Partilhar

Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções

Por Sara Viega. Atualizado: 15 março 2018
Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções

Se o creme de leite desandou, não se desespere. Saiba que é possível recuperar creme de leite talhado, seja para salvar o chantily, o estrogonofe ou outras receitas. Não há dúvida de que o principal para um bom cozinheiro é guardar sempre alguns segredos para aplicar no momento de cozinhar, seja acrescentando um ingrediente inesperado à comida ou pondo em prática certos truques para solucionar os imprevistos que acontecem. Neste artigo do umCOMO explicamos o que fazer se o creme de leite talhar comentando 7 dúvidas e problemas comuns que surgem na hora de preparar receitas com creme de leite.

Também lhe pode interessar: Como fazer creme de chantilly com nata

Como saber se o creme de leite talhou

É visualmente fácil perceber que o creme de leite talhou. Sua aparência fica gordurosa com uma parte muito líquida separada ou levemente granulado.

Como salvar creme de leite talhado

Na hora de fazer o creme de leite batido é importante batê-lo bem, mas quando nos excedemos ao bater, a gordura que o compõe se separa do soro fazendo com que o creme batido talhe e adquira uma aparência pouco cremosa e nada delicada, algo que certamente arruinaria a apresentação de nossa sobremesa.

Quando isto acontece, muitas pessoas decidem começar do zero e fazer outro creme batido, mas felizmente você pode aplicar um truque sem a necessidade de prepará-lo de novo.

  1. Para salvar o creme de leite batido talhado você deverá ter à mão mais nata líquida. Comece adicionando uma colher de sopa de creme de leite e mexa gentilmente com uma espátula.
  2. Para regular o creme batido que talhou, você não poderá usar a batedeira, deverá fazê-lo à mão.
  3. Acrescente a primeira colher de creme e mexa até que se misture bem. Se ainda não adquirir a aparência que deseja, acrescente outra e repita o procedimento até que esteja cremoso como você deseja.

Com este simples procedimento, você conseguirá salvar seu creme batido. Por isso já sabe que a próxima vez que você o for preparar, convém guardar um pouco de nata líquida, já que deve recorrer a este truque.

Qual a diferença entre creme de leite batido e chantily?

O creme de leite batido é um ingrediente ideal para diferentes sobremesas, sendo uma alternativa muito fácil de preparar em casa. Embora seja semelhante ao creme chantilly, este último diferencia-se ligeiramente no sabor ao conter baunilha e açúcar de confeiteiro, o que faz com que seja um pouco mais doce que o creme de leite batido.

Como recuperar creme de leite talhado

Nos casos de receitas em que o creme de leite talhou no fogo, você pode salvar o creme de leite talhado com amido de milho (Maizena):

  1. Dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho no próprio molho ou com 1/4 de água ou leite;
  2. Misture com delicadeza;
  3. Continue mexendo em fogo baixo até que a mistura engrosse.
Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções - Como recuperar creme de leite talhado
Imagem: heidiysusmonerias.blogspot.com.es

Como não talhar creme de leite no estrogonofe

Creme de leite talhado no estrogonofe é um dos casos mais comuns. Isso costuma acontecer por uma combinação de dois fatores: a acidez dos ingredientes e a alta temperatura da panela. Para evitar que o creme de leite talhe no estrogonofe, dê preferência ao creme de leite fresco e adicione-o ao estrogonofe no final do preparo com o fogo já apagado.

Se por um descuido o creme de leite talhar no estrogonofe, utilize a técnica comentada anteriormente: misturar 1 colher de amido de milho e mexer em fogo baixo. Este truque também vale para outras receitas com creme de leite no fogo, inclusive preferir sempre o creme de leite fresco.

Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções - Como não talhar creme de leite no estrogonofe
Imagem: taringa.es

Creme de leite caseiro talhou, o que fazer?

Há quem opte por preparar o próprio creme de leite com a receita de creme de leite caseiro. Por se tratar de uma receita muito delicada, pode acontecer também de o creme de leite talhar durante o preparo. Se isso acontecer, deixe o creme esfriar e bata no liquidificador. Dessa forma, o creme de leite talhado deve recuperar a cremosidade e textura homogênea.

Posso comer creme de leite talhado?

Na maioria dos casos, quando o creme de leite talha durante o preparo da receita não costumam haver alterações no sabor, apenas no aspecto. Entretanto, é importante não confundir creme de leite talhado com creme de leite azedo.

Ou seja, se o creme de leite desandou estiver apenas com o aspecto ou consistência alterados e isso não fizer grande diferença na sua receita, ele pode ser consumido. Caso contrário, não consuma o creme de leite e verifique a data de fabricação do produto.

Veja também: 9 ideias para aproveitar leite azedo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Andressa
Obrigadissima pela dica! Salvou meu estrogonofe! Nada como ter um restinho de creme de leite para salvar a receita.
Editor umComo.com.br
Oi Andressa! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando o umCOMO :)
Kellen
Fiz um recheio de leite ninho que vai creme de leite e talhou todinho. Pesquisei na internet e encontrei um método que funcionou totalmente: bater o creme no liquidificador. Parece mágica, o creme fica lisinho e brilhante, sem nenhum sinal que tinha talhado.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Kellen! Muito obrigada por partilhar essa dica conosco valeu :) Continue acompanhando a nossa página!
Claudio
Deixei o creme cheese na geladeira mas acabou congelando e talhando. Gostaria de saber como poderia salvar para restabelecer sua consistência original.
Bia
Nossa salvou minha vida, vlw!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bia, que bom saber, muito obrigada! :)
sirleni Lopes
Usei a caixa toda e não deu certo...
BIANCA
Eu também

Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções
Imagem: heidiysusmonerias.blogspot.com.es
Imagem: taringa.es
1 de 3
Creme de leite talhado, o que fazer? - 7 dúvidas e soluções

Voltar ao topo da página