Como fazer salmorejo de abacate

Como fazer salmorejo de abacate

O salmorejo (sopa fria espanhola) é uma receita tradicional de Córdoba, embora seja muito conhecido no resto da Espanha. Trata-se de uma das entradas típicas do verão, já que, ao ser tomada fria, ajuda a combater as altas temperaturas. Esta preparação foi atualizada nos últimos tempos e uma forma na qual foi reelaborada é mediante a fusão com o abacate.

O abacate aporta uma grande quantidade de nutrientes benéficos para o organismo. Além disso, dá um novo sabor e uma nova cor à sopa fria, tornando-a ainda mais gostosa (se é que isso é possível). Dispondo de todos os ingredientes necessários, você poderá preparar esta receita em pouco tempo. Descubra como fazer salmorejo de abacate, seus ingredientes e mais segredos da receita lendo este artigo do umCOMO.

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Antes de começar a fazer o salmorejo de abacate, assegure-se de que você dispõe de todos os ingredientes necessários para sua elaboração. Lembre-se que se são de boa qualidade, isso se notará no sabor da sopa fria. Já tem todos os ingredientes? Então comece descascando e picando os tomates maduros.

2

Uma vez que tenha todos os tomates descascados e picados, coloque-os no copo do liquidificador e adicione um pouco de azeite de oliva. Deve fazer isso sem cometer excessos, já que os abacates também contêm gorduras saudáveis para a sua sopa fria espanhola e, se você adicionar muito azeite, ela pode ficar muito gordurosa e com uma textura indesejada.

3

Continue a receita descascando os abacates e adicionando-os ao copo do liquidificador. É melhor que eles estejam maduros, já que assim vão se misturar melhor aos outros ingredientes, e, claro, que estejam em bom estado. Também é importante que você corte-os por último, caso contrário, precisará adicionar gotas de limão em cima de cada pedaço do abacate para prevenir sua oxidação.

4

Posteriormente, adicione um dente de alho à mistura. A quantidade de alho sempre é à gosto: pode adicionar dois dentes para que o sabor seja mais intenso, já que o alho potencializa ainda mais o gosto do abacate. Não obstante, se esse ingrediente não te agrada tanto, é melhor que você adicione apenas um, dessa forma, o sabor ficará suave, sem ser muito potente.

5

Finalmente, incorpore o vinagre de maçã (duas colheres é suficiente) e uma pitada de sal para que a sopa fria espanhola fique mais saborosa.

6

A partir deste ponto, você já pode bater todos os ingredientes juntos: ligue o liquidificador e bata pelo tempo necessário até que se forme um creme homogêneo. É muito importante que você consiga integrar bem todos os ingredientes em um creme, evitando grumos desagradáveis ao paladar, pois assim você poderá disfrutar da melhor textura do salmorejo.

7

Caso deseje um creme mais líquido, terá que adicionar um pouco de caldo de legumes ou mais alguns tomates e voltar a bater a mistura. Assim, no lugar de um salmorejo, obterá um prato mais parecido com um gaspacho de abacate.

8

Depois disso, você pode servir a sopa fria espanhola com abacate, ou, se preferir, pode deixá-la na geladeira por um tempo para que a temperatura fique o mais refrescante possível. Na hora de servir, pode adicionar a decoração tradicional da sopa fria, ou seja, uns cubinhos de presunto de parma e uma pitada de ovo picado. Vale também adicionar pedaços de pepino, ou, inclusive, mariscos. Assim que estiver tudo pronto, só resta disfrutar desse prato saboroso e refrescante. Aproveite!

Agora que você já sabe como fazer sopa fria espanhola com abacate, certamente te agradaria provar outros pratos de verão. Dê uma olhada nestas outras deliciosas receitas:

  • Como fazer salada com manga
  • As melhores saladas para o verão
  • Aperitivos para uma festa de verão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer salmorejo de abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Entre os diferentes azeites de oliva que você pode utilizar, o de aberquina é uma boa alternativa. É um azeite mais suave, com sabor doce, isto é, não deixa o prato amargo como outros tipos de azeite. Além do mais, contém aromas frutados, como o de maçã e o de banana. Sua alta porcentagem de ácido oleico o converte em um alimento que contribui para diminuir o colesterol LDL (mal) e a incrementar o HDL (bom) do organismo. O mais importante é que o azeite de aberquina não afeta o resultado final da sopa fria espanhola, isto é, terá o mesmo sabor delicioso.
  • Para uma decoração inovadora, também pode apostar em lagostins picados. Também é uma maneira de dar um aspecto luxuoso ao prato. Seus convidados ficarão surpresos e desejarão provar a sua sopa fria espanhola.
  • Se você deseja uma sopa mais doce e com uma textura ainda mais suave, tente adicionar maçã. Assim conseguirá um salmorejo de abacate e maçã para os paladares mais exigentes.