Kefir

Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!

Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!

O kefir é um fungo com propriedades probióticas que contém a mesma bactéria do leite e seu consumo oferece múltiplos benefícios para a saúde do organismo. Uma das formas mais comuns de consumi-lo é utilizando-o para preparar o iogurte, uma opção que pode servir para o café da manhã, lanche, e até acompanhar com cereais. Se você quer saber como fazer iogurte de kefir, siga as instruções que oferecemos a você neste artigo do umCOMO.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Frasco de vidro
  • Espátulas de madeira ou plástico
  • Pano de cozinha
  • Linha para segurar o pano de cozinha
Também lhe pode interessar: Como fazer cream cheese de kefir
Passos a seguir:
1

O primeiro que precisa para fazer iogurte de kefir é conseguir os grãos de kefir. Quando os tiver, coloque três colheres de sopa de grãos em uma embalagem de vidro, pode ser qualquer frasco velho, o qual deverá tampar da luz do sol com a ajuda de algum pano para evitar que o ácido do fungo mude e arruíne o sabor de seu iogurte. Além disso, deverá utilizar espátulas e utensílios de plástico ou madeira, já que os de alumínio ou qualquer outro metal podem modificar as propriedades do kefir.

2

O segundo passo para fazer iogurte de kefir é adicionar um litro de leite aos grãos de kefir que colocou na embalagem de vidro. Depois, cubra a embalagem com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente durante 24 horas para que se produza a fermentação. Este período pode demorar mais dependendo da quantidade de grãos de kefir utilizados.

3

Após as 24 horas do período de fermentação, é necessário mexer o kefir. Destampe a embalagem de vidro e com uma espátula de madeira comece a fazer movimentos circulares muito suaves para misturar todo o conteúdo da embalagem. Uma vez misturados, coe o conteúdo e tenha cuidado de não despedaçar os fungos de kefir.

4

Depois de coar o conteúdo, deve colocar novamente o kefir em uma embalagem de vidro com o litro de leite restante para conservá-lo corretamente. Repita todo o processo anterior para que os fungos voltem a fermentar. O leite coado deve ser guardado em outra embalagem de vidro, tampado com um pano e conservado à temperatura ambiente, o que permitirá que engrosse um pouco.

5

Após repousar o seu leite fermentado à temperatura ambiente, a preparação ficará mais espessa. Depois pode esfriá-lo e usufruir de um delicioso iogurte de kefir. Para suavizar o nível de acidez ou dar sabor, você pode adoçar com sacarina a gosto ou acompanhar com frutas frescas como pêssegos ou morangos em cubinhos.

6

Lembre-se de guardar os seus grãos de kefir em um jarro de vidro com o litro de leite restante para que estes cresçam e se conservem naturalmente. Se deixar seus grãos de kefir sem leite, ou guardá-los na geladeira, se danificarão ou modificarão suas propriedades.

Veja mais informações no artigo sobre: Como congelar kefir de leite - Segredos para conservar

7

+ Dúvidas, dicas e truques com Kefir

Benefícios do kefir

Não é à toa que as receitas com kefir fazem tanto sucesso. O probiótico tem uma lista de propriedades incríveis para a nossa saúde. Dentre elas, o equilíbrio da flora bacteriana, aumento da imunidade do organismo, auxilia na digestão e no trânsito intestinal e por aí vai. Confira todos os benefícios do kefir.

Iogurte de kefir com Tang

Se você não é fã das frutas ou quer dar uma incrementada no sabor do iogurte de kefir, você pode batê-lo com 1 colher (chá) de suco em pó ou gelatina do sabor da sua preferência.

Iogurte grego de kefir

Para transformar o seu iogurte em iogurte grego de kefir, basta transferir o iogurte para um pano limpo, colocar sobre uma peneira dentro de uma panela ou outro recipiente e deixar o soro saindo de um dia para o outro. O resultado será um iogurte mais firme, assim como o iogurte grego.

Como adoçar iogurte de kefir?

Além do truque de adoçar o kefir com gelatina ou suco em pó, você pode apostar em todos os complementos que você colocaria em um iogurte tradicional. O mel sempre funciona, assim como o adoçante ou o próprio açúcar. Mas se você gosta de um toque mais frutado, não deixe de experimentar com geleia de frutas, que você mesmo pode fazer, basta seguir a receita de geleia de amora caseira. É sucesso!

Se você gostou desta receita, aproveite e confira também a nossa receita de como fazer kefir de leite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
18 comentários
A sua avaliação:
Carlinhos St
Olá, tudo bem ? Gostaria de saber se posso fazer vitaminas com leite e grãos de kefir de água. Obrigado.
A sua avaliação:
Maria Celeste Laporte
Bom dia ! Comprei os grãos de kefir, vieram meia dúzia de graozinhos secos.
Achei pouco demais, porém, convertiam em iogurte meio litro de leite, tranquilamente, nao é a primeira vez que lido com kefir, só que estes grãos têm uma acides incrível, fiz o cream chesse e realmente ficou muito ácido, nem aceite, nem orégano, nem mel.., nao estava estragado, mas difícil de engolir. Pouquíssimos grãos, deixados por 48 hs, tb experimentei deixar 24 hs, mas a acides é grande. O que posso fazer ,.?
Joel Roberto Terleski
Eu costumo ¨lavar¨ os grãos de Kefir para o preparo, assim eliminei o problema da acides, agua temperatura ambiente e lavar suavemente numa peneira fina.
A sua avaliação:
mariluz ruppel mantovani
como preparar o iogurte de kefir e posso tomar todos os dias estou me tratando com uma nutricionista
A sua avaliação:
Helena
excelente eu congelei.o.kefir e descongelei porém ficou de manhã a noite sem leite agr coloquei leite e tampei será que ta bom?
A sua avaliação:
Danilo dias lins
Quero aprender faz iogurte de Kefir
A sua avaliação:
Eliete
Quero aprender a fazer iogurte de kefir
maria cristina de torres pires
quero saber mais sobre o kefir,receitas
roseli de lima
como consumir o yogurte de kefir
A sua avaliação:
Sivinha
Já amava o kefir! Agora vou testar as dicas de iogurte grego de kefir e kefir com gelatina!
A sua avaliação:
Odete Helena
Adorei as receitas de Kefir. Obrigada.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Odete! Que bom que as dicas do umCOMO te ajudaram. Continue acompanhando nossas matérias :)
DIJAIR ALVES DA SILVA
Muito boas receitas, vou começar amanhã
creusa santo
eu ganhei o kefir mais não sabia com cuidar obrigada pela dica valeu obrigada
felisberto machado
o kefir pode ser armazenado na geladeira? qdo coloco no leite pra fazer iogurte, deixo na geladeira ou naõ?
Viviane
Oi sim ele deve ser mantido na Geladeira
crislaine
Nunca tive o kefri e a primeira vez q tenho eu não sei como produzir e como devo cuida
Viviane
Será que meu kefir morreu por eu ter usado uma colher de metal para manuseia?
Sâmela
Eu tb estou com esse receio Cara viviane, recebi o meu ontem, porém nao fui orientada q nao podia manusear com colher de metal.
Retirei o meu com uma colher de metal, e coloquei no outro recipiente junto ao leite. Estou aguardando...
Alcindo Gabriela
Sou um consumidor e apreciador do Kefir. Aprendi a gostar do Kefir na Russia cidade Rostov On Don.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alcindo! Que bom saber isso! Obrigada pelo comentário!
Alcindo Gabriela
Obrigado pela vossa pronta resposta. Em tempo, grato ficaria, se me pudesse informar como fazer Kefir com agua, e quais os benefícios. Fique bem, um alô de Cabo Verde, vem tomar sol.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Alcindo pode ver como fazer kefir de água neste artigo: https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-kefir-de-agua-22980.html Muito obrigada!
mary tassara
Para fazer o kefir preciso esquentar o leite..Obrigada.Aguardo com muita atenção sua resposta
Jessica Pontes
Olá amigos, eu tentei doação e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém: Para quem está procurando Kefir de Leite é nesse site:******** Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:*********
Mariza
qual a diferença do de leite e de água?
genilca
Queria saber como faço para conseguir o grãos dekefi pois eu nao tenho
ferrao figueiredo
Queria obter kelir de leite pois uma empregada de la de casa deitou-o ao fora. Estou disposto a ir onde for necessario para o arranjar. Desde ja obrigado.
simone
Tem grupos no faceook que pessoas fazem doação de kefir
Como fazer iogurte de kefir - passo a passo super fácil!