Outros Carne

Como descongelar frango rápido

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. Atualizado: 13 março 2024
Como descongelar frango rápido

O frango é uma proteína animal básica dentro das dietas e, por isso, é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Ele pode ser preparado de diferentes maneiras. Na maioria dos casos, é mantido congelado com o objetivo de impedir o crescimento de anticorpos que podem eventualmente decompor a matéria.

É muito importante descongelá-lo para prepará-lo. Existem muitas maneiras de realizar esse procedimento, mas é necessário ter em mente que ele deve ser feito corretamente pois, caso contrário, você corre o risco de contrair alguma doença bacteriana.

Cada pessoa tem sua maneira específica de descongelar um frango, algumas fazem isso na geladeira, outras na pia e também há quem cozinhe o frango congelado. É por isso que, neste artigo do umCOMO, você vai aprender como descongelar frango rápido de maneira segura.

Também lhe pode interessar: Como descongelar carne rápido

Índice

  1. Como descongelar frango rápido com água fria
  2. Pode descongelar o frango no micro-ondas?
  3. Como descongelar frango na geladeira
  4. Como descongelar frango no forno
  5. Como descongelar frango com vinagre
  6. Como descongelar carne rápido
  7. O que não fazer para descongelar frango rápido

Como descongelar frango rápido com água fria

A melhor alternativa para descongelar o frango rápido é colocá-lo dentro da pia da cozinha, em um recipiente grande, e enchê-lo com água fria. Para fazer isso, você deve seguir estas etapas:

  1. Coloque o frango dentro de um recipiente grande.
  2. Encha o recipiente com água fria, de maneira que a água cubra todo o frango congelado, e deixe descansar.
  3. Certifique-se de trocar a água fria a cada meia hora.

É importante mencionar que você não deve usar água quente de forma alguma, pois com a mudança repentina de temperatura as bactérias proliferam mais facilmente. Assim, é melhor descongelar durante algum tempo.

Dessa forma, você pode descongelar o frango de maneira fácil e rápida. Se for apenas 1/2 quilo de frango, ele descongelará em cerca de uma hora e meia e, se for 1 quilo, poderá esperar cerca de três horas.

Ah, e sob qualquer desconfiança de que essa peça de frango não esteja boa, é sempre bom procurar os sinais. O artigo sobre como saber se o frango está estragado te ajudará.

Como descongelar frango rápido - Como descongelar frango rápido com água fria

Pode descongelar o frango no micro-ondas?

Muitas pessoas usam o micro-ondas para descongelar frango. Se você quiser experimentar esse método, lembre-se de seguir essas etapas:

  1. Tire a embalagem do frango;
  2. Coloque-o em um recipiente que possa ir ao microondas, assim você poderá evitar que o líquido do frango se derrame e suje o microondas;
  3. Coloque o modo de descongelar em seu microondas por um tempo breve (aproximadamente 2 minutos).
  4. Se ao tirar o frango ele ainda estiver congelado, pode repetir o procedimento sem problemas, até ficar como deseja.

Aqui te explicamos mais sobre Como descongelar no micro-ondas.

Descongelar frango no micro-ondas faz mal?

No geral, sempre é preferível descongelar os alimentos na geladeira em seu tempo natural. De acordo com instruções divulgadas pela Food Standards Agency[1], do Reino Unido, quanto mais baixas as temperaturas, mais devagar as bactérias se propagam.

Então, se você já sabe que vai usar esse frango no dia seguinte, deixe-o descongelando de um dia para o outro e assim você evita a propagação de bactérias. Só que não podemos negar que o microondas é uma alternativa para descongelar frango rápido.

Cuidados ao descongelar frango no micro-ondas

Na pressa, você pode descongelar frango no microondas, desde que siga algumas recomendações de segurança alimentar e higiene:

  • Utilize sempre a função 'descongelar' do microondas;
  • Se o frango tem instruções de descongelamento na embalagem, siga-as;
  • O ideal é descongelar no microondas logo antes de prepará-lo e comê-lo, se isso não acontecer, prepare-o e consuma em até 24 horas;
  • Esteja seguro que a sua comida está 100% descongelada antes de cozinhá-la, caso contrário, existe o risco de que bactérias nocivas sobrevivam ao processo de cocção.
Como descongelar frango rápido - Pode descongelar o frango no micro-ondas?

Como descongelar frango na geladeira

Embora seja um processo longo, você pode descongelar o frango na geladeira. É importante que os líquidos do frango não se derramem, durante o processo, no restante dos alimentos da geladeira. Assim como no caso do microondas, coloque o frango em um recipiente ou frigideira em uma das primeiras prateleiras da geladeira.

Da mesma forma, você deve estar ciente dos tempos. Um frango inteiro pode levar aproximadamente 24 horas para descongelar, mas se tiver apenas 500g ou um peso semelhante, o frango poderá levar 5 horas ou um pouco mais.

Após esse tempo, você deve remover o frango da geladeira para ver se está realmente descongelado. Para avaliar isso, faça pressão sobre ele. Caso você ainda sinta pedaços de gelo ou partes um pouco mais duras do que o normal, será necessário descongelar um pouco mais.

Depois de descongelado, ele ainda pode ser armazenado na geladeira por 1 ou 2 dias. É necessário mencionar que, uma vez descongelado, o frango não deve ser congelado novamente.

Veja mais em: Como descongelar corretamente os produtos congelados

Como descongelar frango no forno

Uma vez que um frango congelado for cozido de forma incorreta, podem ocorrer doenças bacterianas (como a salmonela, que afeta o intestino), ele deve ser bem cozido para evitar o risco, ou seja, deve ser cozido muito mais do que quando está em temperatura ambiente. Existem várias maneiras de cozinhar um frango congelado, incluindo receitas como peitos de frango, asas ou coxas de frango à milanesa ou empanadas.

Para preparar o frango assim, basta temperá-lo, passá-lo na farinha de rosca com a qual será empanado e colocá-lo no forno na temperatura indicada anteriormente e, se preferir, terminar de cozinhá-lo na chapa ou fritar na frigideira. Se você preferir tentar outra maneira de preparar essa carne, outra receita amplamente usada para cozinhar frango congelado é assá-lo no forno.

Como assar frango congelado no forno

  1. A primeira coisa que você deve fazer para assar um frango congelado é pré-aquecer o forno a 177ºC. Enquanto faz isso, coloque o frango em uma bandeja que suporte o calor;
  2. Antes de colocá-lo no forno, tempere o frango com alho, cominho, limão, cebola, entre outros ingredientes que você costuma usar;
  3. Em seguida, coloque-o no forno por 90 minutos, quando esse tempo terminar, aumente a temperatura do aparelho para 232 graus e continue assando por um período de entre 15 minutos e meia hora. Durante esse tempo, a pele do frango ficará dourada;
  4. Quando este tempo terminar, retire o frango do forno e coloque um termômetro de carne. Caso ele marque uma temperatura de 74ºC, significa que está pronto;
  5. Em seguida, deixe o frango descansar por uns 10 ou 15 minutos;
  6. Se, ao cortá-lo, você notar que a carne está com coloração vermelha ou rosada, coloque-o novamente dentro do forno por mais alguns minutos até que cozinhe completamente;
  7. Você deve ter em mente que assar um frango com mais de 2 quilos pode demorar aproximadamente três horas para que fique bem assado e livre de bactérias.

Leitura complementar: Como cortar um frango inteiro

Como descongelar frango rápido - Como descongelar frango no forno

Como descongelar frango com vinagre

Uma das técnicas às quais você pode recorrer quando se pergunta como descongelar frango rápido é usar vinagre no processo. E a técnica não pode ser mais fácil!

Basta separar a quantidade de carne que você deseja descongelar em um recipiente e adicionar vinagre. Deixe de molho por cerca de 15 minutos e, depois, retire o vinagre. Este processo acelera o descongelamento do frango porque aumenta a temperatura.

Como descongelar carne rápido

Agora, se você se pergunta como descongelar carne rápido, já sabe também as respostas, já que segue o mesmo princípio de descongelar frango.

O que você também pode fazer é cortar a carne em cubinhos, quando ela já tiver descongelado um pouco, porque isso vai acelerar o descongelamento.

O que não fazer para descongelar frango rápido

Para garantir a segurança alimentar ao descongelar frango, há algumas práticas que você deve evitar:

  • Não descongelar em temperatura ambiente: deixar o frango descongelando em temperatura ambiente pode permitir o crescimento de bactérias prejudiciais. Evite descongelar o frango deixando-o fora da geladeira.
  • Não descongelar em água quente: o uso de água quente para descongelar o frango pode causar um aumento rápido na temperatura, o que cria um ambiente propício para o crescimento bacteriano. Use água fria ou a geladeira para descongelar o frango de forma segura.
  • Não descongelar no micro-ondas por muito tempo: se você optar por usar o micro-ondas para descongelar o frango, não o deixe no micro-ondas por muito tempo, pois isso pode resultar em cozimento parcial da carne. Siga as instruções do fabricante do micro-ondas para descongelamento seguro.
  • Evite recongelar: uma vez que o frango tenha sido completamente descongelado, evite recongelá-lo. Isso pode comprometer a qualidade e segurança do alimento. Se o frango descongelado não for usado, é melhor cozinhá-lo e depois armazenar as porções cozidas na geladeira ou no freezer.

Seguindo essas precauções, você pode descongelar frango com segurança e evitar riscos à saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar frango rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. FOOD STANDARDS AGENCY. Chilling. How to chill, freeze and defrost food safely. Disponível em: <https://www.food.gov.uk/safety-hygiene/chilling#defrosting-your-food/>. Acesso em 22 de outubro de 2019.

Vídeos relacionados com Como descongelar frango rápido

1 de 3
Vídeos relacionados com Como descongelar frango rápido
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como descongelar frango rápido