massa com um rolo até deixar 1 cm de espessura. Se não dispuser de molde, corte os donuts com um copo e o buraco do centro com a tampa de uma garrafa. Deixe repousarem durante uma hora para que aumentem de tamanho.

Como fazer donuts sem glúten - Passo 5
Imagem: dulceva.com
6

Depois de passar a hora de repouso, você já pode preparar uma frigideira anti-aderente e colocar óleo em abundância para esquentar. O óleo não deve cobrir os donuts totalmente, só até a metade. Não é necessário que o óleo esteja muito quente, basta apenas que adquira uma temperatura média. Você deverá fritá-los de ambos os lados até ficarem dourados. Depois, coloque-os sobre papel absorvente para retirar o excesso de açúcar e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro para servi-los.

Como fazer donuts sem glúten - Passo 6
Imagem: the350degreeoven.com
7

Outra forma de decorá-los é misturando açúcar glacê com um pouco de água. Uma vez feita a mistura, pinte os donuts com ela e deixe secar totalmente. Como você vê, elaborar donuts sem glúten é uma tarefa fácil que requer tempo para que a massa aumente seu tamanho e saiam uns doces esponjosos. Não perca a nossa receita de pão de ló sem glúten.

Como fazer donuts sem glúten - Passo 7
Imagem: celiaquines.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer donuts sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer donuts sem glúten

O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Giovani Madeira
Fiz com farinha sem gluten da amafil ficaram ótimos, leite de coco e oleo de coco
Ariane
O que seria farinha de panificação? Tem como misturar as farinhas sem glúten e fazer em casa?
Editor umComo.com.br
Oi Ariane! A farinha de panificação é a farinha usada para preparar pão. Não testamos a receita de outra forma, pelo que não podemos garantir que a receita funcione sem as medidas e ingredientes recomendados. Se você testar, por favor escreva aqui nos comentários como ficou!
UANNE
ola não ficou claro a parte que vc fala 500 de farinha de panificação ou deixar 100 de farinha de arroz. O que vc quis dizer com isso?
Editor umComo.com.br
Oi Uanne! Você tem duas opções: usar 500g de farinha de panificação ou combinar as farinhas numa proporção de 400g de farinha de panificação + 100 g de farinha de arroz.
Carla
o fermento que se refere é o mesmo usado para fazer bolos ?
Eluana Dell Agnolo
Olá, adorei a receita. GOstaria de saber se eu escolher por assá-la, como deveria proceder? Desde já agradeço. Att. Eluana
Angela
Eluana gostaria de saber se vc fez e se deu certo de assar?

Como fazer donuts sem glúten
Imagem: tartassingluten.com
Imagem: lapanaderiadecarmela.com
Imagem: jugandoconfogones.es
Imagem: tartassingluten.com
Imagem: dulceva.com
Imagem: the350degreeoven.com
Imagem: celiaquines.com
1 de 7
Como fazer donuts sem glúten

Voltar ao topo da página