Bolos

Como fazer um bolo de três leites

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 julho 2019
Como fazer um bolo de três leites
Imagem: recuerdosdelafamiliamiles.com

O bolo de três leites é uma sobremesa típica dos países latino-americanos como Colômbia, Peru e México, entre outros. Trata-se de um bolo elaborado a partir dos três tipos de leite, fato que lhe dá um caráter esponjoso e suave sabor que o pão de ló tradicional não costuma ter. Caracteriza-se por estar coberto de merengue, um creme que intensifica seu sabor e faz desta sobremesa uma delícia. Ainda não experimentou? Não pense mais e prepare seu próprio bolo. Neste artigo de umComo ensinamos você como fazer um bolo de três leites.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de baunilha
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que vamos fazer antes de começar a preparar o bolo de três leites é pré-aquecer o forno a 170ºC. Depois, tenha em conta que as quantidades do leite condensado e em pó correspondem às que contém uma lata. Assim, você pode preparar seu próprio leite condensado e evaporado, se quiser.

2

Agora, separe as gemas das claras dos 5 ovos. Feito isto, começaremos batendo as gemas com a metade do açúcar. Bata tudo até obter um creme leve. Depois, adicione o leite integral, a farinha de trigo previamente peneirada, o fermento e a essência de baunilha e continue mexendo até misturar todos os ingredientes.

Como fazer um bolo de três leites - Passo 2
Imagem: mundovinosyotros-buengourmet.com
3

Não se preocupe se a massa obtida for muito consistente, ao adicionar as claras se tornará mais suave. Para continuar com a preparação do bolo de três leites caseiro, você deverá bater as claras a ponto de neve. Enquanto bate, acrescente aos poucos o resto do açúcar. Quando as claras estiverem com a textura adequada, despeje-as na mistura anterior e misture com a ajuda de uma espátula ou colher fazendo movimentos envolventes.

Como fazer um bolo de três leites - Passo 3
Imagem: elcocinicas.com
4

Quando a massa do bolo estiver pronta, unte uma forma com um pouco de manteiga ou coloque farinha para evitar que o bolo fique grudado quando for assar. Asse o bolo durante 40 minutos, aproximadamente. Após este tempo, verifique se está pronto utilizando um palito de dente, retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Como fazer um bolo de três leites - Passo 4
Imagem: lacocineraconprisa.com
5

Após alguns minutos, retire o bolo da forma, coloque-o sobre uma base de grade e fure a massa toda com um palito ou garfo. Agora vamos misturar o leite condensado, o leite evaporado e o creme de leite até que os três leites fiquem bem integrados. Depois, despeje a mistura sobre o biscoito e deixe empapar completamente. Provavelmente levará por volta de uma hora para que o bolo absorva a mistura.

Como fazer um bolo de três leites - Passo 5
Imagem: gastrocronicas.com
6

Enquanto o bolo absorve os três leites você pode preparar o merengue. Para isso, consulte nossa receita de merengue italiano e siga os passos para elaborar um delicioso creme. Após uma hora, certifique-se que realmente o pão de ló está empapado completamente com a mistura e cubra todo o bolo com o merengue. Para fazê-lo, você pode usar uma espátula.

Como fazer um bolo de três leites - Passo 6
Imagem: lacocinadefrabisa.com
7

Uma vez coberto o bolo de três leites com o merengue, você pode decorar com frutas vermelhas e deixar na geladeira durante duas ou três horas. Esta é uma sobremesa que deve ser servida fria, por isso não é recomendável pular este passo. Após este tempo, você já poderá desfrutar de seu bolo de três leites! Estas medidas rendem 8 porções de tamanho médio. Se você gosta de bolos, não perca nossas receitas de bolo de três chocolates, bolo Sacher e bolo de maçã.

Como fazer um bolo de três leites - Passo 7
Imagem: livebetteramerica.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo de três leites, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: recuerdosdelafamiliamiles.com
Imagem: mundovinosyotros-buengourmet.com
Imagem: elcocinicas.com
Imagem: lacocineraconprisa.com
Imagem: gastrocronicas.com
Imagem: lacocinadefrabisa.com
Imagem: livebetteramerica.com
1 de 7
Como fazer um bolo de três leites