Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal
Muitas vezes vemos uma receita com farinha de pão e perguntamos que tipo de farinha é essa? Pode se utilizar a farinha de trigo 'normal'? Que diferenças há entre a farinha de pão e a comum? Para poder responder a estas perguntas e esclarecer todas as dúvidas, neste artigo do umCOMO explicamos qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal, para que você possa preparar receitas com total conhecimento e segurança de estar utilizando a farinha correta. Boa leitura e vamos botar a mão na massa!
Farinha de pão
Primeiro saiba que a farinha normal é chamada de 'farinha de trigo'. Assim, se alguma vez encontrou este tipo de farinha em alguma receita já sabe que faz referência à farinha comum. Mas então, por que uma é de pão e a outra é de trigo comum?
Muito simples, chama-se 'de trigo' à farinha normal porque leva uma quantidade reduzida de glúten, enquanto a 'farinha de pão' conta com mais glúten. Por conseguinte, esta é a diferença principal entre elas. De maneira que, se for alérgico ou intolerante ao glúten, não pode utilizar nenhuma das duas, já que, independentemente da quantidade, ambas levam glúten.
Farinha de pão X farinha de trigo
O quer significa ter mais ou menos glúten? A farinha de pão, ao levar mais quantidade de glúten, permite gaseificar a massa sem problemas e aumentar o tamanho do alimento que está sendo cozido consideravelmente. Assim, costuma-se utilizá-la, sobretudo em confeitaria, para fazer pão, donuts caseiros, bolos esponjosos, brioche, etc.
Com este tipo de farinha o fermento exerce sua função rapidamente já que tem muita quantidade de glúten para absorver.
Farinha de trigo com fermento serve para fazer pão caseiro?
A farinha de trigo, ou normal, por sua vez, requer de repouso quando a introduzimos na massa que estamos trabalhando. É por isso que, a maioria das receitas que utilizam farinha normal, inclusive as de confeitaria, recomendam deixar a massa repousar entre 2 e 3 horas. O repouso faz com que o fermento tenha tempo para absorver a pouca quantidade de glúten e gaseificar a massa, conseguindo que aumente de tamanho. Desta maneira vemos como podemos utilizar ambas as farinhas para quase qualquer tipo de receita, a diferença está em que a de pão não precisa repousar enquanto a normal sim.
Por conseguinte, a farinha de pão é ideal para receitas de confeitaria e doceria, pois a massa subirá rapidamente sem necessidade de esperar. Também, ao levar mais quantidade de glúten e ser fabricada com trigo duro seco, ela absorve muito melhor os líquidos e facilita o esticamento da massa, em caso de precisar fazê-lo. Por outro lado, se estiver fazendo algum molho e quer dar um pouco mais de consistência, quer empanar carne ou peixe, ou está elaborando uma massa que não quer que aumente nem fermente, a farinha de trigo normal é perfeita.
Usos da farinha de pão
Uma vez clara a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo, entendamos quais são os usos deste tipo de farinha e em que ocasiões é melhor usar farinha de pão ou farinha de trigo.
A farinha de pão é ideal para receitas de confeitaria e padaria, pois a massa subirá rapidamente e sem esperar. Além disso, por conter mais glúten e ser feito de trigo duro seco, absorverá muito melhor os líquidos e facilitará o estiramento da massa, se necessário. Dê uma olhada no nosso post que explica como fazer pão.
O que fazer com farinha de trigo?
Por outro lado, se você está fazendo um molho e o que você quer é dar um pouco mais de consistência, ou se você quer passar na carne ou peixe, ou se você está fazendo uma massa que você não quer que suba ou fermente, a farinha de trigo será a mais adequada.
Para mais inspiração, confira o nosso vídeo que explica como fazer pão caseiro simples:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre farinha de pão e farinha de trigo normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.