Caldo

Como fazer caldo galego

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer caldo galego

Gosta de comer sopa? Então não pode deixar de descobrir uma receita deliciosa e muito nutritiva tradicional da Galícia, no norte de Espanha. Trata-se do caldo galego, um prato perfeito para desfrutar dos dias mais frios ao redor de uma mesa junto de toda a sua família. Se quer aprender como fazer caldo galego, neste artigo de umComo revelamos passo a passo para que saiba fazê-lo de modo rápido e saboroso. Não perca!

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer caldo depurativo

Passos a seguir:

1

Antes de começar com a receita do caldo galego, coloque os feijões em uma panela com água fria na noite anterior; deverão estar em repouso, no mínimo, 12 horas para poder cozinhá-los de forma adequada. Na manhã seguinte teremos que escorrer bem os feijões e reservar.

2

O primeiro passo para esta receita caseira consiste em colocar os 5 litros de água em uma panela grande ao fogo; antes de começar a ferver teremos que adicionar o feijão, o chouriço e a carne. Corrigimos o sal e deixamos que todos os ingredientes cozinhem em fogo médio durante uma hora. A cada 15 minutos recomenda-se que se vá mexendo a mistura para que os sabores se integrem e se misturem entre eles.

Como fazer caldo galego - Passo 2
3

Enquanto isso, teremos que lavar, descascar as batatas e cortá-las em cubos ou em lâminas, como preferir; elas deverão ser adicionadas ao caldo quando faltar 10 minutos para retirar, ou seja, quando tiver 50 minutos no fogo. Adicione as batatas, mexa todos os ingredientes e quando chegar a hora de cozinhar, baixe o fogo e separe a carne e o chouriço.

Como fazer caldo galego - Passo 3
4

A seguir, teremos que lavar e picar a couve crespa e a adicionar ao caldo galego junto das batatas; teremos que deixar cozinhar mais 20 minutos. Corrigimos o sal (se necessário). Para finalizar, temos que pegar na carne que separamos antes e cortarmos em pedaços pequenos, colocamos no caldo e mexemos todos os ingredientes durante uns 5 minutos. Adicionamos um pouco de azeite de oliva e apagamos o fogo.

Pronto! Agora já pode saborear um delicioso prato tradicional galego que agradará a toda a sua família. Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer caldo galego, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Luis Galego
Na receita falta um condimento fundamental, banha/unto de porco. O caldo galego pode não levar costela, carne ou chouriço, mas sempre leva banha/unto.


1 de 3
Como fazer caldo galego