menu
Partilhar

Pode congelar batata-doce?

 
Por Aerton Guimarães, Jornalista. 27 maio 2021
Pode congelar batata-doce?

Muita gente associa a ideia de congelar alimentos à perda de suas propriedades e nutrientes, mas inúmeros estudos têm mostrado justamente o contrário. Todos sabemos que comer frutas e vegetais in natura é a opção mais saudável mas, devido a falta de tempo para cozinhar ou até mesmo para evitar desperdícios, congelar é, sim, a melhor opção.

A questão é saber como congelar corretamente o alimento. Em alguns casos, alimentos congelados podem até mesmo contar com níveis mais elevados de nutrientes que os alimentos frescos. Neste artigo do umCOMO falaremos especificamente sobre um tipo de raiz que tem feito cada vez mais parte do cardápio do brasileiro e vamos tirar uma dúvida bastante comum em relação a ela: pode congelar batata-doce?

Também lhe pode interessar: Como cozinhar batata doce

Propriedades da batata-doce

A batata-doce é uma raiz da família Convolvulácea e tem origem nas Américas Central e do Sul, desde o México até a Colômbia. Além do alto valor energético, possui vitamina C, algumas vitaminas do complexo B e potássio.

Assim como as demais raízes, pode ser conservada por um longo período de tempo em temperatura ambiente, isso se o local for fresco, seco e bem ventilado. Nessa situação, o ideal é guardá-la fora do saco plástico, pois dentro dele a brotação da raiz é acelerada e sua duração é reduzida.

A batata-doce ganhou a fama de queridinha das dietas e alimento favorito de quem deseja ganhar massa muscular. Isso porque ela ajuda na saciedade após a refeição por causa de seu índice glicêmico, que gera menos picos de insulina que a batata-inglesa, por exemplo.

Além disso, a batata-doce beneficia o funcionamento intestinal, faz bem para a visão, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e também na melhora da função cerebral.

Neste outro artigo do umCOMO explicamos como saber se a batata-doce está estragada e, a seguir, explicaremos se pode congelar a batata-doce e como fazê-lo.

Pode congelar batata-doce? - Propriedades da batata-doce

Pode congelar batata-doce?

Comprou muita batata-doce e não sabe o que fazer com ela? Ou está se perguntando onde guardar a batata-doce depois de cozida? Saiba que sim, pode congelar batata-doce! Mas atenção, apenas a batata-doce cozida deve ser congelada.

Assim, cozinhe até que fique macia, tire a casca e uma boa opção é amassá-la formando um purê. Nossa dica é que você congele em porções para facilitar o descongelamento, colocando-a dentro de sacos plásticos, tirando o ar de dentro. Você também pode guardar em vasilhas de plástico ou outros recipientes.

Pode congelar batata-doce crua?

Não, apenas devemos congelar a batata-doce cozida. Se congelarmos a batata-doce crua, ela perderá nutrientes, pode rachar e ficar seca ou, por outro lado, pode soltar um líquido causado por sua casca e ficar imprópria para o consumo.

Quanto tempo dura batata-doce congelada?

Verduras e legumes congelados podem durar cerca de um ano. No entanto, segundo diversos nutricionistas, o ideal é congelá-los por até dois ou três meses no freezer e, após o descongelamento, consumir em até 24 horas. É importante destacar que não pode haver mudança de temperatura enquanto estiver congelada.

Como descongelar-batata doce?

Para descongelar a batata-doce, há diferentes opções. A primeira delas é colocá-la na geladeira de um dia para o outro, no microondas ou no forno. Dependendo de como for prepará-la, você também pode colocá-la em água fervendo por alguns minutos. Assim que você observar que sua consistência está macia (furando com um garfo, por exemplo), pode desligar o fogo.

Pode guardar a batata-doce na geladeira?

Sob baixas temperaturas, como é o caso da geladeira, a batata-doce pode ficar escurecida, além de ocorrer mudança de cheiro e sabor alterados. Nestes casos, ela poderá até mesmo ficar dura após o cozimento. Por isso o recomendado é guardar a batata-doce na geladeira por pouco tempo, optando por deixá-la na parte inferior da geladeira e dentro de um saco plástico para evitar seu ressecamento.

Quer saber como plantar batata-doce? Te explicamos tudo neste outro artigo aqui do umCOMO.

Como preparar a batata-doce

A batata-doce pode ser assada, frita, cozida, preparada no microondase também pode ser ingerida na forma de pães, bolos e doces. É possível ainda aproveitar suas folhas ou brotos preparando-os refogados ou em sopas, até mesmo porque seu sabor lembra o espinafre.

Quando a batata-doce é cozida em água, ela retém mais betacaroteno, o que facilita sua absorção no nosso organismo. Cozinhá-la com a casca é ainda mais benéfico, pois isso ajuda a minimizar a perda de nutrientes, como o próprio betacaroteno e a vitamina C.

Para melhor preservar o teor de fibra da batata-doce, por sua vez, você deve prepará-la assada e com a casca.

Neste outro artigo explicamos passo a passo as diferentes formas de como preparar a batata-doce.

Pode congelar batata-doce? - Como preparar a batata-doce

Outros alimentos que podem e que não podem ser congelados

Quase todos os legumes podem ser congelados e, em sua maioria, assim como a batata-doce, devem ser cozidos antes de irem ao freezer. Aqui listamos alguns dos alimentos que podem ser congelados sem problema algum:

  • Abóbora
  • Abobrinha;
  • Alho;
  • Berinjela;
  • Cebola;
  • Chuchu;
  • Couve-flor;
  • Ervilha;
  • Milho;
  • Pimentão;
  • Quiabo;
  • Repolho;
  • Vagem.

Alimentos que não devem ser congelados

Há muitas contradições sobre essa questão. Aqui destacaremos alguns vegetais e legumes que não devem ser congelados devido às mudanças de suas características físicas, principalmente de textura:

  • Nabo;
  • Pepino;
  • Rabanete;
  • Salsão;
  • Alface;
  • Agrião;
  • Rúcula;
  • Almeirão;
  • Alcachofra;
  • Chicória;
  • Espinafre;

Agora que você já sabe que pode congelar a batata-doce, desde que esteja cozida, não deixe de ler este outro artigo sobre como congelar legumes que certamente vai te ajudar a não desperdiçar alimentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar batata-doce?, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Bibliografia
  • EMBRAPA. Batata-doce. Como comprar, conservar e consumir. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/194694/1/digitalizar0159.pdf>. Acesso em 26 de maio de 2021.
  • EMBRAPA. Batata-doce - Doce energia. Disponível em: <https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/batata-doce>. Acesso em 26 de maio de 2021.
  • LANA, M. M.; TAVARES, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.
  • PUBMED. Purple sweet potato color ameliorates cognition deficits and attenuates oxidative damage and inflammation in aging mouse brain induced by d-galactose. Disponível em: . Acesso em 26 de maio de 2021.
  • UOL. Batata-doce ajuda a emegracer? Entenda os benefícios desse alimento. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/02/batata-doce-ajuda-a-emagrecer-entenda-os-beneficios-desse-alimento.htm>. Acesso em 26 de maio de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode congelar batata-doce?
1 de 3
Pode congelar batata-doce?

Voltar ao topo da página