PARTILHAR

Como fazer caldo de Natal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer caldo de Natal

Uma das receitas tradicionais mais consumidas nas datas natalinas é a do chamado caldo de Natal. Este é um prato quente muito saboroso e nutritivo, ideal para servir no almoço ou jantar destas festas e saborear em família. Apesar de que pode ser elaborado de muitíssimas formas, no seguinte artigo de umComo mostramos uma maneira simples de fazer caldo de Natal à base de algumas carnes e verduras que dão um toque muito especial. Anote!

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer caldo galego
Passos a seguir:
1

Para começar a preparar este caldo de Natal, coloque a água dentro de uma panela bem grande e alta onde caibam todos os ingredientes necessários. Coloque a panela no fogo e introduza nela todas as carnes, isto é, o frango, a carne de vaca e o osso do espinhaço também. Coloque o fogo à temperatura média-alta para que a água ferva e os alimentos comecem a soltar seu sabor, prestando atenção para que estejam sempre completamente cobertos de água; caso contrário, deverá adicionar mais líquido.

2

Enquanto os alimentos cozinham, lave, descasque e pique todas as verduras (cenouras, nabo, alho-poró, couve) para adicionar ao caldo de Natal. Você pode cortar os vegetais como preferir, pois ao finalizar a receita o caldo deverá ser peneirado, sem importar o tamanho deles.

3

Quando a água já tiver fervido, vá acrescentando pouco a pouco as verduras na panela e adicione uma pitada de sal. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o caldo cozinhando por pelo menos 1 hora e meia ou 2 horas. Lembre que nos primeiros minutos, os alimentos soltarão um tipo de espuma branca que convém retirar com ajuda de uma escumadeira se deseja obter um caldo mais claro e suave.

4

Depois de cozido, só terá que filtrar o caldo passando para outra panela e colocando de volta no fogo para ferver. Ao atingir o ponto de ebulição adicione o macarrão de conchinha e deixe cozinhar durante uns 20 ou 25 minutos.

5

Por último, só tem que comprovar se a massa está macia e no ponto e o caldo de Natal estará pronto para servir. Este tipo de caldo pode ser acompanhado com as carnes e os vegetais que foram usados previamente em sua elaboração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer caldo de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer caldo de Natal
Como fazer caldo de Natal

Voltar ao topo da página ↑