Partilhar

Como fazer farinha de aveia

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer farinha de aveia
Imagem: apiterapia.com

Elaborar farinha em casa é realmente simples se dispusermos dos utensílios adequados para isso. Sobretudo para aquelas pessoas que preferem utilizar produtos alternativos ao trigo, esta técnica pode ser a solução ao alto custo econômico que representa comprar as farinhas especiais para celíacos, por exemplo, e outros produtos com uma quantidade mínima de glúten. Uma das mais populares e simples de preparar é a de aveia, além de ser nutritiva e ideal para introduzir em nossas receitas favoritas. Não pense mais e comece a poupar fazendo suas próprias farinhas. Continue lendo e descubra como fazer farinha de aveia de forma fácil e rápida.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer farinha de arroz
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Fazer farinha de aveia em casa é muito fácil e você só precisará de um ingrediente, flocos de aveia comum. É aconselhável recorrer à aveia tradicional em vez da instantânea porque a textura da farinha obtida será diferente e, em função do que queiramos elaborar com ela, esta última não servirá da mesma maneira. É importante destacar que a aveia não é um produto completamente livre de glúten, pois contém uma pequena quantidade de uma das proteínas do glúten, a avenina.

Como fazer farinha de aveia - Passo 1
Imagem: 1001consejos.com
2

Quanto aos utensílios para esfarinhá-la, o ideal é dispor de um liquidificador de alta potência por sua facilidade de uso, eficácia e comodidade. Mas, na falta dele, pode ser utilizado qualquer processador de alimentos, como uma batedeira ou triturador, ainda que o processo seja um pouco mais lento e o resultado uma farinha não tão fina. Como última opção, é possível usar um moedor de café, desde que queiramos fazer pouca quantidade de farinha, pois trata-se de um processo bem mais lento e cansativo do que os anteriores.

3

Com os flocos de aveia e o utensílio que vamos usar, já podemos começar a preparar nossa farinha caseira. A quantidade deverá ser estipulada em função de suas necessidades. Se você for precisar de um quilo de farinha, por exemplo, o mais aconselhável é fazer aos poucos se não tiver liquidificador. Assim, coloque os flocos no recipiente do liquidificador e bata durante aproximadamente dois minutos em potência máxima.

Como fazer farinha de aveia - Passo 3
Imagem: amazonaws.com
4

Se você for usar uma batedeira, ponha os flocos de aveia em um recipiente de borda alta, introduza a batedeira e cubra a parte superior com papel filme para evitar que a farinha saia e te suje. Depois, bata em velocidade média-alta até que esteja o mais fina possível. Este processo é mais demorado e pode ser que a textura não seja tão fina quanto você gostaria, mas, de qualquer jeito, o resultado é adequado. Caso você use outro processador como um triturador, será mais fácil porque não é necessário cobrir com papel.

5

Se você optar pela batedeira, o mais aconselhável é esfarinhar os flocos aos poucos se pretende obter uma quantidade grande de farinha de aveia. Como você pode ver elaborar farinhas sem glúten em casa é muito fácil e bem mais barato do que comprar já preparadas. Você pode usar esta farinha para elaborar deliciosas panquecas de aveia, bolachas ou biscoitos. E se o que você quer é conhecer outras formas de ingerir este alimento, não perca nosso artigo sobre como comer aveia.

Como fazer farinha de aveia - Passo 5
Imagem: virybo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de aveia, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer farinha de aveia

O que você achou da receita?

Como fazer farinha de aveia
Imagem: apiterapia.com
Imagem: 1001consejos.com
Imagem: amazonaws.com
Imagem: virybo.com
1 de 4
Como fazer farinha de aveia

Voltar ao topo da página