Fazer pão em casa

Como fazer pão de forma

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer pão de forma

O pão de forma é ideal para qualquer ocasião: cafés da manhã, lanches, aperitivos... tanto por ser esponjoso como pela forma e tamanho que caracteriza este tipo de pão. Além disso, ainda que o possamos encontrar em qualquer loja, a verdade é que o pão caseiro é sempre bem mais saboroso e no umComo queremos que aproveite um pão feito por você mesmo/a, seguindo a nossa receita sobre como fazer pão de forma.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer pão

Passos a seguir:

1

Em uma vasilha grande deverá juntar todos os ingredientes: primeiro adicione a manteiga à temperatura ambiente e misture com o sal e o açúcar; a seguir, coloque a farinha peneirada, assim como o fermento, a água e o leite e continue misturando para conseguir uma massa homogênea. em seguida, cubra a vasilha com um papel filme ou transparente e deixe repousar por uns 10 minutos para que a levedura fermente e a massa cresça.

2

Em seguida, retire a massa da vasilha e coloque-a em cima do mármore ou de qualquer outra superfície lisa onde possa trabalhar. Deverá amassar a massa com as mãos para que vá amolecendo; ela não deveria grudar sobre a mesa ou em suas mãos (é por isso que não é obrigatório colocar farinha sobre a superfície de trabalho).

Como fazer pão de forma - Passo 2
3

Após amassar a massa por uns 10 minutos aproximadamente, envolva-a com um pano ou volte a coloca-la na tigela coberta com papel filme e deixe-a repousar por uma hora e meia para que cresça.

4

Passado esse tempo, terá que voltar a amassar a massa que se converterá em seu pão de forma caseiro para desgaseificá-la, isto é, tirar o excesso de gás e evitar assim o excesso de bolhas no miolo do pão.

5

O seguinte passo consiste em esticar a massa com as mãos ou com a ajuda de um rolo e formar um retângulo que não seja muito grosso. A seguir, enrole a massa exercendo pressão para continuar eliminando o gás; o resultado deve ser uma espécie de rolo de massa de pão.

Como fazer pão de forma - Passo 5
6

Unte a forma a usar, de preferência do tipo plumcake, isto é, alongada, com um pouco de azeite ou manteiga e coloque a massa enrolada dentro, certificando-se de que a dobra ou parte selada fique para baixo. Agora deverá voltar a deixar que a massa fermente até que ela tenha duplicado o seu tamanho, por isso talvez tenha que deixar repousar uma hora.

7

Agora é hora de colocar seu pão de forma no forno, preaquecido a 220 ºC, onde deverá deixar assar por uns 30 minutos. Após este tempo, certifique-se de que o pão de forma está bem cozido e já poderá retirar e deixar esfriar, preferivelmente, sobre uma grelha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pão de forma, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer pão de forma