Partilhar

Como fazer leite evaporado

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer leite evaporado
Imagem: alessprocessedlife.com

Para saber como fazer leite evaporado em casa, é importante que antes entenda no que se diferencia do condensado. Trata-se de um tipo de leite concentrado, desidratado, do qual foi retirado mais de metade de água. Ao contrário do leite condensado, este não contém açúcar, nem tem uma textura tão espessa e cremosa. Utiliza-se para preparar uma infinidade de sobremesas e pratos, como o bolo de três leites ou, inclusive, molhos. Se encontrou este ingrediente em várias receitas e não sabe como consegui-lo, o que acha de prepará-lo você mesmo? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer leite evaporado.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer leite condensado de soja
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Existem vários métodos para elaborar o leite evaporado. Podemos fazê-lo a partir do leite integral ou através da versão em pó. Explicaremos ambos os processos para que escolha o que preferir. Começaremos pelo do leite integral. Para isso, coloque um litro de leite em uma panela de boca larga. Quanto mais pequena, mais custará evaporá-lo.

Como fazer leite evaporado - Passo 1
Imagem: unpapelito.com
2

Esquente-o em fogo médio-alto até que ferva. Se não dispõe de vitrocerâmica e utiliza fogão, quando o leite atingir o ponto de ebulição, deverá colocar um difusor de calor entre o fogão e a panela. Deverá mexer de vez em quando com uma colher de pau ou espátula para evitar que se formem grumos de nata. Baixe um pouco o fogo e deixe o leite evaporar durante uma hora e meia.

Como fazer leite evaporado - Passo 2
Imagem: esolercocina.com
3

Passado esse tempo, retire do fogo, deixe que esfrie e passe-o pelo coador para retirar os grumos. Já está pronto seu leite evaporado a partir do leite integral! Agora já pode utilizar ou guardar em um frasco com fechamento hermético, previamente esterilizado. Como vê, este é um método muito simples, vejamos o seguinte.

4

A segunda forma de fazer leite evaporado consiste em colocar o leite em pó, a água e a manteiga em uma panela, também de boca larga. A manteiga deve estar à temperatura ambiente. Esquente-a em fogo médio-alto até que todos os ingredientes se tenham dissolvido e misturado corretamente. Mexa com uma colher.

Como fazer leite evaporado - Passo 4
Imagem: galeteria.cat
5

Quando estiver pronto, retire do fogo, deixe que esfrie e bata o leite em uma batedeira ou recipiente de borda alta para batê-lo. Deverá bater no liquidificador ou à mão a mistura durante dois minutos aproximadamente em velocidade média para que se acabem de misturar todos os ingredientes. Verá que ao bater o leite sobe pela borda do recipiente, é por isso que deve usar um alto.

6

E pronto! Este também é um processo muito simples e bem mais rápido que o anterior. Ainda que os resultados sejam muito parecidos, a qualidade do produto obtido a partir do método mais longo, o da evaporação do leite integral, é um pouco melhor. Não obstante, se você precisa preparar um leite evaporado caseiro rápido e eficazmente para fazer alguma sobremesa, a última receita é a opção ideal.

Como fazer leite evaporado - Passo 6
Imagem: thedetoxdiva.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer leite evaporado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer leite evaporado

O que você achou da receita?
6 comentários
Vixtoria
Interessante, vou tentar. Quando eu era pequena tinha esse leite para vender no mercado, em lata, da marca Nestle.
Fábio
Acabei de fazer, antes mesmo de ler este site. Usei uma assadeira de aço inox direto no fogo, super baixo que faço ao girar o botão vagarosamente como querendo desligar o fogo. Fui empurrando a nata de tempo em tempo para o canto da assadeira com um palito de dentes sem uso. Como a área de contado do leite com o ar é extensa na assadeira, em menos de meia hora e com baixo consumo de gás eu reduzi o volume do leite pouco mais que a metade. Bom apetite!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fábio! Muito obrigada por essa partilha, valeu :)
A sua avaliação:
Mariana
Olá. Crescí vendo minha avó cozinhando receitas super caseiras, típicas aquí do Brasil, e todas levam muitas horas de fogo, muita paciência e muito braço para mexer as panelas. Mas também aprendí truques muito bons com ela para alguns doces e salgados. No caso do leite evaporado feito com leite, a receita é bem parecida com o doce de leite, porém sem açúcar. Existe um jeitinho bem prático para cozinhar o leite, meso que por horas sem se preocupar com ele fervendo e esparramando por todo o fogão, e sem precisar se preocupar em ficar mexendo toda hora. Coloque um prato de sobremesa ou um pires (vai depender do tamanho da sua panela), virado de boca para baixo no fundo da panela. Quando o leite ferve, o prato sobe e afunda , mexendo o leite, evitando que ele esparrame, e poupando esforço com a colher de pau. Pode tentar que funciona direitinho, não precisa comprar utensiliio nenhum para o fogão...espero que gostem!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariana! Muito obrigada por partilhar essas dicas conosco, valeu!
Léia
Interessante tenho um sonho de ter uma loja com leite evaporado poro na Europa e o unico leite que uso no meu cafe eu adoro mais nunca achei no Brasil para comprar
sarah
serio, "mais pequena"? seria menor panela
Victoria
Que chatice, às vezes escapa.
Juliana
Pode ser feito sem o difusor de calor?
Marina
Tente usar um pires ou um prato de sobremesa virado de boca para baixo no fundo da panela. Ele evita que o leite derrame quando ferve.

Como fazer leite evaporado
Imagem: alessprocessedlife.com
Imagem: unpapelito.com
Imagem: esolercocina.com
Imagem: galeteria.cat
Imagem: thedetoxdiva.com
1 de 5
Como fazer leite evaporado

Voltar ao topo da página