Aperitivos Saudáveis

Como cozinhar pinhão

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cozinhar pinhão
Imagem: floripa25.blogspot.pt

O pinhão é uma semente da araucária e é um alimento rico em ferro que faz muito bem à saúde. Esta semente pode ser adicionada a vários pratos, como saladas ou carnes, mas também pode ser ingerida sozinha. Para além do pinhão ser rico em ferro, ele tem um poder saciante, pelo que é muitas vezes recomendado em dietas de emagrecimento. O pinhão é ainda uma excelente fonte de magnésio, proteína e antioxidantes, ajudando a retardar o envelhecimento. Por isso, comece ainda hoje a ingerir pinhão e siga a receita de umComo sobre como cozinhar pinhão.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela de pressão
Também lhe pode interessar: Como cozinhar inhame
Passos a seguir:
1

Para cozinhar o pinhão, comece por lavar muito bem os pinhões e cortar as pontas. Este passo é essencial pois vai ajudar a descascar melhor os pinhões. Ao cortar a ponta verifique se está branca, caso esteja preta significa que o pinhão está podre. No momento da compra do pinhão, verifique se estes têm uma casca brilhante e com vários tons de marrom. Além disso, deverá verificar que não existem furinhos na casca, pois isso pode indicar que o pinhão está contaminado com bichinhos.

Como cozinhar pinhão - Passo 1
Imagem: itglamour.com
2

Depois disso, coloque a água, o sal e os pinhões na panela de pressão e misture bem. Quando começar a ouvir chiar ou quando der pressão, conte 40 minutos.

3

Após esse tempo, desligue a panela e deixe a pressão sair sozinha. Deixe esfriar e verifique se os pinhões estão cozidos. Se estiverem cozidos você notará que eles terão rachado. Caso contrário, volte a colocar os pinhões na panela de pressão, por mais 15 minutos após dar pressão.

4

Descasque os pinhões e sirva com sal. Para descascar os pinhões, você deverá cortar a casca no sentido longitudinal. Se preferir, poderá utilizar os pinhões para temperar uma salada por exemplo ou para fazer um delicioso molho pesto.

Como cozinhar pinhão - Passo 4
Imagem: cliquetando.xpg.uol.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar pinhão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Eloisa
Muito útil
Imagem: floripa25.blogspot.pt
Imagem: itglamour.com
Imagem: cliquetando.xpg.uol.com.br
1 de 3
Como cozinhar pinhão