Fazer pão em casa

Como fazer pão de frigideira

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 18 fevereiro 2021
Como fazer pão de frigideira

É possível fazer pão sem usar o forno? A resposta é sim, e o resultado, acredite se quiser, dos melhores. As técnicas disponíveis são várias: na frigideira, no vapor e até mesmo no micro-ondas. Ou seja, se você não tem um forno em casa ou se não quer usá-lo, no umCOMO vamos te mostrar como fazer pão de frigideira de maneira artesanal.

Apesar de não ficar tão dourado quanto o tradicional, com esta receita de pão sem usar o forno ele ficará com uma casquinha crocante e interior bem macio, ou seja, uma delícia! Você pode consumir o seu como quiser: com geleias diversas no café da manhã, em forma de sanduíche para um lanche da tarde, em uma refeição para dois e muito mais. Além disso, o pão é preparado usando farinha comum e na frigideira, o que torna a receita ainda mais simples em diversos ambientes.

2 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer pão de frigideira

Passos a seguir:

1

Limpe e seque muito bem a bancada onde irá trabalhar. É muito importante que a superfície esteja limpa, para que nenhum tipo de sujeira grude na massa do pão.

2

Coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em um recipiente. Abra um buraco no meio da farinha (como se fosse um vulcão), e deposite ali o fermento e o açúcar. Depois, coloque o sal, mas não dentro do buraco - deve ser acrescentado separado do fermento, por fora, em uma das laterais. Misture bem os primeiros ingredientes, sem tocar o sal. Use uma colher de pau ou as próprias mãos.

3

Adicione ¾ da água na área sem sal. Misture muito bem nesta etapa antes de unificar o todo. Não use nem água muito quente, nem muito fria - o ideal é que ela esteja morna ou em temperatura ambiente. Isso porque a água muito quente não permite que o fermento seja ativado, enquanto que a muito fria atrasa a ativação do mesmo.

Despeje a água aos poucos, assim você não vai adicionar mais do que o necessário. Você vai notar que a massa está no ponto ideal ao perceber uma textura consistente e muito menos pegajosa.

Como fazer pão de frigideira - Passo 3
4

Polvilhe um pouco de farinha na bancada e despeje a massa. O momento certo para fazer isso será quando você não puder mais trabalhar na tigela.

5

Sove a massa até obter uma textura bem lisa. Use uma espátula de plástico para te ajudar a trabalhar manualmente. Também jogue a massa com força na bancada várias vezes, para que o glúten se desenvolva melhor.

Como fazer pão de frigideira - Passo 5
6

Deixe a massa descansar por 10 minutos. Dessa forma, a umidade vai penetrar melhor na farinha, permitindo que o pão de frigideira adquira consistência mais rápido e sem a necessidade de colocar mais farinha na bancada.

7

Trabalhe com a massa novamente, dessa vez entre 5 e 10 minutos. Você vai perceber que, após deixar a massa descansar e sová-la novamente, ela ficará mais fácil de manusear e com textura mais lisa.

8

Deixe a massa descansar por mais 10 minutos, para que ela fique com mais consistência e mais fácil de manusear.

9

Amasse por mais 1 minuto. Neste passo, você vai notar que a massa do pão de frigideira ficará um pouco inflada e, ao mexer com ela, não vai mais grudar nas mãos. Este é um indício de que ela está pronta para um descanso maior.

10

Forme uma bola com a massa, coloque-a em uma tigela untada com um pouco de óleo e cubra com filme plástico. A gordura e o papel evitam que a massa grude e seque.

11

Deixe a massa descansar até que ela dobre de tamanho. Essa etapa pode levar de 1 a 2 horas, às vezes menos e às vezes mais. Tudo vai depender do clima onde você trabalha: por exemplo, o frio leva mais tempo e o calor leva menos. Se você mora em um local frio ou com correntes de ar, coloque a massa perto de uma fonte de calor ou em um local fechado, como o micro-ondas ou forno (desligado).

Como fazer pão de frigideira - Passo 11
12

Tire o ar da massa. Uma vez descansada, pressione-a suavemente com as pontas dos dedos, em toda a superfície.

13

Divida a massa em bolinhas. Use uma faca bem afiada para isso, ou então a mesma espátula de plástico que você usou anteriormente para amassar. Depois, molde o pão de frigideira. Dobre as bordas para dentro, vire a massa e termine de arredondar as laterais. Faça a mesma coisa com o restante da massa.

14

Tenha em mãos uma bandeja polvilhada com farinha. Coloque nela as bolinhas de massa, à medida que ficarem prontas. Cubra com um pano limpo.

Como fazer pão de frigideira - Passo 14
15

Aguarde 30 minutos. Este é o segunda e último descanso longo. Durante esse tempo, os pães devem crescer novamente.

16

Aqueça uma frigideira. Assim que estiver quente, abaixe o fogo e coloque um pouco de óleo nela. Você pode fazer isso usando tanto um pincel de silicone quanto um pedaço de papel absorvente de cozinha. Se tiver papel vegetal, corte um pedaço capaz de cobrir a a superfície já untada e coloque-o sobre ela.

17

Coloque o pão na frigideira e tampe a panela. Se a frigideira não tiver tampa, pegue alguma outra que encaixe nela ou, pelo menos, que a cubra por completo. A ideia é evitar que o calor escape pelas laterais e baixe a temperatura. Deixe cozinhar por 12/15 minutos, em fogo baixo.

18

Espere entre 12 e 15 minutos. Se notar que o pão ficou muito tostado do outro lado, abaixe mais o fogo (porém, tudo depende da potência do seu fogão). Com o tempo você irá naturalmente pegar prática e entender o melhor jeito de fazer pão na frigideira.

19

Comprove que o pão de frigideira está cozido. Com o punho fechado, dê pequenos golpes suaves sobre a superfície, como se estivesse batendo em uma porta. Se estiver oco, está pronto. Se não, deve cozinhar um pouco mais.

20

Deixe esfriar por completo. Coloque o pão de frigideira sobre uma travessa para que ele esfrie por igual e possa ser conservado por mais tempo, com uma textura mais agradável ao degustá-lo. Pronto! Seu pão de frigideira sem forno está no ponto para ser provado!

Agora, é importante que você também saiba como conservar o pão para que ele dure por mais tempo. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de acessar o link e descobrir os melhores truques para guardar o pão da maneira correta.

Como fazer pão de frigideira - Passo 20
21

Se você quer preparar outros tipos de pães, há uma grande variedade de receitas para que nunca faltem opções: pão doce, pães ao vapor (Bao, Mantou, Baozi, Buns, entre outros), muffins ingleses, pão sírio, pão de leite doce, Matza, pão de queijo, pão de micro-ondas, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pão de frigideira, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Não use farinha em excesso, pois o pão pode ficar muito compacto, arenoso e pesado.
  • O segredo do pão está no momento de manusear a massa, principalmente. Amasse o pão de maneira adequada e quantas vezes julgar necessário.
  • Nesta receita, se quiser, você pode substituir o fermento seco por 15 gramas de fermento fresco.
  • Se você estiver usando fermento fresco, deve ativá-lo antes de adicioná-lo.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Como fazer pão de frigideira