PARTILHAR

Como escolher batata doce

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher batata doce

A batata doce é um tubérculo comestível muito querido para os fãs de dietas e fitness e aficionados por alimentação saudável, pois é um alimento que apresenta vários benefícios para a saúde. O alimento possui mais vitamina A e fibras do que a batata tradicional, sendo ainda mais eficaz na produção de energia do organismo. Como faz parte da lista de alimentos termogênicos, a batata doce é o alimento ideal para quem quer emagrecer, podendo ser preparada de várias formas diferentes. Além de todas essas vantagens, esse superalimento é muito popular por possuir um gosto delicioso.

Se você deseja incluir a batata doce na sua dieta mas não sabe como escolher, fique sabendo que esse é um problema comum. Muitas pessoas olham para a batata doce e, pela sua aparência perfeita, acabam desistindo da compra. Para que isso não aconteça com você, o umComo ensina como escolher batata doce. Continue lendo e confira todas as dicas para não errar na hora de levar essa delícia para casa.

Também lhe pode interessar: Como escolher melão
Passos a seguir:
1

Na hora de escolher batata doce, é essencial começar por encontrar um ponto de venda de confiança. Comprar em locais com produtos de qualidade é muito importante para garantir que os alimentos possuem todo o sabor, sem excesso de químicos. Apesar de nem sempre ser fácil, prefira sempre comprar produtos orgânicos. Além de serem mais saudáveis, costumam ser bem mais saborosos.

Como escolher batata doce - Passo 1
2

Depois de eleger um local de compra adequado, comece por observar a batata doce. Procure exemplares firmes, sem partes murchas. Se possível, escolha os tubérculos com formato mais uniforme. Não existe qualquer problema se a batata for torta, apenas é mais simples de cortar quando o seu formato é mais reto.

3

O formato das batatas doces não tem qualquer relação com o uso de produtos agrotóxicos. Se a batata é muito torta, isso significa que a raiz se desviou de obstáculos para o seu crescimento no solo como pedras ou outras coisas.

Como escolher batata doce - Passo 3
4

Procure comprar batata doce com poucos buracos. Eles podem ser sinais de que a batata foi atacada por pragas, sendo que só é possível comprovar essa situação depois de remover a casca e abrir o alimento.

Se apenas existem batatas com esses buraquinhos (algo bastante comum) leve para casa assim mesmo. Descasque o exemplar e elimine as partes atacadas, que possuem cor escura e cheiro diferente. É essencial remover estas zonas para que a o seu sabor não amargue.

5

Evite escolher batata doce com brotamento (brotos nascendo). Os brotos usam os nutrientes do alimento, fazendo com que perda qualidades essenciais para ser um alimento saudável. As raízes com manchas escuras e partes danificadas também devem ser evitadas, pois existe um grande desperdício na hora de cortá-las.

Como escolher batata doce - Passo 5
6

Não opte por batatas muito grandes, para evitar partir o exemplar e perder nutrientes na água do cozimento. Quando a polpa entra em contato com a água, o sabor e a textura da batata doce é alterado, ficando mais moles e sem sabor. Para um sabor menos doce e mais levinho, basta então remover a pele antes de preparar.

Nota: Depois de escolher a batata doce, prefira cozinhá-las com casca. Contudo, se batata tiver buraquinhos, isso não deve ser feito: os nutrientes são perdidos na água do cozimento.

7

Depois de escolher e comprar a batata doce, conserve o tubérculo em ambiente seco e fresco por até duas semanas. A batata deve ficar entre os 13 e os 15 º C, mas evite armazenar o alimento na geladeira: ele ficará duro. Se tiver de o fazer, guarde o alimento na gaveta das verduras para evitar o ressecamento.

Dessa forma, recomendamos que prefira comprar batata doce em pequenas quantidades perto da hora de consumir, para ficarem o mínimo de tempo possível guardadas.

Como escolher batata doce - Passo 7
8

Agora que já sabe como escolher batata doce, dê uma olhada nesses artigos sobre o alimento:

Como cozinhar batata doce

Como fazer batata doce no microondas

Como plantar batata doce

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher batata doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como escolher batata doce
1 de 5
Como escolher batata doce

Voltar ao topo da página ↑