Como fazer crepes sem glúten
Com a grande quantidade de oferta de produtos sem glúten que podemos encontrar hoje em dia nos supermercados, fazer crepes aptos para celíacos é realmente simples e o resultado não deixa nada a desejar aos tradicionais de farinha de trigo. Simplesmente escolha a farinha sem glúten de que mais gostar e siga os passos desta receita simples. Não perca este artigo de umComo e descubra como fazer crepes sem glúten de forma fácil e rápida.
Ingredientes:
Passos a seguir:
A primeira coisa que vamos fazer antes de começar a elaborar nossos crepes sem glúten é preparar todos os ingredientes. Nós vamos usar farinha de arroz, mas também se pode usar a farinha de milho, de amêndoas ou de quinoa. A farinha de aveia só os celíacos com um grau muito baixo de intolerância podem usar, pois a aveia contém uma quantidade mínima de glúten. O mesmo ocorre com o leite, se você quiser que seja sem lactose pode trocar por leite de soja. Assim, observe que o fermento seja sem glúten e, se possível, em pó.
Agora que temos tudo pronto, começaremos peneirando a farinha e o fermento para que o resultado seja um crepe mais fino e liso. Para isso, você precisará de uma peneira fina e um recipiente com a capacidade suficiente. Uma vez peneirados, faça um buraco no centro e reserve.
Para continuar com a preparação da massa de crepes sem glúten você deverá bater os ovos muito bem e incorporá-los à farinha peneirada colocando-os dentro do buraco. Acrescente também o açúcar e misture tudo com um batedor manual ou espátula. Se quiser, adicione uma pitada de sal.
Reserve o recipiente anterior e em outro despeje o leite e misture-o com a manteiga. Para facilitar, derreta-a no micro-ondas uns minutos. Lembre-se que a manteiga derrete muito rápido, por isso fique de olho.
Uma vez misturado o leite com a manteiga, adicione essa mistura aos poucos ao recipiente onde tem o resto dos ingredientes e sem deixar de bater para que misturem corretamente e formem uma massa de crepes sem glúten homogênea e lisa.
Agora é a hora de cozinhá-la. Para isso, pegue uma frigideira antiaderente e do tamanho que você quiser que sejam seus crepes, pois deverá cobrir toda sua base. Ponha-a em fogo baixo e cubra-a com um pouco de manteiga para que as tortilhas não grudem. Uma vez quente, retire com muito cuidado o excesso de manteiga e despeje um pouco da massa. A massa deverá ocupar toda a base da frigideira.
Os crepes devem ser feitos em fogo baixo porque precisam de muito pouco tempo e podem queimar se a temperatura for muito elevada. Assim, quanto mais finos ficarem melhor, no entanto, este é um aspecto que se define em função do gosto de cada um. Você saberá que deve virá-lo quando começarem a sair pequenas bolhas por todo o crepe sem glúten. Quando isto ocorrer, vire para dourar do outro lado e pronto!
Como você vê, aparentemente o resultado é muito similar aos crepes tradicionais e o sabor, delicioso. A preparação dos crepes sem glúten é igual ao resto de receitas com a diferença da farinha e do fermento, que devem ser aptos para celíacos. Se quiser conhecer mais pratos sem glúten, não perca como fazer pão sem glúten, um bolo sem glúten e madalenas sem glúten.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer crepes sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.