Pão sem glúten

Como fazer pão sem glúten

Como fazer pão sem glúten
Imagem: deseossingluten.com

A doença celíaca é uma doença que apresenta uma anomalia nas vilosidades do intestino delgado, e produz uma intolerância ao glúten. Quando a doença celíaca é diagnosticada, solicita-se primeiramente aos afetados que mudem sua dieta imediatamente, retirando o glúten dos alimentos. E o pão é uma dessas comidas. Não obstante, os alimentos sem glúten vendidos nas lojas costumam ser caros e sempre é mais econômico fazê-los você mesmo. Por isso, neste artigo de umComo mostramos-lhe uma receita muito simples para que você saiba como fazer pão sem glúten e não deixe de comê-lo se você é celíaco.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer pão de forma
Passos a seguir:
1

Você pode fazer pão sem glúten em uma máquina de pão ou fazer a massa à mão. Esta receita deve ser feita à mão porque muitas pessoas celíacas podem não ter uma máquina de pão em casa, mas pode ser feita sem problemas de uma forma ou de outra, seguindo as instruções.

2

Lembre-se que o trigo é completamente proibido nas dietas para celíacos, de maneira que utilizaremos farinha de milho para fazer nosso pão sem glúten. Também existem outras farinhas sem glúten mas esta é mais fácil de encontrar. Primeiro misture a farinha de milho, o fermento fresco e o sal em um recipiente grande o suficiente. Se não tiver fermento fresco, utilize um pacotinho de fermento em pó sem glúten. Para misturar o fermento fresco com a farinha aconselhamos que dissolva primeiro com um pouco de água quente.

3

Quando estiver bem misturado, faça um buraco no centro, como um vulcão, e introduza pouco a pouco a água quente e o azeite. Continue mexendo até conseguir uma massa homogênea. Use uma vareta ou as mãos diretamente. Para amassar manualmente o pão para celíacos recomendamos que coloque um pouco de azeite ou farinha nas mãos para que a massa não fique colada nelas.

Como fazer pão sem glúten - Passo 3
Imagem: espacioyaromas.com
4

Agora, faça uma bola com a massa de pão de milho, tampe-a com um pano úmido e deixe-a repousar para que fermente durante 45 minutos ou 1 hora. A massa deve aumentar o dobro, quando isto acontecer volte a amassar um pouco e dê forma ao pão. Você pode fazer diferentes pãezinhos ou um único pão, como você preferir. Coloque o pão em um molde ou, se não tiver, sobre a bandeja do forno (coberta com papel de forno) e volte a cobri-los com um pano úmido. Agora, deixe-o repousar por uma hora.

Como fazer pão sem glúten - Passo 4
Imagem: schaer.com
5

Passado o tempo, esquente o forno a 200ºC, e ponha um copo com água em um dos cantos para gerar vapor. Se o seu forno conta com um programa específico para esta função, não é necessário colocar o copo. Faça alguns cortes na parte superior do pão para celíacos, introduza-o no forno e deixe que coza durante 40-45 minutos.

Como fazer pão sem glúten - Passo 5
Imagem: javierabadiasysusrecetas.com
6

Para saber se o pão sem glúten está pronto, verifique se dourou e bata suavemente na base, se tiver som oco, está pronto. Polvilhe um pouco de farinha de milho em cima ou deixe-o como está. Como você constatou, fazer pão sem glúten não é tão complicado e é bem mais econômico que comprá-lo já feito. Se não vai comê-lo imediatamente, recomendamos que o corte em fatias, se fez um único pão; ou pegue os pãezinhos e cubra-os com papel de alumínio e congele-os.

Como fazer pão sem glúten - Passo 6
Imagem: celiaquines.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pão sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
18 comentários
A sua avaliação:
Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana
Gostei muito da receita.
A sua avaliação:
Maria Camila
Boa noite! Amei a receita e precisava saber o que é glúten e onde estava presente. Parece q está na farinha trigo. Gostei agradecida.
ANA CLEIA
Por favor,tira uma duvida ,no lugar da farinha de milho ,posso usar a fécula de batata ou outra farinha q não possui glúten,queria muito fazer pão para minha filha q e celíaca,pós só acerto faze bolo,rosca ,biscoito.
Rosane Mendonça
Tenho uma receita que dá super certo, faço sempre em casa.
100g de polvilho doce
200g de farinha de aveia ou de arroz ( na minha casa, preferimos a de aveia)
2 c.sopa de azeite de oliva
3 ovos
1 c. chá de sal
1 c;chá de goma xantana ou CMC
150ml de água morna
1 c. sopa de fermento biológico seco

coloco todos os ingredientes num pote ( menos a água, pois esta vou acrescentando aos poucos enquanto bato) e bato com a batedeira por cinco minutos . coloco a massa em forma untada ou em forma de silicone. Deixo descansar por 30 min e asso em fogo médio por mais ou menos 40 min, depende do forno. As vezes adiciona na massa , antes de colocar para descansar, linhaça ou gergelin ou grãos de aveia ou nozes picadas. Costumo fazer 2 a 3 pães e congelo. Fica ótimo. Espero que gostem
elsa karimi
minha massa não cresceu, a farinha que usei foi a comum
Editor umComo.com.br
Oi Elsa! A receita indica farinha de milho.
Maria Filomena Jacinto Rodrigues
Obrigado pela receitas de pão sem glúten .Muito grata bjs !!! ((A farinha de milho é normal ?)
Editor umComo.com.br
Oi Maria Filomena! É, sim. Valeu pelo comentário :)
Zilda Maria
Boa tarde, quero fazer a receita do pão de milho, e surgiu uma dúvida, não vai ovo nesta receita?. Obrigado.
A sua avaliação:
Iza Barros
COMO FAÇO PÃO SEM GLÚTEN
A sua avaliação:
carmen veronesi
gostaria de saber que farinha de milho que usaram para fazer essa pão. Fiz com farinha de milho amarela e não deu certo
A sua avaliação:
ROSILENE MARIA HENRIQUE
achei muito bom o pao sem glutem ate porque passo mal com fermento vou tenta fazer e melhora a minha saude q esta em primeiro lugar me chamou atençao com o q vcs mostraram delicia

Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosilene! Que bom saber que a receita foi do seu agrado! Se quiser poderá encontrar mais receitinhas sem glúten aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=sem+gluten Muito obrigada pelo seu comentário :)
Sergio Pereira
Boa Noite Sara achei interessante a sua receita, tenho uma padaria em Angola e neste momento temos falta de farinha de trigo no Pais gostaria de saber se seria possivel implementar uma receita do pao em substituicao da Farinha de trigo tem alguma receita que eu possa usar?
A sua avaliação:
Luiz
Pode especificar qual tipo de farinha de milho e onde encontrar, por favor? Certamente não é de fubá
Elisete
Farinha de milho? Só conheço fubá ou creme de milho, e a massa e o pão ficou tão branco q n parece ser de fubá Alg me diz onde encontrar fr de milho?
Josita
É a mesma farinha do cuscuz, diferente do fubá ou creme de milho, a farinha de cuscuz é mais grossa, e acha no supermercado, procure embalagens que diz CUSCUZ de milho.
Elisete
Obrigada N sabia q farinha de milho era o mesmo cucuz
Cláudio Torres
A receita pode ser boa, mas a quem se destina? Para quem tem doença celíaca, sou diabético, acreditei ter haver comigo.mas... Este site é bom tem varições apresentáveis, vão em frente. Paz.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cláudio, esta receita destina-se a pessoas celíacas, ou seja, que são intolerantes ao glúten. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
nilce freese
pao sem glutem e bom para enmagrecer
Cláudio Torres
É Nilce, há mais mistérios entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia possa imaginar, não é mesmo? Há quem olhe só para a "silhueta" do corpo, o perfil é interessante, mas conheço pessoas belas que quando abrem a boca...
Marina Resende Paim
Por opção, não estou consumindo gluten. Quero saber se posso substiuir a farinha de milho, por ser transgênico, por uma outra, como a do arroz. Obrigada
Camila
Comigo deu tudo certo. muito obrigado :)
Ana Maria
Vc fez exatamente igual a receita? Acho que errei na farinha. Tive dificuldade de pesar pois não tenho balança pra cozinha, e no medidor achei que não ia dar certo. Onde vc mediu?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, você pode usar o medidor que dá na mesma ;)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Que bom saber isso Camila ;)
Ana Maria
Olá. Tentei fazer o pão mas não deu certo. A massa não liga. Não consegui amassar nem dar formato ao pão, ficou muito seco.
lilian
oi, essa receita não dá certo em maquina para fazer pão. :(
Vera Evers
Adorei esse pao sem gluten, se iver outras receitas, seria ótimo. Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Vera, nesse link você poderá ver mais receitas sem glúten: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=gluten Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Imagem: deseossingluten.com
Imagem: espacioyaromas.com
Imagem: schaer.com
Imagem: javierabadiasysusrecetas.com
Imagem: celiaquines.com
1 de 5
Como fazer pão sem glúten