PARTILHAR

Como saber se a batata doce está estragada

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se a batata doce está estragada

Existem alimentos que devido às suas propriedades nutritivas são uma necessidade recorrente em qualquer cozinha e despensa. Um deles é a batata doce, esse vegetal é dotado de vitamina A e C, e embora tenha algumas calorias, é livre de colesterol e de gordura. Por isso muitos nutricionistas têm adotado esse alimento nas dietas para emagrecer, e também nas dietas para quem pratica musculação. Mas por vezes podemos esquecer a batata-doce que estava guardada na despensa, e ficamos na dúvida se ainda está boa para consumo. Nesse artigo do umComo vamos explicar como saber se a batata doce está estragada através dos sinais que apresenta.

Também lhe pode interessar: Como saber se a cenoura está estragada

Sinais de Deterioração

A batata doce é um carboidrato complexo que não obriga o nosso corpo a injetar demasiada insulina para o dissolver, pelo contrário, é um processo mais demorado, em que a insulina é liberada em pequenas quantidades impedindo o seu armazenamento, logo não acumula como gordura. Por isso é vantajoso ter algumas guardadas em casa para trocar pelos carboidratos como a massa e o arroz, e também porque é muito boa a promover a saciedade. Mas se ela começar a apresentar umas manchas marrom carregadas ou mesmo pequenos buracos no exterior da batata doce, embora esses pequenos bocados possam ser retirados, o sabor azedo pode ter infetado o resto.

Como saber se a batata doce está estragada - Sinais de Deterioração

Sentindo a Rugosidade

Uma outra forma de verificar se a sua batata doce está estragada é através do contato com a pele da mesma. Para isso percorra a superfície da batata doce com os dedos, e se constatar que a casca da mesma está engelhada e seca, pode ser um sinal de que o vegetal está ficando estragado.

Como saber se a batata doce está estragada - Sentindo a Rugosidade

Novas raízes

É normal, sendo um vegetal, a batata doce apresentar algumas raízes, no entanto essas normalmente são as raízes antigas de quando ainda estava plantada, o que não representa perigo nenhum. O problema é se a sua batata doce começar a ter raízes novas, ou pequenos brotos. As raízes recentes terão sempre uma cor mais clara que as antigas, por isso será fácil distingui-las, se assim for saberá que a sua batata doce está nesse momento estragada.

Como saber se a batata doce está estragada - Novas raízes

Inspecione o interior

Se não tiver certezas quanto à frescura da batata doce, e pensar que ela está estragada faça o seguinte. Corte a batata doce em pedaços ou tiras, e verifique o interior da mesma. Se estiver formando as tais manchas marrom então o melhor é não arriscar em comer ela. Acontece que essas manchas podem ser imperceptíveis por fora, mas ao abrir o vegetal facilmente dará conta delas. Se essa batata doce estiver mal, pode sempre ir buscar outra fresca para poder beneficiar de todas as propriedades da batata doce.

Como saber se a batata doce está estragada - Inspecione o interior

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a batata doce está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se a batata doce está estragada
1 de 5
Como saber se a batata doce está estragada

Voltar ao topo da página ↑