Conservar o leite

Como aproveitar o soro de leite

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 3 julho 2020
Como aproveitar o soro de leite

O leite é um alimento tão complexo, que pode ser aproveitado de tantas maneiras diferentes que nem todas elas são conhecidas e populares. No caso do soro de leite, por exemplo, rola um certo tabu por conta do sabor diferenciado dessa parte do leite e seu aspecto aguado, que não é tão branquinho quanto o leite. Pois, se você ainda não sabe, é possível sim aproveitar essa parte do leite tirando proveito dos seus benefícios e de maneiras saborosas. Para te ajudar, o umCOMO ensina agora como aproveitar o soro de leite.

Também lhe pode interessar: 11 ideias para aproveitar leite azedo

Índice

  1. Como aproveitar o soro de leite como Whey protein
  2. Como aproveitar o soro de leite na cozinha
  3. Como aproveitar o soro de leite para fazer doces

Como aproveitar o soro de leite como Whey protein

O famoso Whey protein consumido por muita gente que se exercita bastante e cuida do corpo, nada mais é do que o soro do leite em pó. Na teoria essa é a fórmula. Na prática, o que muda são as essências de sabores adicionadas ao Whey.

Essa proteína do leite desidratada funciona como um potente suplemento alimentar que deve ser consumido com uma dieta equilibrada, preferencialmente com indicação de nutricionista, e a prática regular de exercícios. Caso contrário, o efeito desejado pode não surgir e isso pode gerar até um consequente aumento de peso.

Consumir o soro de leite na sua forma líquida tem o mesmo efeito que a versão industrializada com a diferença de que não houve intervenção no sabor com aditivos químicos industrializados. Dessa forma, já está comprovado que o soro de leite é um excelente suplemento para ajudar no rendimento esportivo e na recuperação dos músculos após a prática de exercícios.

Se você tem dificuldades em se adaptar ao sabor, siga as dicas deste artigo do umCOMO sobre como beber soro de leite acompanhado de frutas, leite ou iogurte, como se fosse uma vitamina, para que você não sinta o sabor do soro.

Como aproveitar o soro de leite - Como aproveitar o soro de leite como Whey protein

Como aproveitar o soro de leite na cozinha

Existem muito mais maneiras do que você imagina para não descartar o soro de leite:

  • O soro de leite pode ser usado como uma alternativa nutritiva em receitas que levam água ou leite, não tenha medo de substituir a água por soro de leite em receitas de pães, bolos, biscoitos e o que mais você julgar possível;
  • Outra possibilidade para aproveitar o soro de leite na cozinha é usá-lo para deixar os grãos de molho ao invés da água. O feijão é um bom exemplo, basta deixá-lo de molho no soro, da mesma maneira que você faria com a água;
  • Ainda na cozinha, também funciona usar o soro do leite para marinar carnes, aves e peixes. Basta temperar como de costume e deixar a carne marinar no líquido do soro;
  • Sopas também podem ter o seu valor nutricional ainda mais enriquecido quando você adiciona um pouco de soro de leite à receita. Uma proporção que costuma funcionar para qualquer tipo de receita é acrescentar para cada 2/3 de água, 1/3 de soro.
Como aproveitar o soro de leite - Como aproveitar o soro de leite na cozinha

Como aproveitar o soro de leite para fazer doces

O buttermilk é um soro preparado que é muito usado em receitas de doces e também é conhecido como leite azedo ou leite coalhado. Uma vez que você tenha esse soro do leite, você pode usá-lo em receitas doces variadas. As mais comuns são de bolos, cupcakes, cheesecakes e tudo o que levar leite e você achar que combine.

Veja também: Como fazer kefir de yakult

Como aproveitar o soro de leite - Como aproveitar o soro de leite para fazer doces

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar o soro de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como aproveitar o soro de leite