Leite condensado

Como fazer leite condensado

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer leite condensado
Imagem: mishermorecetas.com

O leite condensado é uma variante que se utiliza para complementar outros alimentos, como o café, ou como ingrediente para fazer algumas sobremesas. Seu sabor costuma ser doce, já que é feito com açúcar, sua textura é espessa e sua preparação é muito simples. Normalmente vamos ao supermercado para adquiri-lo já pronto mas, se tivermos um pouco de tempo, a receita caseira sempre fica melhor que a industrial, pois a fazemos do nosso gosto. Se é um amante deste tipo de laticínio e quer saber como fazer leite condensado em casa, continue lendo este artigo de umComo e descubra os passos.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer leite condensado de soja
Passos a seguir:
1

Para preparar o leite condensado caseiro você precisa de leite em pó, açúcar e água. Se não tem leite em pó, substitua por 750 ml de leite e elimine, também a água.

Como fazer leite condensado - Passo 1
2

Para começar a fazer o leite condensado, coloque em uma panela ou caçarola todos os ingredientes e esquente-a em fogo lento. É importantíssimo que não descuide da mistura e vá mexendo com frequência. Se utilizar o leite em pó verá que a princípio se forma uma massa muito espessa e granulada, não se preocupe porque conforme vai esquentando e você vai mexendo, o leite vai se desfazendo.

3

Pode utilizar uma colher de madeira ou batedeira manual para ir mexendo a mistura. Vigie para que não ferva, pois a ideia é esquentar o leite e que todos os ingredientes se integrem bem para que tomem a consistência adequada, não deixe cozinhar.

Como fazer leite condensado - Passo 3
Imagem: ahorrarentiemposdecrisis.com
4

Se utilizar leite normal em lugar de leite em pó, é importante que saiba que o processo de preparo é mais lento e levará mais tempo para conseguir a espessura desejada, característica do leite condensado. Com a receita do leite em pó, levará aproximadamente entre 20 e 30 minutos para fazer, enquanto da outra forma pode levar 45 minutos ou 1 hora.

5

Quando conseguir a consistência adequada, retire do fogo e deixe que esfrie. Enquanto esfria, verifique que ainda se torna mais espessa de maneira que, se você retira um pouco antes de conseguir a textura perfeita, não dará certo. É aconselhável que o faça.

6

Uma vez frio, já pode guardá-lo em recipientes com fechamento hermético para que conserve melhor e degustá-lo quando você quiser. Como vê, fazer leite condensado caseiro não é nada complicado e o resultado é espetacular. Se gosta do leite em todas suas variantes, recomendamos que veja o nosso artigo sobre como fazer doce de leite.

Como fazer leite condensado - Passo 6
Imagem: pasenydegusten.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer leite condensado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: mishermorecetas.com
Imagem: ahorrarentiemposdecrisis.com
Imagem: pasenydegusten.com
1 de 4
Como fazer leite condensado